8 de jun. de 2020

O homem MAIS RICO de todos os tempos

Mansa Musa (o rei Musa) foi governante do Mali, na África, e considerado o homem mais rico da história do mundo até hoje. Ele viveu no século XIV. Só em uma viagem, o Mansa Musa gastou duas toneladas de ouro e levou milhares de servos.

O rei africano Mansa Musa, que governou o Império Mali no século 14 é, até hoje, a pessoa mais rica da história. Assumindo o poder em 1312, Musa recebeu o título de Mansa, que significa rei, e foi o responsável por expandir as riquezas de Mali. Até então, o império se preocupava, principalmente, com a venda de produtos como ouro e sal, que eram altamente valorizados na época. Seus principais clientes eram de regiões como Europa, África e Oriente Médio. A extensão do território de Mali era de aproximadamente 1,2 milhão km².

A enorme fortuna de Mansa vem da quantidade imensurável de ouro do Império de Mali. Economistas e historiadores nunca conseguiram calcular a quantia exata de sua riqueza, mas acreditam passar facilmente dos três trilhões de dólares. Segundo a revista Money, Musa é “mais rico do que qualquer pessoa possa descrever”. Apesar de toda sua fortuna, ele era praticamente desconhecido até o ano de 1314, quando fez uma luxuosa caravana até a cidade de Meca com mais de 60 mil homens, entre civis, soldados e escravos.

Durante a viagem, o imperador fez uma parada no Cairo, onde decidiu doar uma certa quantia de ouro. Entretanto, a quantidade foi tanta que levou o Egito a uma crise inflacionária, demorando 12 anos para que a economia local conseguisse se recuperar. Musa morreu em 1337, após 27 anos no poder, deixando diversas construções importantes como escolas, mesquitas, bibliotecas e museus. Uma de suas mesquitas, a Djinguereber, ainda existe nos dias atuais e pode ser visitada. Mansa chegou a ser ilustrado no Atlas Catalão, em 1375, após ser considerado uma figura de referência importante para estudar o período medieval. 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...