11 de set. de 2020

Por que o preço dos alimentos está subindo tanto? ENTENDA

Enquanto o índice geral de inflação, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registrou recuo de 0,31% no mês passado, os consumidores brasileiros não sentiram esse mesmo alívio ao fazer as compras do supermercado. A deflação, causada principalmente pela queda nos combustíveis, passou longe de alguns itens essenciais — em especial os alimentos. 

Por que esses produtos estão subindo?
 
A primeira e principal razão é a demanda. Desde o início da quarentena, a busca por alimentos nos supermercados subiu. “Em um primeiro momento, o medo do desabastecimento gerou uma corrida para fazer estoques. Agora o que percebemos é que as pessoas estão fazendo compras mais volumosas, para evitar várias idas ao supermercado”, explica Julia Braga, professora de economia da UFF (Universidade Federal Fluminense). Mas é só a demanda? Não. Outro ponto importante é a paralisação de diversas atividades econômicas. Embora os supermercados estejam funcionando, por serem considerados um serviço essencial, os canais de produção e distribuição podem ter “quebras”. 

Um exemplo são os pequenos produtores que deixam de plantar, com medo de não ter para quem fornecer. Outro ponto sensível é a cotação do dólar. Antes de a pandemia do coronavírus começar, o efeito do câmbio não estava sendo repassado para os produtos, por causa do ritmo lento da economia. O que acontecia era que os fornecedores absorviam parte do aumento e diminuíam as margens, por receio de um reajuste deprimir o consumo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...