Venda legalizada da droga pode levantar o mercado farmacêutico no vizinho do Brasil.
Nos próximo semestre, o governo do Uruguai pode aprovar um projeto de lei que legaliza a produção e comercialização controlada da maconha. A coalisão de partidos que apoia o presidente José Mujica chegou ao consenso de que a droga deve ser vendida em farmácias por todo o país sul-americano.
Em comunicados à imprensa, o governo afirma que o Estado pretende “regular de forma soberana e responsável o mercado de cannabis”. O projeto está sendo discutido desde 2012 por Mujica e seus apoiadores.
O governo uruguaio planejava produzir a droga em fazendas estatais e distribuir em quiosques autorizados. Entretanto, a pressão do setor farmacêutico alterou o projeto, deixando a venda do produto sob responsabilidade das farmácias uruguaias.
Política antidrogas
O vice-chanceler uruguaio, Luis Porto, explica que o projeto do governo uruguaio para regulamentação da maconha tem pilares similares aos da estratégia de produção do tabaco.Presente no encontro da Organização dos Estados Americanos (OEA), que acontece na Guatemala, o uruguaio afirma que, apesar da liberação da maconha, o governo pretende manter ativa sua política antidrogas.
"Inovamos com terapias de base comunitária em cooperação horizontal com a Colômbia e através do programa SAVIA da OEA e do Plano de Drogas da Espanha”, afirmou Porto durante o encontro. O vice-chanceler ainda apontou que o país avança na direção de políticas contra o uso nocivo de álcool e outras drogas.
VIA: http://www.megacurioso.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!