1 de set. de 2014

Humanidade coloca saldo da Terra no vermelho: já consumimos mais recursos do que produzimos



Se nosso planeta fosse gerenciado como uma empresa, seu diretor financeiro estaria com o balanço no vermelho: no oitavo mês do ano, a Terra já utilizou mais recursos energéticos que produziu ou reciclou no mesmo período de tempo. O cálculo foi realizado pela organização mundial Global Footprint Network, responsável pela medição da “Pegada Ecológica”.
De acordo com o órgão, o dia 19 de agosto se transformou no marco determinante do aumento da velocidade com que a espécie humana está devorando o mundo em que vive. No ano 2000, o planeta alcançou este marco no mês de outubro. Portanto, em 14 anos, a velocidade do desastre foi antecipada em praticamente um mês e meio. Marco Lambertini, diretor da organização conservacionista WWF Internacional, se disse alarmado com o resultado e declarou: “A natureza representa a nossa base de bem-estar e prosperidade. No entanto, temos abusado de seus limitados recursos”.
Quando a organização foi fundada, em 1961, a humanidade consumia apenas dois terços dos recursos naturais disponíveis no planeta e a maioria dos países tinha um saldo ecológico positivo e uma pegada ecológica sustentável. Atualmente, seria necessário um planeta e meio para abastecer as necessidades de consumo da humanidade. Nesse ritmo, em 2050 seriam necessários três planetas inteiros para atender à demanda do consumo humano.
A única forma de deter esse avanço catastrófico, segundo a WWF, seria desenvolver um modelo energético global baseado em energias renováveis e reduzir drasticamente o nível das emissões que contaminam o ar e afetam as florestas e oceanos.


http://www.seuhistory.com/noticias/humanidade-coloca-saldo-da-terra-no-vermelho-ja-consumimos-mais-recursos-do-que-produzimos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...