4 de ago. de 2022

A rotação da Terra está mais rápida e tem dia mais curto já registrado

A Terra teve seu dia mais curto, graças a uma oscilação em seu eixo, o que significa que ela completou um único giro em uma fração de segundo em menos de 24 horas. 
O dia 29 de junho foi 1,59 milissegundos menor que 86.400 segundos, ou exatamente 24 horas. Nas últimas décadas, a Terra tem sido mais propensa a desacelerar, dando dias marginalmente mais longos. Mas nos últimos anos, essa tendência se inverteu e os dias foram ficando cada vez mais curtos. 

Se a Terra continuar acelerando, isso pode levar ao primeiro requisito de subtrair um segundo dos relógios atômicos.

Não é incomum que a Terra oscile - a rotação que experimentamos como dia e noite nem sempre acontece exatamente em linha com seu eixo , a linha entre os pólos norte e sul. 

Isso porque não é uma esfera precisa.

O planeta tem uma protuberância no equador, enquanto os polos são ligeiramente achatados, o que significa que a Terra é ligeiramente elíptica. 

Outros fatores também podem atrapalhar a rotação, incluindo as marés oceânicas e a gravidade da lua. 

Leonid Zotov, professor de matemática, acredita que a Terra pode estar girando mais rápido por causa de um movimento periódico chamado "oscilação de Chandler". 

A oscilação foi detectada pela primeira vez no final da década de 1880, quando o astrônomo Seth Carlo Chandler notou que os polos oscilaram durante um período de 14 meses. 

Essa oscilação começou a desacelerar no início dos anos 2000, atingindo mínimos históricos desde 2017. 

E entre 2017 e 2020, "desapareceu" 

As oscilações da Terra não mudam muito no dia-a-dia. Mas eles são importantes para manter o controle para que o relógio atômico possa permanecer preciso para coordenar com precisão o GPS e os satélites de observação da Terra. 

Fonte: https://www.sciencealert.com/earth-ju...
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...