Com nova diretriz, aulas de História, Geografia e Ciências foram retiradas dos três primeiros anos
Governo estadual cancelou o ensino de Geografia, História e Ciências nos três primeiros anos do ensino fundamental (Foto:www.educacao.sp.gov.br)
Os alunos dos três primeiros anos das escolas de ensino integral do ensino fundamental da rede pública do Estado de São Paulo não terão mais aulas de História, Geografia e Ciências. A nova diretriz da Secretaria Estadual de Educação é válida para as 297 unidades que migraram para o ensino integral.
Desta forma, mesmo ficando 8 horas por dia na escola, os alunos não terão aulas de ciências físicas e biológicas, história e geografia. Por outro lado, terão 15 aulas de língua portuguesa por semana no 1º e 2º anos, o que equivale a 60% da carga horária semanal. O restante será ocupado por matemática, com 6 aulas, 25% da carga horária semanal, e educação física e arte, com 4 aulas. No 3º ano, a carga horária de matemática sobe para 40% e a de língua portuguesa cai para 35%.
A Secretaria Estadual de Educação defende que o objetivo da reformulação é tornar o currículo escolar “mais atraente”. De acordo com a pasta, o processo que culminou na reformulação começou em 2011 e teve a colaboração de dirigentes e supervisores.
Maria Izabel Noronha, presidente da Apeoesp, criticou as mudanças na grade de disciplinas. “Tem de haver um fortalecimento em português e matemática, mas não retirar totalmente outras disciplinas. As crianças precisam ter acesso ao conhecimento geral, senão a escola fica só para habilitar”, disse. “Até questões de higiene vêm com essas disciplinas”, completou Noronha.
A consultora em educação Ilona Becskehazy também não concordou com as mudanças. “Não faz sentido. A tendência mundial tem sido trazer a reflexão científica para o 1º ano”, disse.
Com informações do jornal O Estado de S.Paulo
Fonte - Revista Fórum
02.02.2020
ResponderExcluirTEMPLO DOS PROFETAS CIENTISTA PROCLAMA: Os cientistas devem ser amados e respeitados por tudo que fizeram e por todos que utilizam suas descobertas e invenções. Se os políticos e os fanáticos religiosos que mandam no mundo não fizerem guerra, os cientistas não precisarão inventar armas de destruição. A índole dos cientistas terráqueos é a melhor dentre todos os seres humanos. Ninguém ama mais a humanidade do que os cientistas. Somente os cientistas podem transformar nosso planeta num paraíso. Já imaginaram a civilização sem vacinas, sem a produção agropecuária? Sem os veículos, sem geladeiras, freezers, ar-condicionado, caminhões frigoríficos. Sem os computadores, satélites artificiais, sem a Internet, o meio de comunicação de massa mais democrático de todos os tempos? Sem as centenas de tecnologias para identificar e prender corruptos, criminosos, facínoras, estupradores assassinos? Por que os criminosos ainda não desapareceram da face da terra? Ninguém amou mais a humanidade do que os cientistas! Dezenas de milhares de invenções e descobertas dos cientistas possibilitaram a bilhões de seres humanos viverem com dignidade e qualidade de vida. O ateísmo científico nada tem a ver com o ateísmo político, comunista, ideológico, etc. O ateísmo científico não usa a carnificina e os genocídios humanos para exterminar o fanatismo religioso absolutista e suas eternas perseguições e guerras religiosas. O ateísmo científico extermina o fundamentalismo e o fanatismo religioso com educação, o ensino, a aprendizagem, o conhecimento, a ciência, a tecnologia. Os cientistas não exigem sacrifícios humanos sanguinolentos e sanguinários. Por isso mesmo jamais pode faltar verbas públicas para a pesquisa e desenvolvimento. Para acabar com todos os males que afligem a humanidade. Todos os males existentes ainda hoje são de responsabilidade da corrupção e incompetência de reis, imperadores, teocratas, governantes, administradores e gestores públicos. Em breve, o presidente mundial do Templo dos Profetas Cientistas vai declarar o dia mundial dos cientistas, a ser comemorado com paixão e entusiasmo por todos os seres humanos do bem. O Dia dos cientistas deve ser feriado mundial! Pensem nisso, irmãos científicos. LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DO TEMPLO DOS PROFETAS CIENTISTAS.