26 de mar. de 2018

DRAGON BALL SUPER - A Conclusão Milagrosa! Adeus, Goku! Até nosso próximo encontro!

O mais esperado episódio final do Dragon Ball - O fenômeno Mundial.
Título - A Conclusão Milagrosa! Adeus, Goku! Até nosso próximo encontro!

“A batalha pelo destino do universo finalmente atinge seu clímax! Lutando contra Jiren, reconhecido como o homem mais forte, o poder de Goku é limitado e ele cai da arena! Mas será?! No momento em que a vitória do Universo 11 parecia certa, o anteriormente despercebido Freeza aparece e o dado como morto nº17 também aparece!?”
Vai ser um um duelo e tanto para dupla Freeza e o futuro mito campeão do Torneio do Poder nº17.
Será uma luta eletrizante entre o trio: Goku, Freeza e nº17 contra o mais poderoso e invencível dos universos - Jiren. 
------------------------------------------------//-------------------------------------------------------
Vamos para uma boa e profunda reflexão do que podemos tirar como exemplos e lições de vida dos personagens desse maravilhoso arco de Dragon Ball Super.

Os 48 minutos do Torneio do Poder foram suficiente não só para contemplarmos a superação dos poderes dos deuses da destruição, como também serviu para quebrar paradigmas e ideologias e a percepção de limites de todos os envolvidos alí.
Ribriane, Toppo e Jiren foram exemplos de humanos com convicções deturpadas, mas que se renderam aos valores mostrados durante as lutas.
Foi uma luta que colocava a prova a existência de todos, que Jiren reconheceu a importância de se ter amigos e de se confiar em alguém. No mesmo Torneio que provou a Ribriane que existe diferentes formas de amar, e que mesmo uma luta pela vida o Toppo aprendeu que existe meios de evoluir sem abandonar os seus valores. Até Bills e Freeza evoluíram significativamente nesses 48 minutos de provação.

Bills por sua vez aprendeu a dar valor aos seres que ele subjugava. Ouvir de um deus vaidoso palavras de agradecimentos pelo desempenho por aqueles que lutavam pela existência de todos do seu universo, incluindo ele próprio, é uma prova da evolução do personagem. Até mesmo o cumprimento do desejo de reviver Freeza como um presente de gratidão foi algo realmente inesperado. E Freeza então, nem se fala, o maior vilão de Dragon Ball, psicótico e imprevisível, mas ao mesmo tempo carismático.
Praticamente tudo que o Freeza faz acaba chamando a atenção de todos que vai vir algo de ruim...mas dessa vez freeza literalmente sacrificou em prol do seu universo e abdicou do seu desejo desesperar em obter as super esferas do Dragão em reinar sobre todos os deuses.

Mesmo que exista ainda uma deixa pra que isso aconteça no futuro histórias de Dragon Ball, mas naquele momento alí, o Freeza se valeu não apenas da racionalidade que exigia a situação como soube pela primeira vez o que é confiar e ser confiado. 

As palavras de Freeza ao se sentir honrado diante da confiança sincera do 17 não foram ditas atoa, e de admitir que o Goku jamais iria deixar de cumprir a promessa que lhe havia feito e cooperar verdadeiramente em prol de todo seu universo, e não apenas por si, foi uma prova de sua evolução e um dos momentos mais inesperados de toda a franquia. 

Justamente aqueles que ignoraram inicialmente o trabalho em equipe, eram os que estavam naquele momento cooperando entre si, na decisão final da sobrevivência do universo.

A combinação incomum desses três proporcionaram uma das melhores lutas já vistas. E claro a desmoralização das convicções deturpadas do Jiren.
E ainda falando sobre Freeza, ele também contribuiu para cutucar a ferida de Jiren com sua provocação. Jiren não queria relembrar das sensações de quando ele se considerava fraco, e foi diante de Freeza e das palavras de Toppo que Jiren pode experimentar mais uma vez o que é lutar pelos outros e tirar força disso.
O papel de Toppo nesse momento foi muito importante, apesar de tudo Toppo tinha uma grande admiração e respeito pelo Jiren. Toppo via nele o que o Jiren não via em ninguém, ele via como amigo, companheiro e acreditava nele. E tudo que Jiren mostrou a todos, foi o desprezo por seus companheiros.


Por essas e outras razões que foi realmente sensacional em ver o Jiren despertando os seus primeiros sinais em lutar pelos seus companheiros viessem desse momento em que o Freeza o dominou.

Freeza também nunca havia confiado verdadeiramente em ninguém e também lutava apenas por si mesmo. É bem provável que isso deve indiretamente ter influenciado a sua decisão de também em lutar pelos os outros.
Outro momento simbólico dessa improvável união de Goku e Freeza, foi quando Freeza e Goku fizeram um último ataque combinado para arremessar Jiren para fora da arena. O uso do super saiyajin do Goku e a forma original de Freeza e inclusive até com o cauda cortada, remetia a luta que eles tiveram vários anos atrás lá em Namekusei; naquela ocasião o Goku e o Freeza davam tudo de si lutando um contra o outro, pra decidir o destino do universo, e agora eles estavam lutando juntos pra fazer a mesma coisa.

