24 de mar. de 2014

POR QUE FICAMOS COM MAU HÁLITO PELA MANHÃ?

Posted by Liberte Sua Mente on segunda-feira, 24 Março, 2014


Você escova os dentes, passa fio dental, usa enxaguante bucal até que sua boca comece a doer, e vai dormir com uma higiene oral perfeita. Entretanto, quando você acorda, seus lábios estão grudados com uma espécie de gosma e seu hálito não é nada agradável. O que será que acontece em nossas bocas enquanto dormimos?
Por que ficamos com mau hálito pela manhã?
A resposta é que as bactérias adoram ambi
entes quentes e úmidos: Exatamente o que sua boca oferece. As bactérias multiplicam-se e liberam compostos fétidos (cerca de 600 ou mais deles) que fazem uma bagunça em sua boca, e não há muita coisa que você pode fazer quanto a isso.

Uma boa higiene dental é o melhor que você fazer para evitar um hálito insuportável pela manhã. Cremes dentais e enxaguantes bucais criam um ambiente hostil para as bactérias que tentem se multiplicar. Isto porque possui em sua composição ingredientes como xilitol, triclosan, entre outros que impedem, em partes, a proliferação das bactérias. Acontece que os efeitos destes ingredientes não duram muito tempo. Sua própria respiração acaba expelindo-os para fora da sua boca, deixando o ambiente propício novamente para o crescimento e reprodução de bactérias.
Mas, por que a proliferação das bactérias é pior durante a noite? A resposta é simples: Saliva. No caso, a falta dela. Durante o dia, nossa produção de saliva é constante, tanto que engolimos o líquido diversas vezes no mesmo minuto. E este líquido tem como função diluir as bactérias e transportá-las para o nosso intestino. Acontece que quando dormimos, a produção de saliva diminui drasticamente, deixando as bactérias livres para se multiplicar durante horas, o que resulta em uma concentração desproporcional de componentes que causam o odor desagradável.
Quando falamos sobre bactérias dentro de uma boca, estamos falando de uma população de organismos maior do que o número de pessoas na Terra. E como o espaço acaba sendo muito povoado, não adianta limparmos apenas os dentes, ou a língua, é essencial limpar cada pedaço da boca para que possamos eliminar a maior quantidade de bactérias possíveis.
O mal cheiro causado pelas bactérias é ocasionado pela digestão das mesmas. Estes organismos obtêm energia através de aminoácidos e proteínas. Alguns destes aminoácidos possuem enxofre em sua composição, que é liberado quando as bactérias acabam de digerí-lo. Este processo não libera apenas um cheiro desagradável, produz uma quantidade gigantesca de gases asquerosos, como a
cadaverina (presente em cadáveres), sulfeto de hidrogênio (odor de ovo podre), ácido isovalérico (característico odor de pés suados) e trimetilamina (odor de peixes em decomposição).

Enfim, nossa boca passa a noite toda recebendo um coquetel de substâncias pútridas, o mínimo que você pode fazer é escovar os dentes quando acorda! [Gizmodo]



Leia mais em http://misteriosdomundo.com/por-que-ficamos-com-mau-halito-pela-manha#ixzz2wENYRTGN

Um comentário:

  1. Excelente. Mau hálito é um assunto muito delicado de se tratar mesmo. Eu tive no passado e sei o quão constrangedor é.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...