14 de nov. de 2017

O Azar dos Dinossauros

Os cientistas em todo mundo parecem que já tem um consenso sobre a razão pela qual os dinossauros, foram extintos, um grande asteroide, com aproximadamente 9 km de diâmetro se chocou com a Terra no local que hoje é conhecido como Península de Yucatan, no México.

Esse impacto aqueceu o hidrocarboneto e o enxofre presente nas rochas da região, e isso fez com que uma grande nuvem de fuligem e gases tomasse conta da atmosfera da Terra.

Como resultado disso, o planeta ficou muito frio por cerca de 3 anos para que os dinossauros pudessem sobreviver.

Mas e se o asteroide tivesse se chocado com outro lugar do nosso planeta?
Um grupo de pesquisadores realizou uma grande quantidade de simulações alterando o local de impacto do asteroide e observando a quantidade de material que seria jogado na atmosfera. Óbvio que para realizar as simulações eles coletaram a maior quantidade de informações e dados da Cratera de Chicxulub.

E um fator predominante para isso é a quantidade de hidrocarboneto presente nas rochas próximas ao local do impacto, quanto mais hidrocarboneto nas rochas, mas fuligem e mais gases seriam jogados na atmosfera.

Eles criaram um mapa que mostra a densidade de hidrocarbonetos ao redor do planeta há 66 milhões, ou seja, na época em que o asteroide se chocou com a Terra.

Segundo os pesquisadores, se o asteroide tivesse se chocado com a Terra num local onde existia uma menor densidade de hidrocarbonetos, a quantidade de fuligem na atmosfera seria menor, isso não esfriaria tanto o planeta e os dinossauros talvez não tivessem sido extintos. E isso implicaria também na evolução da própria espécie humana.

E aí, será que foi sorte o asteroide ter batido onde bateu, sorte para nós humanos e azar para os dinossauros?





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...