16 de fev. de 2016

POR QUE EU TENHO TANTO MEDO DE SER LIVRE?

POR QUE EU TENHO TANTO MEDO DE SER LIVRE?


"Todo mundo tem. A liberdade é um grande risco. As pessoas falam sobre a liberdade, a propósito ninguém quer ser livre. É pura conversa. Todo mundo quer ser dependente, todo mundo quer alguém para assumir responsabilidade. 

Com liberdade você é responsável por cada ato, cada pensamento, cada movimento. Você não pode despejar qualquer coisa em qualquer outra pessoa.

Observe um psiquiatra ou um psicanalista freudiano. O paciente está deitado em um sofá, o psicanalista está sentado atrás de modo que o paciente não possa vê-lo. Ele está sentado atrás do sofá; ele pode ver o paciente, o objetivo paciente não pode vê-lo. Alguns psicanalistas usam cortinas para que o paciente sinta que não precisa manter seus segredos para si mesmo.

E o que acontece - em todas as sessões de psicanálise em todo o mundo, o que está acontecendo? O paciente joga tudo ou sobre a mãe - principalmente sobre a mãe - ou no pai. Mas ele não toma qualquer responsabilidade sobre si mesmo. Ele está tentando provar que ele é absolutamente inocente; todo mundo tem culpa e o influencia a fazer coisas que ele nunca queria fazer em primeiro lugar.

Talvez haja verdade nisso é assim que está acontecendo: Suas mães estão controlando seus filhos.As mães estão tentando transformar suas filhas em damas reais. Suas filhas em princesas, em modelos! O pai está tentando fazer de seu filho um verdadeiro homem, um cavalheiro. Portanto, há alguma verdade nisso.

Quando você está crescido e você vê toda a cena, o que aconteceu, você pode simplesmente abandoná-la - simplesmente assim! Mas você não quer, porque então você vai ser responsável. Se agora você faz algo errado, você sempre pode apontar para alguém que é responsável por isso.

Todo mundo tem medo da liberdade. É por isso que em todo o mundo, existem camadas de escravidões em você. Cada pessoa é um múltiplo de escravos. Ele é um escravo dos pais, ele é um escravo da religião, escravo de crenças, ele é um escravo do estado, ele é um escravo dos vizinhos - todos os tipos de escravidões que não são visíveis.

OSHO

"A psicanálise freudiana continua culpando a mãe, o pai. É uma grande alegria: assim você não é responsável; sua mãe é responsável, seu pai é responsável. É o velho jogo.

Primeiro Deus era responsável; ele é o pai do céu. E o que mais? Agora você não pode acreditar no pai do céu, você pode encomendar ver que seu pai está lá, sua mãe está lá; a psicanálise joga a responsabilidade - sua mãe é responsável.

Todas essas escolas mantem você amarrado em sua ignorância. Todas essas doutrinas são obstáculos para o crescimento. O crescimento só é possível quando você toma toda a responsabilidade sobre si mesmo. No começo dói, mas logo, logo você começa a sentir uma nova emoção, uma nova aventura, porque logo você toma consciência de que se você é responsável, então há uma maneira de ir além.

Se os outros são responsáveis, então não há nenhuma maneira de ir além. Então, você está condenado. Se você é responsável, então certamente algo pode ser feito. Se você está criando o seu sofrimento, você pode descriá-lo. Se os outros estão criando o que você pode fazer?

E lembre-se, não são só as pessoas comuns, mundanas que têm pensado dessa forma. Mesmo as assim chamadas pessoas espirituais pensam dessa maneira. As pessoas vêm a mim e dizem: "O que podemos fazer? Vivemos na família, no mercado de trabalho. Nós temos esposas e filhos e pais e temos que cuidar deles.

Como podemos meditar? Como podemos ser puros e honestos e autênticos? Primeiro temos que deixar o mundo inteiro. Temos que renunciar ao mundo. Temos que ir para as cavernas do Himalaia, então. 'Esse dia nunca chega. Esta é uma forma de adiar.'"

Osho



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...