Nunca a China esteve tão presente na história da humanidade. Cresceram e se desenvolveram. Investiram em educação. Superaram o atraso histórico e fizeram sua revolução. O que ocorreu por lá? Como são os chineses hoje? Como pensam o mundo? O que pretendem? Podem ser contidos ou ameaçados? E a pandemia e a vacina?
Essas e outras questões é que pretendemos debater em nosso Portal do José de hoje.
Na nova edição do Câmera na Mão, CartaCapital fala sobre a busca por uma cura para a covid-19, além das mais promissoras vacinas contra o coronavírus: a chamada "Vacina de Oxford" e a "CoronaVac" chinesa - ambas contam com testes realizados em voluntários brasileiros. A repórter Thais Reis Oliveira conversa também com Pedro Folegatti, pesquisador da Universidade de Oxford e um dos coordenadores da pesquisa britânica sobre a vacina.
Neste episódio, Rodrigo Martins fala sobre o triunfal retorno de Jair Bolsonaro em defesa de uma droga inócua para tratar o Covid-19. Como Moisés ao descer do Monte Sinai com a tábua dos Mandamentos, ele figurou na porta do Palácio da Alvorada para ditar a décima primeira lei: Tomai cloroquina! O apresentador também comenta a atitude do desembargador Eduardo Siqueira, que se recusou a usar a máscara de proteção em Santos, de uso obrigatório na cidade do litoral paulista, e ainda ofendeu o guarda municipal que o multou. O programa trata, ainda, de algumas das fake news mais populares do momento, como a história de que a China está sacrificando fetos humanos para desenvolver a sua vacina contra o Covid-19.
O Cantor e compositor Benito di Paula ficou bravo e mandou recado em vídeo para o Deputado Federal Carlos Marun (PMDB-MS) após o político cantar uma de suas músicas em forma de paródia.
O fato ocorreu após a vitória do Presidente Michael Temer na segunda denúncia, onde os deputados barraram mais uma vez a denúncia contra o presidente.
No entanto, o Deputado Federal Carlos Marun comemorou a vitória cantando, dançando e batendo palmas e, o cantor Benito di Paula, não gostou nada de ver sua música sendo cantando em forma de paródia pelo político.
Com apoio dos membros do canal Plantão Brasil do YouTube e dos apoiadores do site e app, instalamos hoje um Outdoor FORA BOLSONARO na av. Álvaro Calheiros, uma das principais vias de Maceió-AL.
Se conseguirmos mais apoiadores será possível encher o país de outdoors denunciando os crimes deste desgoverno. Siga Thiago dos Reis no Twitter (@ThiagoResiste, veja o tweet abaixo com o vídeo) para saber mais sobre as próximas ações do PLANTÃO BRASIL no combate ao governo Bolsonaro e ao fascismo.
Para apoiar, deposite para @thiago.dosreis no PicPay ou no Apoie.se http://apoie.se/plantaobrasil, ou seja membro do canal Plantão Brasil no Youtube. Você pode ajudar com qualquer valor e, se não tiver condições, não tem problema! Ajude compartilhando!
Já tava de noite e não dá pra ver bem, amanhã gravo um vídeo melhor.
Muito obrigado a todos os apoiadores do Plantão Brasil e em breve vamos encher o país de outdoors como esse!
Quando questionado sobre os números de mortos pela covid-19 no Brasil e a disseminação da doença no país, o presidente Jair Bolsonaro tem dito, com pequenas variações, algo assim: “Cobre do seu governador.”
Mas qual é, de fato, a responsabilidade do presidente, dos governadores e prefeitos em uma crise como essa?
A Organização Mundial da Saúde reconheceu novas evidências científicas que indicam que o coronavírus pode ser transmitido por micropartículas suspensas no ar, após cientistas divulgarem uma carta aberta em que apontam haver cada vez mais estudos que apontam que esse tipo de contágio é possível.
Neste vídeo, o repórter Rafael Barifouse explica o que a ciência sabe sobre esse tipo de transmissão, quais são as situações de maior risco e como você pode se proteger.
