10 de jun. de 2013

Sei que isso é meu fim, diz informante que vazou grampos dos EUA

Posted by Liberte Sua Mente on terça-feira, 11 Junho, 2013

  • Snowden: por sua autodescrição, um espião desacostumado com holofotes
    Snowden: por sua autodescrição, um espião desacostumado com holofotes
O ex-consultor da CIA Edward Snowden, que revelou que a Agência Nacional de Segurança americana grampeou milhões, se disse ciente de que a informação que divulgou acabaria com ele.
"Sei que sofrerei por minhas ações e a reação pública a estas informações marcará o meu fim", disse ele em maio deste ano, antes de fazer contato com um repórter (Barton Gellman) do jornal "The Washington Post".
A história dos grampos foi divulgada pelo jornal "The Guardian", mas Snowden procurou antes um repórter do "Post". Para manter sua identidade em sigilo, ele usou até um codinome - "Verax", latim para "aquele que fala a verdade", segundo a agência "Associated Press".
O informante alertou o jornalista que a área de inteligência do governo americano "certamente o matará se acharem que você é o ponto que pode impedir essa revelação e torná-los o único dono dessa informação".
Ampliar


Escândalos e polêmicas do governo Obama10 fotos

9 / 10
Violação de privacidade - Obama diz que americanos não são vigiados - Barack Obama, concedeu coletiva de imprensa em um hotel em San Jose, na Califórnia (EUA), para esclarecer sobre o programa responsável por grampear dados telefônicos de milhões no país. O presidente afirmou que o programa "ajuda a obter pistas de possíveis terroristas" e que ninguém ouve os telefonemas dos cidadãos americanos Leia maisJewel Samad/AFP
Para entregar os documentos, Snowden pediu ao repórter uma garantia de que o "Post" publicaria em até 72 horas o texto completo sobre o programa de vigilância dos EUA que coletou dados de milhões de usuários de empresas de internet, telefonia e cartões de crédito. Como o jornalista não deu garantias, o informante disse "lamentar que não mantivemos este projeto unilateral". Snowden então procurou Glenn Greenwald, colunista do "Guardian", que deu a história na semana passada.

Motivação

Quando Gellman o questionou sobre sua preocupação com a segurança do país, Snowden respondeu que "não é que eu não valorize (o serviço de) inteligência".
"Eu me oponho a vigilância onisciente, automática, em massa... isso me parece uma ameaça maior às instituições livres da sociedade do que relatórios de inteligência perdidos ou que não valem o custo."

DELATOR DO GOVERNO OBAMA DIZ QUE AGIU POR INTERESSE PÚBLICO

Ao revelar sua identidade ao mundo, Snowden fez novo contato com o repórter do "Post' de um hotel em Hong Kong próximo à base da CIA no consulado americano. "Não há precedente deste tipo de coisa na minha vida", escreveu ele, sobre a decisão de se revelar. "Fui um espião a vida toda - não gosto de holofotes."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...