A maçonaria (forma reduzida e usual de francomaçonaria) é uma sociedade secreta, embora seja um termo em desuso pois o usado atualmente é sociedade discreta, de carácter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, fraternidade 1 2 e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou (como são mais conhecidas e corretamente designadas) Lojas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si."
A origem se perde na Idade Média, se considerarmos as suas origens Operativas,3 ou seja associação de cortadores de pedras verdadeiros, que tinha como ofício a arte de construção de castelos, muralhas etc.
Existem, no mundo, aproximadamente 5,5 milhões 4 5 de integrantes espalhados pelos 5 continentes. Destes, 3,2 milhões (58%) nos Estados Unidos,5 1,2 milhão (22%) no Reino Unido5 e 1,1 milhão (20%) no resto do mundo.5 No Brasil são aproximadamente 150 mil maçons regulares (2,7%) e 4.700 Lojas.A Maçonaria Primitiva, ou "Pré-Maçonaria",6 é o periódo que abrange todo o conhecimento herdado do passado mais remoto da humanidade até o advento da Maçonaria Operativa. Há quem busque nas primeiras civilizações a origem iniciática. Outras buscam no ocultismo, na magia e nas crendices primitivas a origem do sistema filosófico e doutrinário. Tantas são as controvérsias, que surgiram variadas correntes dentro da maçonaria. A origem mais aceita, segundo a maioria dos historiadores,7 é que a Maçonaria Moderna descende dos antigos construtores de igrejas e catedrais, corporações formadas sob a influência da Igreja na Idade Média.3
É evidente que a falta de documentos e registros dignos de crédito,8 envolve a maçonaria numa penumbra histórica, o que faz com que os fantasistas, talvez pensando em engrandecê-la,8 inventem as histórias sobre os primórdios de sua existência.8 Há aqueles que ensinam que ela teve início na Mesopotâmia, outros confundem os movimentos religiosos do Egito e dos Caldeus como sendo trabalhos maçônicos. Há escritores que afirmam ser o Templo de Salomão o berço da Maçonaria.9 10
O que existe de verdade é que a Maçonaria adota princípios e conteúdos filosóficos milenares,8 que foram adotados por instituições como as "Guildas" (na Inglaterra), Compagnonnage (na França), Steinmetzen(na Alemanha). O que a Maçonaria fez foi adotar todos aqueles sadios princípios que eram abraçados por instituições que existiram muito antes da formação de núcleos de trabalho que passaram à história como o nome de Maçonaria Operativa ou de Ofício.
http://pt.wikipedia.org/
Vídeos
Videos posted by Liberte Sua Mente
A pura verdade é, a Maçonaria é um terreiro de "macumba" de luxo,onde se pratica rituais e sacrifícios. Alguns membros entrega seu primogenito.
ResponderExcluirMaçons o corpo pode esta ereto, mas suas almas estão de joelhos!
Sim....eu compreendo você amigo, eu assisti todo o vídeo dessa matéria, e percebi que o entrevistado ou ele é bem inocente ou se faz, porque foi notório que ele apenas disse coisas que podeira sim ser falado, mas os segredos de nada ele falou, porque os segredos é deles e para eles, para o público não mais do que ele falou em toda a sua entrevista.
ResponderExcluirNessa entrevista não houve segredos revelados, mas sim, apenas uma maquiagem!
Mania de ver coisa onde não tem...
ResponderExcluirThe book is on the table.
ResponderExcluir