9 de fev. de 2015

Vídeo mostra que o Sistema Cantareira está cheio! Será mesmo? Tire as suas próprias conclusões!

Será verdade que o nível da água no Sistema Cantareira está cheio, mas a mídia está escondendo isso da população?
No dia 28 de janeiro de 2015, o vídeo que veremos mais abaixo foi publicado no Facebook. Nele podemos ver um homem mostrando que o nível da água do Sistema Cantareira está alto, mas a mídia, sob o comando de grupos poderosos, procura esconder essa informação da população!
Será?

Sujeito às margens de uma das barragens do Sistema Cantareira mostrando que o local tem muita água! (foto: reprodução/Facebook)
Sujeito às margens de uma das barragens do Sistema Cantareira mostrando que o local tem muita água! (foto: reprodução/Facebook)
Para provar a sua teoria, o homem coloca os pés dentro d’água e mostra que, aparentemente, ainda tem muita água à disposição do povo de São Paulo (que é o principal beneficiado pelas águas do Cantareira), mas que a mídia (controlada pelos maçons, pelos illuminati, pela Nestlé e pela Coca-Cola) só está mostrando o lado seco da região.
O vídeo, de pouco mais de 14 minutos de duração, já teve mais de 3,6 milhões de visualizações somente no Facebook, além de ter sido visto outras centenas de milhares de vezes em cópias postadas no YouTube em menos de uma semana.
Mas será que essa história é real?
Assista ao vídeo e, a seguir, leia o que descobrimos:


Verdadeiro ou falso?


Infelizmente, tem muita gente trabalhando bastante em prestar desserviços à população! É o caso desse senhor que aparece nesse vídeo…
Em seu canal no YouTube, esse homem faz um certo sucesso publicando vídeos onde ele aborda temas voltados à teorias da conspiração. Nunca prova nada! Seus vídeos são sempre baseados meramente em especulações e ele ganha dinheiro com a venda de seus DVDs.
Ele alega em seu vídeo que o repórter, quando sai para fazer alguma matéria externa, é obrigado a mostrar o “aspecto da notícia” e, por isso, é obrigado a filmar apenas as áreas secas dos reservatórios. Mas, convenhamos que seria um prato cheio para qualquer um desses programas sensacionalistas mostrar na TV que o Governo está mentindo e que há muita água (o que sabemos,não há).
Além disso, o sujeito ainda diz que a mídia é controlada por grupos illuminati que proíbem a veiculação de quaisquer informações que “eles” não querem que sejam divulgadas, no entanto, ele mesmo possui o seu canalzinho no YouTube desde 2009, sempre falando o que bem entender, e o canal continua lá, firme e forte… Parece que: ou os illuminati não existem ounão assistem ao canal desse senhor!
E o pior é que o seu público é amplo e ele, ao invés de usar sua popularidade para alertar a todos sobre a crise hídrica que toma conta do Brasil, perde tempo e energia para disseminar boatos e ampliar o caos da desinformação na rede.

Entenda o Sistema Cantareira


Sistema Cantareira é o maior dos sistemas administrados pela Sabesp para a captação e tratamento de água para a Grande São Paulo e é também um dos maiores do mundo. O sistema é composto por 6 represas interligadas por túneis e abastece os quase 9 milhões de clientes da Sabesp. Desde 2014, o Cantareira vem sofrendo a maior baixa de seu volume dos últimos 10 anos e espera-se que o Governo do Estado tome alguma providência quanto a isso.
Conforme podemos ver no gráfico abaixo, o sistema de abastecimento fornecido pelo Cantareira funciona em “degraus”. As primeiras barragens a ficarem sem água são as mais altas: 

Barragens que compõe o Sistema Cantareira! (foto: Reprodução/YouTube)
Barragens que compõe o Sistema Cantareira! (foto: Reprodução/YouTube)
Esse vídeo explica direitinho como funciona o Sistema Cantareira:


Ao contrário do que diz o cidadão em seu vídeo, a mídia não está escondendo nada, como podemos ver em inúmeras reportagens publicadas na web como essa do BrasilPost, por exemplo, que mostra fotos de satélite do Sistema Cantareira antes e depois da seca:

Sistema da Cantareira antes e depois da seca! (foto: Reprodução/BrasilPost/Google)
Sistema da Cantareira antes e depois da seca! (foto: Reprodução/BrasilPost/Google)
Também podemos fazer uma rápida busca por imagens no Google do Sistema Cantareira antes e depois da seca!
O homem que aparece mostrando um local com bastante água está em uma das represas mais baixas do Cantareira (em Mairiporã – SP), que ainda possui um pequena porcentagem de sua capacidade, mas que não atende à toda a população.
Igualmente ocorreu com outro vídeo que também fez sucesso nas redes sociais, esse outro camarada criou um enorme alarmismo ao mostrar que as represas do Sistema Cantareira estariam cheias quando, na verdade, ele estava mostrando apenas a barragem de Paiva Castro (a última e a menor das 6):


Seca desde 2014


Em março de 2014, o jornal A Folha de São Paulo já alertava para o perigo da falta d’água em São Paulo. No vídeo abaixo, a TV Folha sobrevoou todo o Cantareira com um drone para mostrar que o negócio é sério e que, já naquela época, a crise hídrica era iminente:



Conclusão


Cuidado com o que você assiste na internet! Esse sujeito está espalhando desinformação apenas para conseguir mais visualizações para o seu canal. O Sistema Cantareira está com apenas 5,2% de sua capacidade total de água. Por enquanto, o que nos resta fazer é ajudar na economia da água!  


http://www.e-farsas.com/

2 comentários:

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...