23 de jan. de 2014

GOOGLE CHROMO PODE ESCUTAR O QUE VOCÊ DIZ, MESMO QUE VOCÊ NÃO PERMITA

Posted by Liberte Sua Mente on sexta-feira, 24 Janeiro, 2014



O áudio é registrado pelo Google Chrome ao acessar sites que peçam para utilizar comandos por voz, mesmo que você os feche posteriormente

Há algum tempo você já pode realizar comandos por voz no Google Chrome para facilitar suas pesquisas ou simplesmente utilizar as funcionalidades do navegador, como criar lembretes e avisos. 
Inclusive, o TecMundo fez pequenos tutoriais que explicam como esse procedimento ocorre – você pode conferir os textos aqui e aqui.

Nas configurações das extensões que permitem o acesso do navegador ao microfone, você pode determinar o quanto de tempo quer que o dispositivo fique ligado e atento às coisas que você diz. Entretanto, o desenvolvedor Tal Ater notou algo bastante estranho e que pode ser potencialmente problemático para a Google. Graças às configurações de microfone do Google Chrome, qualquer site capaz de realizar reconhecimento por voz pode utilizar um comando para manter as gravações acontecendo por tempo indeterminado, escondidas e rodando no background.
Um erro simples que pode ser um grande problema

Na demonstração feita por Tal (você pode acessar o site dele e conferir detalhes do funcionamento do microfone), podemos ver claramente que o Chrome permanece escutando o usuário. O teste é iniciado quando alguém abre um site qualquer que é compatível com os comandos por voz. Depois de permitir que o endereço escute tudo o que é dito, realizar as tarefas normalmente e sair da página, o Chrome ainda capta as informações.

Mesmo depois de fechar o site, o navegador registra tudo o que você diz para o computador. “Enquanto o Google Chrome estiver rodando, nada do que é dito próximo ao seu computador pode ser considerado privado”, diz o vídeo de Tal. Uma janela popup é aberta depois que as janelas dos sites com comandos voz são fechadas, o que dá continuidade ao processo de gravação sem que o usuário tenha conhecimento na hora.

Para garantir que as conversas não sejam escutadas, é obrigatório revogar todo o acesso do Google Chrome ao seu microfone (algo que normalmente os usuários não fazem depois de acessarem páginas de comandos por voz). Tal Ater descobriu o erro há quatro meses e notificou o bug à Google. Porém, como alterações não foram realizadas, ele criou um site para informar o público das gravações no background do Chrome.
Para a Google, não há riscos iminentes

Um porta-voz da Google recentemente falou sobre o assunto e esclareceu que investigações sobre o erro já estão em andamento. “Nós acreditamos que não existem ameaças imediatas, já que os usuários devem primeiro autorizar o acesso de reconhecimento por voz dos sites ao utilizar microfone”, frisou o porta-voz.

Segundo o desenvolvedor Tal Ater, o risco é que cada vez mais sites e apps utilizem algum mecanismo de reconhecimento por voz, comprometendo a privacidade das pessoas. “Autorizar os comandos por voz de um site será tão comum quanto conversar com a Siri”, disse ele. Se você é uma daquelas pessoas preocupadas com segurança online, talvez seja melhor desativar permanentemente os recursos de voz do Google Chrome. 

Fonte: Tal Alter, The Verge E Tecmundo

http://lado-oculto-nova-ordem-mundial.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...