11 de fev. de 2014

FIBRAS: QUEM SÃO ELAS?

Posted by Liberte Sua Mente on terça-feira, 11 Fevereiro, 214

Normalmente quando seu intestino não funciona direito e comenta com alguém, esse vira e fala “come fibra que melhora”. Mas, de fato, você sabe o que é fibra?
As fibras são compostos de origem vegetal encontradas nas hortaliças, nos legumes, nas frutas, nos grãos e nos alimentos integrais, sendo essenciais para o bom funcionamento do organismo, em especial, do intestino. Ou seja, esse alguém tem razão!

Elas são classificadas em solúveis ou insolúveis:


Fibras Solúveis: tem o poder de reduzir a absorção do colesterol e da glicose, de melhorar a sensibilidade à insulina e de aumentar a sensação de saciedade. Elas se ligam à água e formam uma espécie de gel no intestino, melhorando o seu funcionamento. Pode ser encontrada: na alcachofra, na aveia, na laranja, nas leguminosas, na maçã, na pêra, no mamão, no morango, na goiaba, na uva, na mexerica, na ameixa, no abacaxi e nas frutas secas.


Fibras Insolúveis: elas aumentam o volume das fezes, facilitando sua eliminação, regeneram a mucosa intestinal, controlam o pH do intestino, reduzindo o risco de câncer e também promovem a sensação de saciedade. Estão presentes na linhaça, nos farelos, na cevada, nos grãos, nos cereais, nas folhas em geral, na casca das frutas, no nabo, no brócolis e no pimentão.

As fibras são ótima para quem tem colesterol elevado, Diabetes, prisão de ventre e para quem quer controlar a fome e emagrecer.

A amiga inseparável dela é a água, pois, sem essa, os efeitos positivos da fibra podem ser prejudicados. Então não esqueça: comeu fibra, tome água. Está certo que a água já deveria estar presente no sue dia-a-dia, o dia todo, né?!

A recomendação diária é de 20 a 30 gramas de fibras (considerando as fibras solúveis e insolúveis, as duas, juntinhas), portanto, varie bastante os alimentos consumidos para chegar a essa quantidade, e também, para ingerir os dois tipos de fibras, é importante.

Sabe o que fazer para consumir cada vez mais ela? Coma fruta no café da manhã e como sobremesa e/ou suco natural, claro, no seu almoço e no seu jantar. Coma saladinha bem temperadinha e legumes grelhados, refogados ou no vapor, no almoço e no jantar. Adicione granola no seu iogurte, linhaça, quinua ou amaranto na sua salada de frutas, aveia na sua vitamina, chia na sua salada… e por aí vai. Ah! Tente sempre optar por alimentos integrais, como arroz integral, bolacha integral, pão integral, massa integral…

Ela faz parte, com certeza, de uma alimentação equilibrada mas se você tiver ainda um outro objetivo, como controlar o açúcar e/ou gordura no sangue, está tentando sentir menos fome para emagrecer e precisa fazer o intestino funcionar de forma regular e quer uma ajudinha extra, pense nela, chore por ela e consuma ela, rs.

Como o intestino vai funcionar melhor, sua pele vai ficar ainda mais linda, sabia?!

Te convenci sobre a sua importância e sobre o seu consumo? Espero que sim…


http://www.entrelegumeseverduras.com.br/o-que-sao-fibras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...