6 de nov. de 2013

SONO E IMUNIDADE (VÍDEOS)

Posted by Liberte Sua Mente on terça-feira, 05 Novembro, 2013

Você sabe o que acontece com o nosso cérebro durante o sono? Sabe por que precisamos dormir? Por que sonhamos? Como funciona a dinâmica dos sonhos?

Primeiro de tudo: dormir E sonhar são necessidades biológicas do ser humano e estão intimamente ligados à memória. Segundo estudos realizados na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), sem a fase dos sonhos durante o sono, chamada de REM (Rapid Eye Moviment), nós morreríamos. Isso acontece porque o sono REM reforça o sistema imunológico, inclusive pesquisas mostram que quem dorme bem tem menos gripes e resfriados e é menos suscetível às infecções, por exemplo.
O sono, na verdade, é dividido em ciclos e cada um deles tem estágios que vão do sono leve até a fase REM. Nesta última fase, o corpo está quase todo paralisado e apenas os olhos e alguns músculos apresentam movimentos contínuos. É exatamente neste ponto que ocorrem os sonhos. Logo, diferente do que se imagina, não sonhamos a noite inteira. Estima-se que a fase REM corresponda de 20% a 25% do período que estamos dormindo. Portanto, quando descansamos por 8 horas diárias, permanecemos nessa fase entre uma hora e meia e duas horas. Esse momento é caracterizado pelo movimento rápido dos olhos e pela atividade cerebral ser semelhante à de quando estamos acordados.
Ainda não se sabe qual é a função dos sonhos, nem mesmo o porquê de sonharmos. Mas os estudos mostram que realmente temos uma consciência quando estamos acordados e, outra, quando dormimos. É exatamente nesta pequena confusão que a nossa memória coloca em sequência os acontecimentos do dia. “Toda informação é memorizada”, explica César Timo-Iaria, professor de Fisiologia da Universidade de São Paulo (USP) e um dos mais conceituados especialistas brasileiros no assunto. “Por isso, muitas vezes, uma pessoa acha que sonhou com alguém que nunca viu, o que é muito improvável. Em geral, ela pode ter visto essa pessoa no Metrô ou no ônibus e guardou a informação na memória”, completa o pesquisador.
O grande desafio é descobrir quais são os critérios de seleção da memória para compor os nossos sonhos. Sabe-se que fatos de momentos diferentes de nossas vidas podem se unir durante o sono. “Isso não significa nada. As pessoas acham que só os seres humanos sonham e que se trata de uma atividade intelectual muito elevada. Na prática, todos os bichos sonham e trata-se de uma atividade neural muito primária”, garante Timo-Iaria.

CURIOSIDADES SOBRE OS SONHOS:

1. É normal esquecer o que sonhou. Na verdade, é uma questão de hábito. É preciso passar um tempo resgatando na memória o que sonhamos, por isso o ideal é ficar acordados logo depois de sonhar. Quando voltamos a dormir rapidamente, perdemos o sonho.
2. Sonhos com conteúdo emocional são mais fáceis de lembrar.
3. Pesadelos têm diversas origens: psicológicas, médicas ou pós-traumáticas.  Alguns medicamentos podem trazer pesadelos como efeitos colaterais. Distúrbios do sono, como ronco e apneia, em que a pessoa para de respirar, podem causar pesadelos com sensação de sufocamento. Experiências muito ruins, como um acidente traumático, podem levar o indivíduo a reviver essa experiência nos sonhos. Saiba mais sobre pesadelos:
4. Não existem significados científicos para os sonhos. Não existe ocultismo nos sonhos. Cada sonho é uma mensagem da pessoa para ela mesma, então cabe ao sonhador interpretá-lo.
5. Não há regularidade de temáticas nos sonhos. Isso quer dizer que você pode sonhar com qualquer coisa: família, amigos e sexualidade.
6. Sentimentos e angústias influenciam o sonho.
7. Os animais também sonham. Assim como no caso do ser humano, que quando está na fase REM, mexem os olhos, outros animais, quando estão na mesma fase, costumam movimentar o focinho, que é por onde tem o seu sentido mais aguçado, o cheiro.
8. É possível controlar os sonhos. Em partes. Exercitar a concentração, meditar sobre um tema e ter atenção antes de dormir são algumas das melhores maneiras para sonhar sobre um assunto específico. Mas não vale tentar usar os sonhos como guru. Isso não funciona.
9. Pessoas cegas não sonham com imagens. Os sonhos são ricos em sensações auditivas e táteis.
10. Não se sabe se pessoas em coma sonham. no estado de coma ocorre um comprometimento do cérebro, portanto o indivíduo não tem um sono que passa pelas fases normais, incluindo a fase REM, período em que ocorrem os sonhos. Para saber se a pessoa em coma sonha, seria preciso que o doente tomasse consciência e verbalizasse o sonho aos médicos
http://redes.moderna.com.br/tag/sono-rem/

VÍDEO:

By Liberte Sua Mente 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...