11 de mai. de 2015

5 técnicas científicas para aprender sem (muito) esforço

Pesquisadores da Universidade College London lançaram um concurso para encontrar novas técnicas de aprendizagem. Especialistas de memória de todo o mundo foram convidados para realizar experimentos a fim de descobrir a maneira mais fácil e eficaz de memorizar novas informações. Tudo isso em uma grande competição com uma tarefa aparentemente simples. Cada pesquisador era responsável por um grupo de voluntários e esses participantes tinham uma hora para estudar uma lista de 80 palavras e lembrar delas depois de uma semana.

Simples, se as palavras não estivessem em lituano. O resultado: ao invés de focar em uma única técnica, os grupos tendiam a usar combinações de outras estratégias. A BBC listou em seu site as mais promissoras - e que podem nos ajudar em nosso cotidiano:
1. Reconhecimento da ignorância
O auto-teste é uma das melhores maneiras de melhorar a memória. Sem qualquer informação, os participantes foram forçados a adivinhar o significado das palavras lituanas. Eles vão sempre errar da primeira vez, mas estudos psicológicos mostraram que os erros iniciais podem fazer algum sentido posteriormente. Reconhecer a própria ignorância deixa a mente em ação, ajudando na memorização de informações. Esse argumento é baseado na idéia de "dificuldade desejável", presente na psicologia: realizar uma tarefa mais difícil envolve atenção e, consequentemente, cria alicerces mais firmes para recordar do conhecimento obtido mais tarde.
2. A tecnologia é o seu cérebro expandido
Você perde muito tempo estudando. Para combater isso, muitos participantes progamaram algoritmos para lembrá-los de alguma palavra que poderia ser esquecida eventualmente. Eles tinham uma preocupação a menos e poderiam otimizar o tempo de estudo. Da mesma forma, apps e a internet podem ser grandes aliados na hora de memorizar conceitos - e o ato de olhar para algo além de seus livros e anotações pode ser de grande ajuda. Para quem está na escola, vale dar uma olhada em canais como a Khan Academy ou o YouTubeEDU.
3.Relaxe
Um operador experimentou dar pausas curtas para os participantes durante a tarefa de memorização de palavras, permitindo que eles assistissem a um vídeo relaxante. Quando você estiver estudando, certamente vale a pena fazer pausas curtas para garantir o aprendizado e deixar o seu cérebro absorver as informações. Fadiga pode ser um grande problema.
4. Pequenas porções de informações
Grandes campeões de memorização não ‘gravam’ as cartas de um baralho pelo naipe - todas as de paus, todas as de copas... Eles processam as informações em pequenas porções. Parece confuso? Vamos levar isso para o campo dos estudos. É melhor gastar pequenos blocos de tempo em uma maior variedade de assuntos e habilidades em vez de concentrar todo o seu período de estudo em um único tópico.

5.Storytelling

Uma história pode ajudar a reativar sinapses e memorizar algo. Um operador pediu que os participantes construíssem uma história com as palavras que estavam aprendendo - e isso os ajudou bastante na memorização. Associar palavras a outros objetos ajudam no aprendizado.Depois de “criar” uma história, você só precisa refazer seus passos e ficará mais fácil de lembrar dos estudos.

http://revistagalileu.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...