17 de ago. de 2014

O MITO DA ÁGUA DOCE ACABAR: África tem reservas subterrâneas gigantes de água, dizem cientistas

Posted by Liberte Sua Mente on domingo, 17 Agosto, 2014

Cientistas dizem que o continente africano, conhecido pelo clima seco, tem enormes reservas subterrâneas de água.


No mais completo mapa já feito da escala e distribuição da água existente embaixo do deserto do Saara e em outras partes da África, os especialistas dizem que esses reservatórios subterrâneos poderiam fornecer água suficiente para o consumo e agricultura em todo o continente, mas admitem que o processo de extração pode ser complexo.
Notícias relacionadas
Escassez de água pode gerar conflitos no futuro, dizem especialistas
Relatório da ONU pede mudança 'radical' para evitar escassez de água
Sem ter como pagar a conta população carente no Alabama troca rede de esgoto por banheiro químico
Tópicos relacionados
Ciência
O trabalho, publicado na revista científica Environmental Research Letters, diz ainda que muitos dos antigos aquíferos africanos foram preenchidos pela última vez 5 mil anos atrás.
Escassez
Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas na África não tenham acesso a água potável e a demanda deve aumentar consideravelmente nas próximas décadas, devido ao crescimento populacional e à necessidade de irrigação para plantações.
Rios e lagos estão sujeitos a enchentes e secas sazonais, que podem limitar a disponibilidade da água. Atualmente, apenas 5% das terras cultiváveis africanas são irrigadas.
Agora, os cientistas da British Geological Survey (BGS) e da University College London (UCL) esperam que o novo mapeamento chame atenção para o potencial dos reservatórios subterrâneos.
"As maiores reservas de água subterrâneas ficam no norte da África, em grandes bacias sedimentares, na Líbia, Argélia e Chade", diz Helen Bonsor, da BGS.
"A quantidade armazenada nessas bacias é equivalente a 75 metros de água sobre aquela área. É uma quantidade enorme."
Foto: BBC
Estratégia
Devido a mudanças climáticas que transformaram o Saara em um deserto ao longo dos séculos, muitos dos aquíferos subterrâneos receberam água pela última vez há mais de 5 mil anos.
Os cientistas basearam suas análises em mapas de governos dos países africanos, assim como em 283 estudos de aquíferos.
Eles afirmam que muitas das nações que enfrentam escassez de água têm, na verdade, reservas consideráveis embaixo do solo.
No entanto, os pesquisadores alertam que a perfuração de poços tubulares profundos pode não ser a melhor maneira de extrair a água, já que poderiam esgotar a fonte rapidamente.
"Poços profundos não devem ser perfurados sem que haja um conhecimento detalhado das condições das reservas locais. Poços simples e bombas manuais, desenvolvidos de forma cuidadosa e nos locais certos, têm mais chance de ser bem-sucedidos", disse à BBC Alan McDonald, principal autor do estudo.
Helen Bonsor concorda que meios de extração mais lentos podem ser mais eficientes.
"Muitos aquíferos de baixo volume estão presentes na África subsaariana. No entanto, nosso trabalho mostra que com exploração e construção cuidadosas, há água subterrânea suficiente na África para fins de consumo e irrigação comunitária", diz ela, acrescentando que as reservas poderiam contrabalançar os problemas causados pela mudança climática.
"Mesmo nos menores aquíferos em áreas semi-áridas, com baixíssimo índice de chuvas, as reservas subterrâneas ainda durariam algo entre 20 e 70 anos", afirma Bonsor.
"Então, nos índices atuais de extração para consumo e irrigação em pequena escala, os reservatórios fornecem e continuarão a fornecer proteção contra as variações do clima."


Matt McGrath
Repórter de Ciência do Serviço Mundial da BBC
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/04/120420_africa_agua_is.shtml

2 comentários:

  1. O FIM DA ÁGUA DOCE: OUTRA MENTIRA QUE INTERESSA A MUITOS.
    Mapeados imensos aquíferos de água doce no Saara e em toda África.
    A mentira é importante para quem?
    A mentira do aquecimento solar é importante para quem?
    A mentira das trilhas químicas é importante para quem?
    A mentira das vacinas é importante para quem?
    Tantas mentiras beneficiam a quem?
    E a quem interessa a diminuição da população mundial?
    A grupos que precisam de escravos obedientes e cegos às verdades, para serem cada vez mais manipulados, e é o que você aprende em uma novela, que é uma fábrica de ilusões, ou nos telejornais, que só mostram as notícias de forma a beneficiarem somente os interesses dos poderosos (o sistema) e dos donos das emissoras.
    Lembre-se, a história sempre será contada por quem ganha as guerras ou controla o poder.
    Vejam as matérias sobre a água.
    Vamos espalhar as verdades escondidas.

    ResponderExcluir
  2. Por favor a todos que tiverem acesso a essa informação, divulgue, compartilhe ao máximo de pessoas que você puder.......porque o que vemos nada mais é que mentiras atrás de mentiras!!! Então para nós os amantes da verdade, vamos fazer a nossa parte! Vlw a mesmo a todos que de alguma forma possa contribuir em função dos que ainda dormem no "barulho" do sistema alienador!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...