3 de out. de 2013

ALIMENTOS PARA EVITAR O CÂNCER (NITRITO E NITRATO O QUE SERIA ESSA SUBSTÂNCIA?)

Posted by Liberte Sua Mente on quarta-feira, 03 Outubro, 2013

O nitrato de sódio em carnes processadas pode ser prejudicial?

No Brasil o câncer é a segunda causa de morte entre as mulheres e a terceira entre os homens, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2008. Estes números preocupantes, segundos estudiosos e médicos, resulta de exposição diferenciada a fatores ambientais relacionados ao processo de industrialização, como agentes químicos, físicos e biológicos, e das condições de vida, que variam de intensidade em função das desigualdades sociais. Nesta matéria conversei com a Engenheira Química Sônia Hess em um supermercado. Ela me revelou informações preocupantes.



“O nitrato de sódio (NaNO3) e o nitrito de sódio (NaNO2), são conservantes encontrados em muitas carnes processadas. Alimentos como salame, cachorro quente, pepperoni, mortadela bologna, presunto, bacon e carne em conserva, normalmente contêm nitrato de sódio como um de seus ingredientes. 
Carnes frescas geralmente não contêm nenhum aditivo químico, então a questão é: porque o nitrato de sódio é adicionado às carnes processadas? Existem duas razões para se adicionar estes elementos químicos: 
• Eles preservam a cor da carne
Você provavelmente já deve ter notado que quase todas as carnes que contêm nitrato de sódio, ou nitrito de sódio, permanecem vermelhas, mesmo depois de serem cozidas durante o processo de conservação. 
• Estes elementos químicos inibem o botulismo
O consumidor não avalia o quanto podem ser prejudiciais o nitrito e o nitrato de sódio. O nitrito reage com ácidos e outros elementos químicos no estômago, a fim de produzir nitrosaminas (em inglês) (consideradas causadoras de câncer em animais, quando consumidos em grandes quantidades). 
No entanto, esses conservantes não estão presentes somente em carnes, nós os consumimos em outros alimentos também. E não está claro que eles são prejudiciais nas quantidades ingeridas através das carnes. Algumas pessoas sugerem que, crianças pequenas e gestantes, devem evitar estes elementos químicos apenas por segurança.”

vídeo:


http://cristaosaradao.com.br/nitrato-e-nitrito-de-sodio-outro-veneno/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...