30 de mar. de 2015

Menstruação demonizada

A importância de empoderar a menstruação
Para os “homens santos” mulheres que menstruavam não estavam cumprindo com o seu papel designado por Deus, o de serem esposas e mães portanto era necessário todo um sistema de demonização, bullying e slut-shaming para fazer com que as mulheres se sentissem inadequadas com relação ao seu período usurpando a autonomia das mulheres sob seus corpos.
E o que poderia ser melhor que aquele livrinho que todas nós conhecemos tão bem? Mesmo as mulheres que não seguem a religião acabam tendo suas vidas reguladas pelo que está contido na Bíblia, até hoje estamos sujeitas aos desmandos dos que interpretam e divulgam os absurdos contidos nela conforme a necessidade do momento.

Notem que não é apenas um mas váááários versículos somente para demonizar a menstruação:
Levítico - 12:2
quando uma mulher der à luz um menino será impura durante sete dias, como nos dias de sua menstruação.
Levítico - 12:5
Se ela der á luz uma menina, será impura durante duas semanas, como nos dias de sua menstruação, e ficará sessenta e seis dias no sangue de sua purificação.
Levítico - 15:19

"Quando uma mulher tiver fluxo de sangue que sai do corpo, a impureza da sua menstruação durará sete dias, e quem nela tocar ficará impuro até à tarde.
Levítico - 15:20
"Tudo sobre o que ela se deitar durante a sua menstruação ficará impuro, e tudo sobre o que ela se sentar ficará impuro.
Levítico - 15:24
"Se um homem se deitar com ela e a menstruação dela nele tocar, estará impuro por sete dias; qualquer cama sobre a qual ele se deitar estará impura.
Levítico - 15:25
"Quando uma mulher tiver um fluxo de sangue por muitos dias fora da sua menstruação normal, ou um fluxo que continue além desse período, ela ficará impura enquanto durar o corrimento, como nos dias da sua menstruação.
Levítico - 15:26
Qualquer cama em que ela se deitar enquanto continuar o seu fluxo estará impura, como acontece com a sua cama durante a sua menstruação, e tudo sobre o que ela se sentar estará impuro, como durante a sua menstruação.
Levítico - 15:33
e relativa à mulher no tempo de sua menstruação, ou toda pessoa, seja homem ou mulher, atingida por um fluxo, e relativa ao homem que dormir com uma mulher impura.
Levítico - 18:19
Não te achegarás a uma mulher durante a sua menstruação para descobrir a sua nudez.
Levítico - 20:18
Se um homem dormir com uma mulher durante o tempo de sua menstruação e vir a sua nudez, descobrindo o seu fluxo e descobrindo-o ela mesma, serão ambos cortados do meio de seu povo.
II Samuel - 11:4
Davi mandou que a trouxessem, e se deitou com ela, que havia acabado de se purificar da impureza da sua menstruação. Depois, voltou para casa.
Ezequiel - 22:10
Em seu meio há aqueles que desonram a cama dos seus pais, e também há aqueles que têm relações com as mulheres nos dias de sua menstruação.
Ezequiel - 36:17
filho do homem, quando os israelitas habitavam sobre o seu território, eles mancharam-no por seu comportamento e seus atos: seu proceder era, a meus olhos, como a menstruação de uma mulher.

Como podem ver, a demonização das mulheres é milenar e não é nenhuma novidade, novidade seria se as pessoas ao invés de continuarem demonizando sistematicamente as mulheres enquanto cagam regras na vidas delas, finalmente ajudassem a quebrar alguns paradigmas que, como puderam ver nesses versinhos carinhosos, já duram milênios. 




Quem quiser ver um pouco mais de um livro que não ama as mulheres:
http://www.bibliadocetico.net/mulher.html

Livro de Marilyn French
"A Guerra Religiosa Contra as Mulheres"
http://pt.scribd.com/doc/90495483/A-Guerra-Religiosa-Contra-as-Mulheres-excerto-de-a-Guerra-Contra-as-Mulheres

http://danibado.tumblr.com/

~~~~~~~~~~~~~~Pensam que isso acabou?~~~~~~~~~~~~

image

A menstruação continua sendo um tabu também no ocidente.
A foto abaixo foi removida arbitrariamente, sem nenhum aviso pelo Instagram por ter violados as regras, que eles não disseram exatamente qual pois aparentemente não se encaixa em nenhuma delas
image
Rupi Kaur, uma poeta paquistanesa criou uma série fotográfica chamada “Period” (menstruação) e decidiu publicá-la em seu tumblr e divulgou a foto em seu perfil no instagram, que acabou sendo deletada, em seu tumblr ela publicou a seguinte mensagem:
”Obrigada instagram por dar exatamente a resposta que meu trabalho critica. Vocês deletaram uma foto de uma mulher que está completamente vestida e menstruando, afirmando que a foto ia contra as suas regras, quando elas, na verdade, deixam claro que ela é nada além de aceitável. A mulher está completamente vestida. A foto é minha. Ela não ataca um grupo. Não é spam. E porque ela não quebra essas regras, vou postá-la novamente.
Eu não vou pedir desculpa por não alimentar o ego e o orgulho de uma sociedade misógina que aceita meu corpo em roupas de baixo, mas não aceita um pequeno vazamento, sendo que as suas páginas estão cheias com inúmeras fotos/relatos onde mulheres (e tantas menores de idade) são objetificadas, pornoficadas, e tratadas como menos do que humanas. Obrigada. Essa imagem é parte de uma série de fotos para minha aula de retórica visual. Você pode ver a série completa aqui http://www.rupikaur.com/
Eu sangro todo o mês para fazer da humanidade algo possível. Meu útero é lar do divino, fonte de vida para nossa espécie, quer eu decida criá-la ou não. Mas poucas vezes ele é visto assim. Em civilizações antigas, esse sangue era considerado sagrado. Em algumas civilizações ainda é assim. Mas a maioria das pessoas, sociedades e comunidades desprezam esse processo natural. Alguns estão mais confortáveis com a pornificação, a sexualização das mulheres, a violência e a degradação contra as mulheres, do que com isso.
Eles não fazem questão de expressar seu nojo por todas essas questões, mas ficam bravos e incomodados com isso. Nós menstruamos e eles veem nossa menstruação como suja, como desejo por atenção, como doença, como um fardo. Como se esse processo fosse menos natural do que respirar. Como se não fosse uma ponte entre este universo e o último. Como se esse processo não fosse amor, trabalho, vida. Altruísta e impressionantemente lindo.”
O instagram reconheceu o erro e pediu desculpas, mas sabemos que fizeram isso apenas por conta da repercussão negativa que foi grande, perfis de mulheres não tão conhecidas continuam sofrendo censuras permanentesse não for para fetiche do desejo masculino, tá fora!

Um comentário:

  1. Thanks for posting this blog. This blog is helpful for readers.Movies are the entertaining part of everybody’s life it will be comedy, horror, love, action and many more bytop underrated bollywood movies
    Every year we wait for the best movie which reflects our mind by its conceptual story.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...