A notícia, acompanhada de fotos, apareceu na web em fevereiro de 2015 e volta a aparecer na timeline das redes sociais desde então. De acordo com o texto, o Estado Islâmico teria invadido a maior cidade cristã do Iraque, Quaragosh, e, após dominar os tribunais e as escolas, decidiu que quem não for muçulmano terá os dias contados, se preparando para queimar 25 crianças cristãs!
As fotos que se espalharam juntamente com a manchete mostram várias crianças presas em uma jaula, todas assustadas com as ameças e tochas apontadas em suas direções!
Será que isso é verdade?
Estado Islâmico estaria preparando para queimar 25 crianças cristãs! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Verdadeiro ou falso?
Apesar das imagens serem bastante impactantes, elas não retratam uma cena de execução real! As fotos foram tiradas durante um protesto contra o governo em Douma – cidade que fica a 10 quilômetros de Damasco, na Síria. A ideia era a de chamar a atenção sobre as ações do presidente sírio Bashar al-Assad, comparando-as aos ataques dos grupos extremistas da ISIS.
Segundo a correspondente do britânico The Indepedent na Síria, Lizzie Dearden, no dia 15 de fevereiro de 2015, os ativistas anti-governo na Síria vestiram as crianças como reféns da ISIS e as colocaram em uma gaiola ao lado de uma tocha em um protesto que imita a morte do piloto Jordanian Muath al-Kasasbeh (que foi executado dias antes, queimado vivo em uma gaiola).
Crianças participaram do protesto contra o governo da Síria! (foto: Reprodução)
Abaixo, um vídeo feito durante o protesto (obrigado, Riomar Bruno):
Conclusão
A foto é real, mas as crianças não estão presas para serem queimadas pelo Estado Islâmico por serem cristãs. As imagens fazem parte de um protesto feito por ativistas anti-governo sírio que quiseram chamar atenção das autoridades sobre as ações do presidente Bashar al-Assad. Os pequenos nada sofreram.
http://www.e-farsas.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!