2 de jun. de 2020

ANONYMOUS ENTRA EM CENA


As origens e guerras do Anonymous, o grupo hacker mais poderoso do mundo. Eles surgiram num fórum de discussões – e cresceram até assumir papel de destaque em vários eventos da história recente. 
Em demonstração de apoio aos protestos contra o assassinato de George Floyd por um policial em Minneapolis, nos EUA, o grupo hacker ativista Anonymous publicou, em um perfil no Twitter, um vídeo em que ameaça vazar documentos comprometedores sobre violência policial. Como o grupo é descentralziado e evidentemente não possui uma conta verificada, é impossível verificar a autenticidade do vídeo. De acordo com a revista Time, a polícia do estado de Minessota já confirmou que seus sites foram atacados.

Fica a curiosidade de sempre: quem são os Anonymous – e de onde eles saíram? 

O grupo hacker mais famoso de todos os tempos deu seus primeiros passos dentro do 4chan, um site com fóruns de discussão sobre qualquer assunto, até hoje em funcionamento. Em meados de 2003, os usuários que não se identificavam nos debates tinham suas mensagens postadas com uma simples assinatura: anonymous. Não demorou para que surgisse a ideia de criar uma identidade que unificasse anônimos em torno de uma só representação. 

“Logo de início, o primeiro agrupamento reuniu hackers, artistas e ativistas. O modo de agir dos primeiros anons [como ficaram conhecidos] se espalhou rapidamente”, analisa Sergio Amadeu da Silveira, doutor em sociologia e pesquisador em tecnologia da informação e ativismo hacker na Universidade Federal do ABC (UFABC). No início, os anons agiam por pura diversão. Invadiam plataformas de jogos infantis para incomodar crianças e zombavam de internautas em sites de relacionamento. Aos poucos, a zoeira foi dando lugar a ações de engajamento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...