11 de nov. de 2014

49% das amostras de água dos carros-pipa estão contaminadas

Amostras de água coletadas nos anos de 2012 e 2013 apresentaram problemas quanto a coliformes, turbidez e cloro, conforme relatório da Secretaria da Saúde. Ceará tem 176 municípios em situação de emergência

49% das amostras de água dos carros-pipa estão contaminadas Amostras de água coletadas nos anos de 2012 e 2013 apresentaram problemas quanto a coliformes, turbidez e cloro, conforme relatório da Secretaria da Saúde. Ceará tem 176 municípios em situação de emergência 
Carros-pipa que levam água para Capistrano são abastecidos no açude Curupaiti, que fica na vizinha Itapiúna

Dizem, não deve chover tão cedo, né? E o silêncio que sucede a pergunta é como se a comerciante Maria Elita Rodrigues, 35, pedisse por um alento. Mas além da evaporação e da pouca recarga este ano - não só em Capistrano, onde ela mora, a 110,5km da Capital, mas em todo o Ceará -, a pouca água que restou está com a qualidade comprometida, segundo relatório da Secretaria da Saúde do Estado.

Em 49% das 756 amostras coletadas em carros-pipa nos anos de 2012 e 2013, a análise microbiológica alertou para não conformidade quanto ao parâmetro coliforme total, “o que é sinal de falhas no tratamento ou de não integridade no sistema de distribuição, incluindo o reservatório”, segundo o documento, ao qual O POVO teve acesso. Foi avaliada a qualidade da água de 27 municípios, entre eles Capistrano.

A ocorrência da bactéria Escherichia coli foi comprovada em 155 amostras (20%). O relatório destaca que o valor não é tolerado com relação à potabilidade, indicando que “o patógeno é indicador de contaminação fecal”. A análise também contemplou o indicador turbidez total. Das 715 amostras analisadas, 84 (12%) resultaram acima do valor máximo permitido.

Já quanto ao indicador residual de cloro livre, das 223 amostras, 44 (20%) resultaram insatisfatórias. Todos os resultados, segundo o documento, representam “alto risco de exposição humana a micro-organismos patogênicos”, principalmente crianças, idosos e imunodeprimidos.

“Não tem uma chuva boa desde 2012. A água tá ficando grossa. Antes não era tanto, mas já começou a ficar ruim”, conta Roberto Menezes, 47, um dos 13 pipeiros de Capistrano. A água ele vai buscar no açude Curupaiti, que fica na vizinha Itapiúna. Mas garante que ninguém reclama, “porque é a única que existe”. Antes de abastecer as cisternas, as pastilhas de cloro são utilizadas. E é o único artifício, porque não há estação de tratamento.

O município concentrou a maior quantidade de amostras analisadas - foram 149, sendo que 97% apresentaram coliformes, e 69%, Escherichia coli. Apesar dos resultados, não houve na cidade surtos de doenças provocadas pela má qualidade da água. “Coisa de Deus, né? Só pode”.

O POVO entrou em contato com a Sesa, solicitando contato com especialistas para comentar os resultados do relatório. Até o fechamento desta edição, a assessoria de imprensa não havia dado retorno. O pedido teve início na terça-feira.

Serviço

Acompanhe o nível dos açudes no Ceará

Acesse: www.hidro.ce.gov.br


Saiba mais

O relatório apresentou avaliação da água dos 27 municípios cadastrados no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde. São eles: Araripe, Arneiroz, Canindé, Capistrano, Caridade, Crato, Dep. Irapuan Pinheiro, Hidrolândia, Ipu, Ipueiras, Itaiçaba, Itatira, Jaguaretama, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Nova Russas, Ocara, Palhano, Palmácia, Parambu, Potiretama, Quiterianópolis, Redenção, Santana do Cariri, Tabuleiro do Norte, Tauá

Os carros-pipa que atendem o Estado fazem parte das operações do Exército Brasileiro e da Defesa Civil do Ceará. Por e-mail, o coronel Rangel, coordenador da operação do Exército, informou que “cabe à administração municipal apresentar às Organizações Militares do Exército (OME) mensalmente um laudo de potabilidade que assegure a conformidade da água distribuída com o consumo humano, ou seja, que assegure que a água a ser distribuída não é imprópria ao consumo humano”.

A Operação Pipa coordenada pela 10ª Região Militar atende, atualmente, a 109 municípios cearenses. Total de 1.163 carros-pipa distribuem água para 879.887 pessoas em todo o Estado. Já a Defesa Civil do Estado atende 52 municípios.

O governador Cid Gomes (Pros) manteve estado de emergência por conta da seca em 176 dos 184municípios do Estado do Ceará.

http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2014/11/10/noticiasjornalcotidiano,3345471/49-das-amostras-de-agua-dos-carros-pipa-estao-contaminadas.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...