Já o Jiren inicialmente persistiu em não reconhecer os valores e sentimentos explorados pelos seus adversários, porém o abalo se tornou esclarecimento e mesmo antes da conclusão da batalha ele havia tomado pelas convicções que fizeram o universo 7 persistir, a maior prova disso está no seu sorriso logo após ele reunir mais forças diante das palavras motivacionais de Toppo, palavras essas que antes não teria o menor valor.

Nesse Torneio o Jiren ficou muito mais forte do que ele já era, e isso ficou evidente na sua luta contra o Goku no episódio passado, mas antes Jiren havia tirados forças do seus traumas passados e convicções deturpadas. Foi muito diferente que aconteceu diante de Feeza e do Toppo, a luta de Goku e Jiren não foi apenas um confronto de forças, eles representavam ideias, a queda do Jiren simbolizou o poder dos valores e da confiança do universo 7, e será o ponto de partida para a mudança que ele prometeu experimentar dalí para frente aceitando laços de amizades e companheirismo que ele tanto negou.

Jiren pode não ter sido tão marcante quanto o Freeza e sua crueldade, o Céu e o seu sadismo, Buu e a sua insanidade, Zamasu e seus ideais, mas certamente ele trouxe pra franquia a ideia de alguém que se fortaleceu sem confiar em ninguém, e que acreditava certamente nessa forma na obtenção de poder, e cada aumento de poder Jiren superava todos os seus oponentes. Foram necessários vários power ups pra que Jiren conseguisse não apenas ser contido, mas que também ele enxergasse a verdade sobre as suas crenças. 


E o mito 17....com certeza foi uma das maiores surpresas desse arco, ninguém imaginava o seu retorno na franquia, e nem imaginava que ele teria tanto destaque assim nesse Torneio. Aquele garoto rebelde e travesso criado para matar o Goku amadureceu, como disse o próprio ator de voz do Japão, o 17 se tornou mais como um humano que deveria quando foi tocado por Goku e os outros, um ótimo humano. No torneio o 17 foi estratégico, frio e calculista, um verdadeiro líder, e foi o único que não julgou e acreditou em Freeza, chegou ao ponto de arriscar a própria vida, porque confiava em seus companheiros, mesmo sem a menor afinidade ou convivência com eles. Fugindo da obviedade o 17 reapareceu e venceu o torneio, ele não venceu porque ele era o mais forte, mas por uma série de fatores, e seu pedido apesar de óbvio, pra nós não parecia óbvio, nem pra sua irmã, e isso foi das várias provas de sua humanidade e de seu amadurecimento dentro da série, que por fim acabou sendo recompensado com um navio que ele tanto queria. 


E por fim o Goku....o Goku nessa reta final do Torneio foi personificacão da superação dos limites nas horas de dificuldades. Na verdade o Goku sempre foi assim, ele sempre acha um modo de ficar mais forte e superar os seus limites e nunca desiste, mesmo diante de um oponente superior e quando for preciso ele sempre conta com a ajuda de seus companheiros, como todo bom protagonista de um Show, mas uma das coisas que difere o Goku é que mesmo indo sempre até o fim nunca se importou realmente em perder, é quando o que está em jogo é a sua própria vida ou a dos outros. 
A vontade de Goku é sempre de lutar contra os mais fortes e ficar mais forte, e as palavras dele para o Jiren são a maior prova disso. Evidentemente havia o fator de sobrevivência pelo qual o Goku estava lutando; Goku lutava pelo seus companheiros, mas com o término da batalha ficou claro o respeito e admiração que o Goku tinha por Jiren e o reconhecimento do seu poder.

Uma outra grande mensagem da obra acabou sendo transmitida pelo próprio Goku:
"Devemos sempre crescer e nos aperfeiçoar, mas não para vencermos os outros, e sim para vencer a nós mesmos.
Devemos dar o nosso melhor e sermos melhores do que éramos ontem, e melhores amanhã do que somos hoje e nunca estarmos satisfeito, mas sempre buscando evolução."


Em toda a análise que se possa fazer de Goku e de todo Dragon Ball valores como, determinação, e a superação sempre serão apresentados.
Dragon Ball Super nos brindou com outros valores e sentimentos já discutidos aqui no decorrer dessa análise, mas Goku sempre será marcado por esse dois conceitos que ele amplamente popularizou nas mais variadas histórias de choune existente.
E Dragon Ball encerrou com chave de ouro ao mostrar aquela nostálgica cena de Goku e Vegeta se preparando para o combate e que o desafio sem fim da superação dos limites continua.


Enfim, é isso, Dragon Ball Super infelizmente chegou ao fim, os momentos finais do último episódio é uma bela síntese da franquia. Podemos acompanhar a evolução e crescimento de vários personagens ao passar de décadas, laços foram estabelecidos, personagens se apaixonaram, casaram, tiveram filhos, formaram famílias. Todos esses valores foram muito explorados nesses últimos episódios do Super, e a comemoração no final com a chegada da Brá para todos os amigos que o Goku fez ao longo de duas gerações, reforça a ideia de que Dragon Ball sabe lidar com a vida de verdade e a forma de como ela caminha. 

E que venha o Filme.     

Curta esse eletrizante vídeo do combate final de Dragon Ball Super:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...