19 de fev. de 2016

A NASA encontrou água em Marte? Sais hidratados são prova de água líquida em Marte. Talvez, quem sabe?

Não é de hoje que a NASA procura água em Marte (na verdade, em todos os planetas, meteoros, aerolitos, aerolotes etc.) Mas parece que finalmente encontraram água líquida. Será? Não se sabe. Então, antes de prosseguir, devemos ter em mente que todas as medições foram indiretas, isto é, ninguém viu água por lá, propriamente dita. Ou viram, mas em forma de calotas polares, apesar que uma pesquisa da NASA também indicava que a calota polar do Pólo Sul marciano estava derretendo.
Agora, imagens trazidas pela Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) mostram mais indícios de termos água líquida fluindo por lá de forma intermitentemente. Mas, calma lá. Não tem nenhum rio, ok?
O MRO, com o uso de espectrômetros detectaram assinaturas de minerais hidratados em encostas com misteriosas estrias blábláblá. Eu não vou repetir as palavras da NASA. Olha lá o press release deles.
Um espectrômetro registra uma peculiaridade da luz em relação a certas substâncias. Essas substâncias absorvem determinadas faixas do espectro. Essas assinaturas são particulares às substâncias e ajudam aos cientistas a determinar o que tem em outro planeta sem precisar colocar os pés lá. Você pode até construir seu próprio espectrômetro.
A análise do MRO retornou que em determinadas épocas aparece maior concentração de sais hidratados de perclorato de magnésio [Mg(ClO4)2], perclorato de sódio (NaClO4) e clorato do magnésio [Mg(ClO3)2]. Ter sais hidratados não significa que exista água líquida. Alguns sais captam umidade do ar, são os sais higroscópicos. Alguns sais, como o cloreto de magnésio (MgCl2) absorvem tanta água da atmosfera que chegam a dissolver nela, isto é, coloque um pouquinho de cloreto de magnésio em um béquer limpo e seco, e daqui a pouco você verá uma solução lá. Entretanto, alguns sais são eflorescentes, eles perdem água para a atmosfera, tornando-se um sal anidro.
Ter substâncias hidratadas não significa muito, pois sabemos que Marte já teve água, mas a questão é que a assinatura espectrométrica mostra que as marcas não estão lá sempre, o que pode indicar que aqueles sais meio que se movem, isto é, são arrastados. Se não é por água, pode ser outra coisa, mas ninguém imagina o que possa ser.
De tempos em tempos, os sais aparecem, mas a assinatura espectrométrica mostra que são sais anidros. Em outras palavras, “algo” estaria hidratando eles. E só tem um jeito de um sal anidro encerrar moléculas de água em sua rede cristalina: tendo moléculas de água perto.
http://ceticismo.net/2015/09/28/sais-hidratados-sao-prova-de-agua-liquida-em-marte-talvez-quem-sabe/

NÃO! A NASA não encontrou água corrente em Marte!
NÃO! A NASA não encontrou água corrente em Marte!Veja só a jogada da mídia jornalística para publicar uma notícia.
Publicado por Liberte Sua Mente em Sexta, 19 de fevereiro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...