28 de mai. de 2013

Por que as escolas e as famílias não constroem mais abrigos de tornado?

Posted by Liberte Sua Mente on terça-feira, 28 Maio, 2013


Tornado devastador em Oklahoma levanta a questão: Por que as escolas e as famílias não constroem mais abrigos de tornado?

Um tornado com milhas de largura e ventos de 200 mph rasgou os subúrbios de Oklahoma, matando 51 pessoas e transmitindo uma desagradável lembrança da fragilidade da vida humana e da sociedade civilizada.

Mas espere um segundo, você não pode parar um tornado, certo?

É claro que você não pode. Mas você pode se preparar para um, e é aqui que entramos em uma discussão que a grande mídia não ousou tocar, porque não é ‘politicamente correto’ uma discussão inteligente sobre isso.

Mas aqui está a questão que precisamos perguntar se nós estamos indo salvar vidas: Como muitos daqueles que foram mortos no tornado sabia que havia um aviso de tornado no lugar, mas não fez nada para mudar para um abrigo seguro? Obviamente, esta questão não se aplica a todas as crianças que foram mortas, como eles não são responsáveis ​​por suas próprias ações – mas seus pais são. Mas quantos adultos realmente levaram a sério as advertências de tornado e procuraram abrigo adequado?

Porque aqui é a matéria, a verdade simples e inegável da questão: As pessoas que procuram abrigo reduzem consideravelmente suas chances de se tornar vítimas durante qualquer desastre. Tornados e furacões, em particular, vêm com avisos antecipados. Eles não são como os terremotos que aparecem de repente, sem qualquer aviso. Tornados costumam dar-lhe minutos ou até mesmo horas de antecedência.
E ainda assim, mesmo quando grandes furacões estão se aproximando do seu alvo, muitas pessoas negam o perigo e não tomam precaução nenhuma!


Sobrevivência contra tornados é 80% preparação e 20% sorte

Para ser claro o que estou dizendo aqui, você nunca pode controlar 100% do seu risco ou resultados em um desastre natural, mas através de estratégias de preparação inteligentes, você pode muitas vezes controlar 80% ou mais.

Tomando tornados como um exemplo, há uma razão pela qual Oklahomans ter, por gerações, construiu abrigos "Storm", onde eles poderiam retirar-se para sobreviver a uma tempestade que se aproxima.

Abrigos de tempestade oferecem quase 100% de sobrevivência contra tornados. Tornados não podem penetrar no subsolo. Se você estiver no subsolo, até mesmo em um pequeno e apertado abrigo de tempestade que está apenas dois metros de largura e dois metros de altura, tem quase 100% de chance de sair da tempestade completamente ileso.

A maiorias das mortes em furacões acontecem porque as pessoas são mortas a partir de restos de vôo. Você pode até chamá-lo de "estilhaços de vento." Pegue um monte de madeira, revestimento de alumínio, tijolos e treliças do telhado e acelerá-las a 200 mph e você tem uma arma mortal que matará quase tudo que toca. Mas colocar o seu corpo apenas três metros de profundidade - em um abrigo tornado - e tudo o que é detrito voa por todos os lados sem causar danos no seu abrigo.


América tornou-se uma sociedade de pensadores de curto prazo

Investir em um abrigo da tempestade, porém, requer cautela. Isso requer um planejamento de longo prazo, e a cultura da América mudou radicalmente longe de planejamento de longo prazo para o pensamento de curto prazo. Isto é evidente em nossa despesa nacional da dívida, a política nacional, o comportamento do consumidor, o sistema de educação e tudo mais.

As empresas imobiliárias que constroem casas em Oklahoma, Kansas, Texas do Norte e outros "Tornado Alley" nem sequer oferecem abrigos de tempestade. A maioria dos compradores não querem abrigos de tempestade, porque eles não são pensadores de longo prazo. Mas considere os fatos: Se você mora em Oklahoma, você tem que perceber a área que vai ser atingida por tornados devastadores, mais cedo ou mais tarde.

As pessoas que compram casas em pinhais, da mesma forma, tem de pensar na possibilidade de um incêndio florestal - todas as florestas queimar mais cedo ou mais tarde.
Pessoas que vivem em Los Angeles têm que estar ciente que estamos vivendo em uma zona de terremoto, e as pessoas que têm casas na Flórida certamente devem perceber que mais cedo ou mais tarde vai começar a batida com categoria cinco de furacões.