A semana começou com boas notícias: duas vacinas, a de Oxford (Reino Unido) e uma produzida na China apresentaram resultados preliminares promissores. Neste vídeo, Adriano Brito fala de cinco das iniciativas contra o coronavírus que estão em fase avançada – mas também explica por que cautela é uma palavra-chave quando se trata de vacinas.
No momento em que o Distrito Federal enfrentou um aumentono número de mortes pelo novo coronavírus, dezenas de apoiadores do presidente Jair Messias Bolsoanro não usaram máscara de proteção em manifestação promovida neste domingo (19).
O aparato de segurança para evitar a disseminação da doença é obrigatório no Distrito Federal desde o final de abril. A multa para descumprimento é de R$2.000. Apesar de o protesto ter sido acompanhamento pela polícia Militar, a Folha não flagrou nenhuma atuação.
A manifestação foi promovida na Esplanada dos Ministérios por movimentos cristãos e conservadores. Mesmo que dezenas tenham desrespeito o decreto distrital, a maioria vestia a máscara de proteção, apesar de não terem cumprido o distanciamento social.
Entre os que não usaram o aparato de segurança, havia apoiadores idosos, um dos grupos de risco para a doença, e integrantes doAlinaça pelo Brasil, partido política que o presidente tenta viabilizar para a disputa presidencial de 2022.
Se o presidente da República, com a sua gestão, não conseguir apresentar para o investidor internacional um cenário de confiança em relação à política ambiental, os bolsonaristas mais liberais - essa galera do Paulo do Guedes - vão abandonar o barquinho.
O Brasil ultrapassou a marca de 2 milhões de infectados 143 dias após registrar o primeiro caso de coronavírus, em 24 de fevereiro. O país ocupa o segundo lugar no ranking mundial da pandemia, atrás apenas dos Estados Unidos. Hoje, são 76.688 mortes registradas por coronavírus no país, segundo dados do Ministério da Saúde.
*Entrevista gravada em 20 de maio de 2020.
Para conter um vírus cuja letalidade pode ser 20 vezes superior à da gripe, espera-se que a comunidade científica desenvolva, em tempo recorde, uma vacina eficiente contra a covid-19. Além da pesquisa e da testagem, a produção em larga escala e a distribuição para mais de 7 bilhões de pessoas impõem, contudo, que o enfrentamento do novo coronavírus precisa ser entendido como um problema de longo prazo.
Em debate promovido pelo UM BRASIL, uma realização da FecomercioSP, os divulgadores científicos Atila Iamarino e Natália Pasternak destacam que, no melhor dos cenários, é possível ter uma vacina testada no fim de 2020, o que não significa, no entanto, que se trate de uma solução pronta para provimento mundial nem 100% efetiva.
“Não é difícil chegar a uma vacina, fazer a parte técnica é o mais fácil. O que demora é a testagem”, explica Natália, que é PhD em Genética de Microrganismo e presidente do Instituto Questão de Ciência. Segundo ela, a Sars-CoV-2, patógeno causador da covid-19, tem na Mers e na Sars-CoV-1, cujos estudos não foram extensivos em razão de a ciência funcionar aos "soluços", seus parentes mais próximos. “Se essas pesquisas tivessem tido continuidade, talvez hoje tivéssemos uma vacina e medicamentos específicos [contra o novo coronavírus]”, ressalta.
Iamarino indica que é possível que a primeira vacina não seja eficiente para proteger a todos, mas isso não deve impedir a sua disseminação, em função da emergência humanitária.“Normalmente, para outras doenças, essa vacina seria descartada se ela só desperta imunidade em 40% das pessoas, porque não protege a humanidade, muito menos de um vírus respiratório. Mas, numa situação de emergência, é a vacina que vamos dar para os profissionais de saúde, por exemplo”, aponta o biólogo.
Embora o desenvolvimento da vacina esteja sendo feito “pulando etapas” para tornar o procedimento mais célere, Natália ressalta o cuidado com o qual as preparações biológicas são feitas. “Lembrando que vamos vacinar 7 bilhões de pessoas, se houver 1% de algum efeito colateral grave, esse 1% se torna extremamente significativo. Então, por isso, as vacinas precisam ser testadas e isso leva tempo”, frisa.
