15 de jul. de 2013

Géiseres Fly - Nevada, EUA

Posted by Liberte Sua Mente on segunda-feira, 15 Julho, 2013


Gêiser é uma nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar.

A formação de géiseres requer uma hidrogeologia favorável, o que existe apenas em poucos l
ocais na Terra; logo são fenômenos razoavelmente raros.

Existem cerca de mil em todo o mundo, e metade destes no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, entre os quais um dos mais conhecidos e regulares é o Old Faithful (ou "Velho Fiel"); outros gêiseres se encontram na Nova Zelândia, Rússia, Chile e Islândia.

Formação

A água subterrânea que se choca nas fissuras, cavidades e lençóis freáticos, em contacto com rochas e principalmente a lava vulcânica encontrada abaixo à elevada temperatura, vai aquecendo a água gradualmente. A elevada pressão a que a água se encontra faz aumentar o ponto de ebulição da água, a qual obriga então a água a subir de forma violenta, em forma de jato, dando origem a esta manifestação de vulcanismo. Esses jatos podem atingir cerca de 80 metros de altura e apresentar temperaturas de 70 ºC onde não há rocha vulcânica, como o riolito, que é dissolvido em água quente e as formas de depósitos minerais chamados conglomerados siliciosos ou geiseritas, juntos dentro de sistemas de canalização. Ao longo do tempo, esses depósitos de rochas fortemente consolidadas reforçam as paredes do canal e permitem a atividade do fenômeno da natureza.

Os géiseres Fly espirram água escaldante há 16 km de onde acontece o famoso festival de arte e cultura Burning Man, no Deserto Black Rock, Nevada. Foram formadas acidentalmente em 1916, quando os donos da área perfuraram um poço no local e atingiram água fervente, que espalhou depósitos de carbonato de cálcio que se acumulam até hoje, formando uma estrutura de até 3 metros e meio.

As manchas coloridas que escorrem da superfície dos géiseres Fly são algas termofílicas, existentes em ambientes quentes e úmidos. Infelizmente, os géiseres Fly não podem ser acessados pelo público, mas um projeto de um dos diretores do Burning Man é de comprar essa área e criar um instituto artístico e de desenvolvimento de tecnologia ecológica.



Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...