Isso não é ciência de foguetes. Ninguém que vive em Kansas, Oklahoma e Texas pode alegar ter sido "pego de surpresa", quanto a estas presenças de desastres naturais. Para viver nessas áreas é viver com o sempre presente conhecimento de que tais riscos nunca vão embora. Minha esperança é que mais e mais essas pessoas vão levar a sério a importância da preparação pessoal para que mais vidas possam ser salvas como esses desastres repetindo continuar a se desenrolar.


Americanos raramente procuram abrigo contra tempestades, mas de bom grado "abrigo no lugar" quando o governo adverte sobre terroristas.

Se você realmente quiser levar os americanos a ter cobertura e procurar abrigo, basta dizer-lhes que há um adolescente armado à solta em sua cidade, atirando panelas de pressão em todos os lugares. As pessoas vão imediatamente seguir obedientemente as ordens e procurar abrigo em suas casas.

Mas diga-lhes que há um furacão de categoria 5 prestes a atacar a sua cidade, e eles vão ignorar as advertências ao chamar um grupo de amigos para uma "festa furacão."

Para piorar as coisas, os governos locais raramente investem na construção de edifícios, que podem servir como abrigos eficazes contra as tempestades que se aproximam. Muitas das crianças mortas em Oklahoma, por exemplo, foram mortas pelo colapso telhados de escolas.

Leia essa descrição da Fox News:

Imagens de televisão na segunda-feira à tarde mostraram casas e edifícios que tinham sido reduzidas a escombros em Moore, que fica ao sul de Oklahoma City. A gravação também mostrou veículos espalhados estradas sul e sudoeste de Oklahoma City. No Towers Elementary School Plaza, os alunos estavam se abraçando e agarrando-se às paredes da escola. Um fotógrafo da Associated Press viu várias crianças que estão sendo puxados para fora do que restava da escola. O telhado da escola apareceu mutilado e as paredes tinham caído ou tinha desmoronado.

Atrevo-me a pergunta: Por que não que a escola tem um porão para abrigar as crianças?
A resposta é devastadoramente simples: porque mesmo os governos locais em Oklahoma - onde tornados são uma ameaça repetir previsível - muitas vezes não acham seja necessário a construção de abrigos subterrâneos para seus próprios filhos. Se eles tivessem, essas crianças poderiam simplesmente ter sido levados para o porão e eles todos ainda estar vivo hoje


Às vezes, morrem mais pessoas do que deveriam

Minha mensagem em tudo isso? Em cada desastre natural, morrem mais pessoas do que deveria ter morrido. Não estou culpando todos os que morreram por sua própria morte, porque não é sempre que 20% do fator "sorte", quando se trata de tempestades e desastres. Às vezes as pessoas são literalmente mortas sem culpa própria. Às vezes as pessoas que preparam ainda são pegas por eventos aleatórios inesperados. Mas em toda a linha, pelo menos 80% do seu "risco" em um desastre natural está sob seu próprio controle.

É a notícia de aviso de TV sobre um tornado que se aproxima? Procure um abrigo subterrâneo e ficar lá até que a tempestade passe.

É o aviso do Serviço Meteorológico Nacional sobre um furacão que se aproxima? Evacuar cedo e sair do caminho da tempestade.

Preocupado com terremotos? Transportar suprimentos de emergência em seu carro, em seu porão e até mesmo itens simples sobre sua pessoa - como uma lanterna e cortador de cinto de segurança.

Não importa quais os riscos que você enfrenta na sua área geográfica particular, há formas inteligentes e eficazes para reduzir drasticamente o risco de ser vítima de desastres.
Quase todos os desastres "naturais" estão repetindo, eventos previsíveis que ocorrem repetidamente nas mesmas áreas geográficas. As pessoas que constroem casas em planícies de inundação nunca deveram ficar surpresas quando suas casas encherem. As pessoas que constroem casas nas florestas nunca deveram ficar surpresas quando essas florestas queimarem. 

Pessoas que vivem em Oklahoma devem ser sempre preparadas para tornados.
Você sabia que o simples ato de rastreamento em um bueiro estrada pode salvar sua vida a partir de um tornado? Mesmo deitado em uma vala é muitas vezes uma estratégia muito melhor do que se esconder dentro de um edifício que não pode lidar com as cargas de vento. Há muitas, muitas maneiras de proteger a si mesmo e seus familiares de tornados, furacões e outros desastres naturais. Mas você tem que levar a ideia de preparação a sério ...


... e a maioria das pessoas simplesmente não vai fazer isso. É preciso muito esforço para planejar com antecedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...