Diante da incerteza sobre quando a imunização estará disponível, Iamarino defende que é “mais seguro tratar a covid com um problema de longo prazo e se preparar para se adequar ao redor dela”. Por ser um vírus que ataca o trato respiratório superior (em especial, nariz e garganta), a transmissão é muito facilitada em ambientes fechados, podendo uma pessoa infectada contaminar outras 15.
“As medidas para retardar o avanço dela são paliativos, mas fundamentais a essa altura, e os resultados são os que deviam orientar decisões políticas”, enfatiza o divulgador científico.
Soluções mágicas e teorias da conspiração
Enquanto não se tem uma resposta clara, circulam diversas teorias sobre o surgimento do novo coronavírus, entre as quais a de que o vírus teria sido produzido em laboratório.
Na avaliação de Iamarino, o fato de o patógeno se adaptar bem a seres humanos pode ocorrer por ter tido um hospedeiro com uma fisiologia parecida com a do homem, ou por estar circulando há mais tempo do que se conhece. “O que conseguimos ver olhando para o genoma do vírus é que ele não tem nenhum sinal de que foi conduzido numa direção. É muito compatível com vírus que tem na natureza e com vírus de morcego que são conhecidos”, explica
Especuladas como potenciais medicamentos contra o vírus, a cloroquina e a hidroxicloroquina, recém-liberadas pelo governo federal para prescrição a pacientes com sintomas leves de covid-19, não funcionam e não são seguras, assevera Natália. “Não funcionou em células-alvo, em animas e em humanos. A cloroquina era uma droga candidata que foi reprovada. Seria muito bom se funcionasse, mas não funcionou e não deve ser utilizada”, esclarece.
As opiniões expressas neste vídeo não refletem, necessariamente, a posição do Canal UM BRASIL.
Novos dados sugerem que a amazônia brasileira terá em 2020 uma temporada de queimadas ainda mais terrível que a de 2019. Ao receber essas informações, o governo Bolsonaro fez o que se esperava dele: exonerou a cientista responsável pelo levantamento.
Deputada federal (2019–presente)
Fernanda concorreu pelo PSOL ao cargo de deputada federal pelo Rio Grande do Sul nas eleições estaduais de 2018, sendo eleita com 114.302 votos, a maior votação entre as mulheres eleitas. Em 2020, foi escolhida como líder da bancada do PSOL na Câmara dos Deputados.
Nunca fui somente eu, sempre fomos nós. Sei que estamos vivendo momentos de muita indignação com a política. Mas nós acreditamos que é possível mudar essa realidade. É da luta dos 99% que nascerá a nossa vitória! O futuro nos exige coragem para virar esse jogo! Vamos junt@s! #PoliticaQueODinheiroNãoCompra
DESESPERO - Fantástico revela detalhes do inquérito que investiga parceria envolvendo Fabricio Queiroz e Adriano da Nóbrega. Viúva de Anderson Rosa de Souza disse: "Queiroz fez muita mãe chorar"
Pesquisadores de pelo menos quatro países, incluindo o Brasil, apontaram a presença do novo coronavírus em amostras de esgoto coletadas semanas ou meses antes de o surto ser declarado na China, epicentro da pandemia de covid-19.
Neste vídeo, o repórter Matheus Magenta explica por que essas descobertas são importantes para monitorar o avanço da doença com antecedência, evitar novos riscos à saúde das pessoas e repensar o que sabemos sobre a cronologia da pandemia até agora.
Saiu uma matéria no UOL que é extremamente danosa para família Bolsonaro. Não trata diretamente deles, mas as consequências é um desastre para o clã Bolsonaro.
A investigação conjunta do Ministério Público e da Polícia Federal, chegaram a conclusão que sim, oESCRITÓRIO do CRIME tem relação com miliciano Ronnie Lessa, que foi que quem deu os disparos que executou a vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco.
Concebida para ser a celebração máxima dos governos petistas, a Copa de 2014 acumulou controvérsias, gerou protestos e ajudou a alimentar as manifestações que dariam origem aos movimentos conservadores que hoje dominam o Brasil. Quando a Copa começou, já parecia que tinha dado tudo errado, aí veio o 7 x 1.
