NOTÍCIAS NATURAIS (FAKE NEWS)
O fundador do site, Michael Allen, "Mike" Adams, foi objeto de controvérsia depois de publicar uma entrada no blog, implicando um apelo à violência contra defensores de alimentos transgênicos e depois criando outro site com uma lista de nomes de supostos apoiantes. Ele foi acusado de usar "pseudociência para vender suas mentiras". Adams descreveu as vacinas como "abuso infantil em medicina".
Caracterizado como um "site de medicina alternativa de conspiração mental", a Natural News tem aproximadamente 7 milhões de visitantes únicos por mês.
Fundador
Michael Allen "Mike" Adams (nascido em 1967 em Lawrence, Kansas ) é o fundador e proprietário da Natural News. De acordo com seu próprio site, seu interesse em nutrição alternativa foi desencadeado pelo desenvolvimento de diabetes tipo II aos 30 anos e "se curando completamente" usando remédios naturais. Ele é um entusiasta de alimentos crus e nutricionista holístico . Ele afirma comer alimentos não processados, produtos lácteos, açúcar, carne de mamíferos ou produtos alimentícios que contenham aditivos como o glutamato monossódico (MSG). Ele também diz que evita o uso de medicamentos prescritos e visitas a médicos do Ocidente.
Em julho de 2014, Adams comparou os meios de comunicação que escreveram positivamente sobre os OGM com os propagandistas da Alemanha nazista , chamando-os de "colaboradores da Monsanto que se comprometeram a acelerar crimes hediondos cometidos contra a humanidade sob a falsa promessa de" alimentar o mundo "com OGM tóxicos". Ele continuou com uma declaração de que ele colocou em negrito : "que é o direito moral - e até mesmo a obrigação - de seres humanos em todos os lugares planejar e levar a cabo ativamente o assassinato de pessoas envolvidas em crimes hediondos contra a humanidade". Um dia após a publicação, um site chamado "Colaborador da Monsanto" apareceu on-line, que listou os nomes de cientistas e jornalistas que alegadamente colaboraram com a indústria de biologia; Adams negou criar o site alegando que a Monsanto configurou o site para enquadrá-lo.
Crítica e controvérsias
Escrevendo no jornal Vaccine , Anna Kata identificou a Natural News como um dos vários sites espalhando "informações de saúde irresponsáveis". De acordo com John Banks, Adams usa "pseudociência para vender suas mentiras" e é "visto geralmente como um charlatão e uma provocação por blogueiros de ciência". Um desses blogueiros, David Gorski de ScienceBlogs , chamado Natural News, "uma das mais miseráveis colmeias de escória e charlatana na Internet", e o fornecedor mais "flagrante do pior tipo de charlatanismo e anti-médico paranóico e anti-teorias de conspiração de medicina doméstica em qualquer lugar da Internet ", e um balcão único para" praticamente todos os charlatões conhecidos da humanidade, Peter Bowditch do site Ratbags, e Jeff McMahon escrevendo para Forbes comentaram sobre o site. Steven Novella do NeuroLogica Blog chamado NaturalNews "um crank alt med site que promove todo tipo de bobagens médicas imagináveis". Novella continuou: "Se não é científico, antiscientífico, conspirador, ou mesmo bobo, Mike Adams parece ser tudo para isso - seja o que vender os produtos" naturais "que ele falha em seu site". Peter Bowditch do site Ratbags, e Jeff McMahon escrevendo para Forbes comentaram sobre o site. Steven Novella do NeuroLogica Blog chamado NaturalNews "um crank alt med site que promove todo tipo de bobagens médicas imagináveis". Novella continuou: "Se não é científico, antiscientífico, conspirador, ou mesmo bobo, Mike Adams parece ser tudo para isso - seja o que vender os produtos" naturais "que ele falha em seu site".
Indivíduos que comentaram sobre o site da Adams incluem astrônomos e blogueiros Phil Plait , PZ Myers , e Mark Hoofnagle . Brian Dunning listou como # 1 na sua lista "Top 10 Worst Anti-Science Websites". [28] Adams é listado como um "promotor de métodos questionáveis" pela Quackwatch . Robert T. Carroll no The Skeptic's Dictionarydisse: "Natural News não é uma fonte muito boa de informações. Se você não confia em mim, vá para Respectful Insolence ou qualquer outro blogueiro em ScienceBlogs e faça um Procure "Natural News" ou "Mike Adams" (Quem é Natural News).
Centenas de entradas serão encontradas e nenhum deles terá uma boa palavra para dizer sobre Mike Adams como fonte. "
Um artigo na revista Vaccine disse que o site "tende (n) não apenas espalhar informações de saúde irresponsáveis em geral (por exemplo, desincentivar quimioterapia ou radiação para tratamento de câncer, anti-retrovirais para HIV e insulina para diabetes), mas também tem grandes seções com Informações duvidosas sobre vacinas ".
Após a morte de Patrick Swayze em 2009, Adams postou um artigo em que ele observou que Swayze, ao morrer, "junta-se a muitas outras celebridades que foram mortas recentemente por produtos farmacêuticos ou quimioterapia". Os comentaristas do artigo de Adams sobre Patrick Swayze incluíam blogueiros como David Gorski e Phil Plait, o último dos quais chamou o comentário de Adams "desagradável e repugnante". Quando Angelina Jolie sofreu uma mastectomia dupla em maio de 2013, porque ela teve uma mutação no gene BRCA1 , Adams afirmou que "inúmeras milhões de mulheres carregam o gene BRCA1 e nunca expressam câncer de mama porque conduzem estilos de vida saudáveis e anti-câncer baseados Sobre nutrição inteligente, exercício físico,
Em fevereiro de 2014, Brian Palmer, escrevendo no Daily Herald de Arlington Heights, Illinois, criticou a promoção do site de tratamentos de medicina alternativa, como se banhar no sal do Himalaia e comer algas Hijiki , e referiu-se às reivindicações Natural News feitas sobre sua eficácia como "absurdo." Em agosto de 2014, Nathanael Johnson, escrevendo para Grist , descartou a Natural News como "simplesmente não credível" e como "nada além de um site de teoria da conspiração".
Em 11 de agosto de 2014, a Natural News publicou uma postagem no blog promovendo um tratamento homeopático para o Ebola , que recebeu diversos comentários de vários comentaristas e foi retirado mais tarde naquele dia. Em uma declaração sobre o artigo, a NaturalNews disse que o blogueiro que publicou o artigo, Ken Oftedal, estava "em revisão" e que não tolerava ninguém interagindo com o Ebola. No entanto, a partir de 20 de agosto de 2014, o site ainda apresentava um artigo escrito por Adams promovendo o uso de medicamentos à base de plantas para tratar Ebola. Em um artigo sobre "curas do Ebola falsas", Adams foi criticado por argumentar que as ervas poderiam se tornar efetivas como um tratamento Ebola.
Em 8 de dezembro de 2016, Michael V. LeVine, escrevendo no Business Insider , criticou o site como parte de uma epidemia de notícias científicas falsas : "Os vendedores de óleo de cobra pressionaram curas falsas desde o início da medicina, e agora sites como inundações de Notícias naturais Redes sociais com pseudociências perigosas anti-farmacêuticas, anti-vacinação e anti-OGM que colocam milhões em risco de contrair doenças evitáveis ".
Em 22 de fevereiro de 2017, a Google divulgou cerca de 140 mil páginas sobre a Natural News; Como resultado, o site não aparecerá mais nos resultados de pesquisa do Google para tópicos que cobre regularmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!