30 de dez. de 2013

10 MEDIDAS PARA EVITAR A ACIDEZ ESTOMACAL



O ardor ou acidez estomacal é uma sensação de queimação na boca do estômago que costuma subir, chegando à garganta e provocando um gosto amargo ou ácido. Costuma ocorrer uma hora depois de cada refeição.
Todos já experimentamos alguma vez esta sensação devido ao consumo de alguns alimentos ou fármacos específicos (como antidepressivos, anticonceptivos orais, ansiolíticos, etc.) ou em situações concretas como a gravidez.
 O problema surge quando a acidez aparece de maneira frequente e contínua, neste caso o problema pode evoluir e o paciente pode apresentar posteriormente um refluxo gastresofágico.


Como evitar a acidez estomacal ou o ardor


 1. Evite café, bebidas alcoólicas, gaseificadas, cítricos, alimentos condimentados, chocolate, tomate, cebola e qualquer outro alimento que sejam indicados como responsáveis por nossa acidez estomacal.

2. Depois de comer não realize exercícios intensos, nem adote algumas posturas, como a de se abaixar; porém, é recomendado caminhar em um ritmo suave.

3. Não deite-se até 2 ou 3 horas após comer, quando fazemos isso os alimentos são pressionados contra o esfíncter que, em condições normais, evita o retorno dos alimentos ao esôfago.

4. As refeições devem ser leves, sobretudo no jantar. Comidas pesadas são pouco produtivas, ainda mais se são gordurosas, pois são mais difíceis de digerir e atrasam a digestão.

5. Durma com a cabeça elevada, aproximadamente uns 15 cm. Para isso, levante a cabeceirada cama ou o colchão na região da cabeça. Manter a cabeça mais alta que o estomago impedirá o retorno dos alimentos. Utilizar mais almofadas não é útil, por que durante a noite nos movimentamos e perdemos a postura da cabeça elevada.

6. Para pessoas obesas, é importante buscarem o emagrecimento. A obesidade aumenta a pressão abdominal, fomentando o retorno ao esôfago.

7. Não utilize roupas ou cintos muito apertados.

8. Não fume, recomendação muito benéfica em diversos aspectos, mas se esse for o motivo para abandoar o vício, perfeito.

9. Reduza o estresse físico e emocional. Se possível, realize exercícios de relaxamento.

10. Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado, afinal existem fármacos que podem ajudar caso estas não sejam suficientes. Caso surjam sintomas gastrointestinais corra para o médico.


http://melhorcomsaude.com/10-medidas-evitar-acidez-estomacal/
http://saudealternativaa.blogspot.com.br/2013/12/10-medidas-para-evitar-acidez-estomacal.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...