Facebook desarticula rede de contas, páginas e grupos de funcionários do presidente
Rede inclui gente ligada a filhos Flávio e Eduardo Bolsonaro, além de deputados do PSL
Páginas empregavam ações vetadas, como contas falsas e envio de spam
Essa rede tinha 883 mil seguidores no Facebook e 917 mil no Instagram
Facebook não detalha se esses conteúdos continham fake news
O Facebook desarticulou nesta quarta-feira (8) uma rede de 73 contas, 14 páginas e um grupo na rede social e no Instagram de funcionários de gabinete do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), além de envolvidos com o PSL, partido pelo qual o presidente se elegeu.
As remoções ocorreram porque estas páginas empregavam ações vetadas pela plataforma, como o uso de contas falsas, envio de spam ou adoção de ferramentas artificiais para ampliar a presença online.
Plano de destruição fracasssa - STF determina medidas para proteger indígenas.
O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que o governo federal adote medidas para evitar mortes em decorrência da doença entre a população indígena.
Quase 200 mil mortos somando Trump e Bolsonaro! Aqui o Brasil segue matando e entregando a soberania ao patrão do norte. No dia da independência americana e da dependência tupiniquim, o Despresidente da República passa mais tempo com o embaixador americano na funesta comemoração do que com as vítimas do furacão ou qualquer ida a hospitais.
Enquanto isso, Guedes está no foco do MPF e consequentemente na mira da Polícia Federal.
O Ministro que manda no país tem isenção para tratar dos mais altos interesses públicos? Para que grupos Guedes está funcionando melhor?
O Brasil segue sem ministro da educação! Feder já era! Sentiu que não resistiria! Não aceitou abraçar Bolsonaro!
A Operação Greenfield (Campo Verde - em alusão a um campo repleto de dólares verdinhos), que investiga fraude em fundos de pensões de SERVIDORES PÚBLICOS, em que Guedes seria um beneficiário, está rumo ao seu destinatário final.
A qualquer momento, o blindado ministro da economia poderá ver sua vida revelada em detalhes pela polícia e justiça do país.
Estamos conferindo de perto.
Abaixo a entrevista com o Dep Federal Paulo Ramos - PDT-RJ onde mostra os indícios de graves condutas do Sr Paulo dos Fundos.
O presidente Jair Messias Bolsonaro, utilizou imagnes de pessoas que não eram exatamente de pessoas que ele estava falando no vídeo pra divulgar possíveis diálogos envolvendo Bolsonaro e apoiadores dele no Nordeste!
Na coluna de hoje, Mariliz Pereira Jorge fala sobre #ViolênciaDoméstica contra a mulher e a falsa ideia de que esse tipo de crime aumentou na quarentena porque os homens estão sem ter o que fazer. Ideia reforçada por declarações como as de #JairBolsonaro e #RenêSimões.
O Brasil, que até recentemente se achava imune a desastres naturais, aprendeu uma palavra nova nesta semana: "ciclone bomba". Hoje, você vai entender que fenômeno é esse e vai saber as razões pelas quais é bom ir se acostumando com esse tipo de coisa.
Um temporal acompanhado de ventos fortes causou estragos na tarde desta terça-feira (30) em cidades de Santa Catarina. O mau tempo, provocado pela formação e deslocamento de um ciclone, destelhou casas, assustou moradores e deixou mais de 1,5 milhão de consumidores sem energia elétrica.
Segundo o portal G1, em Florianópolis, até por volta das 17h25 mais da metade da cidade estava sem luz e o trânsito estava comprometido em alguns trechos.
Em Chapecó, no Oeste do Estado, uma idosa de 78 anos morreu após ser atingida por uma árvore derrubada pelo vento no bairro Quedas do Palmital.
Uma boa parte dos ministros do governo Bolsonaro já foi flagrada fraudando o próprio currículo. Nunca deu em nada. Carlos Decotelli testou os limites: mestrado, doutorado e pós-doutorado; tudo que veio depois da graduação dele é cambalacho.