7 de abr. de 2019

1984: O Brasil (não) teve ditadura!

1984, magnum opus de George Orwell juntamente de "A Revolução dos Bichos", fala de um mundo ditatorial, de cerceamento do pensamento e de repressão das liberdades individuais. O duplipensar, no universo de 1984, é a mecânica principal que permite o regime do Grande Irmão (Big Brother) conseguir efetivamente manter seu poder e controlar a população. 

Pode parecer que o duplipensamento é coisa somente da ficção, mas nós mesmos fazemos coisa parecida no mundo real. A Dissonância Cognitiva é quando temos de lidar com duas ideias opostas ao mesmo tempo em nossas mentes; e cada um de nós tem sua forma de lidar com o desconforto mental causado por essa dissonância. 

Talvez o melhor exemplo do duplipensar, de 1984, na sociedade brasileira é o negacionismo da ditadura militar. Evento exaltado por Bolsonaro, o regime ditatorial brasileiro foi um marco sombrio em nossa história. Negar o golpe de 64, chamá-lo de revolução ou atenuar seus crimes contra a humanidade, é um ato perigoso do duplipensar, que, ao fraturar o nosso passado, provoca janelas perigosas no futuro do Brasil. Saber que houveram torturas, perseguições e desaparecimentos ao mesmo tempo em que se nega as consequências terríveis de um regime totalitário como aquele vindo da intervenção militar de 64 é o ponto principal da discussão de hoje. 




Um comentário:

  1. 03.12.2019
    DIRETAS-JÁ, A TENEBROSA DITADURA DEMOCRÁTICA E SUFRAGISTA DA ANARQUIA, DO CAOS, DA CORRUPÇÃO, DA INCAPACIDADE DOS PODERES PÚBLICOS, DO FANATISMO RELIGIOSO CRISTÃO, DA CRIMINALIDADE E DA IMPUNIDADE. Há 36 anos o povo brasileiro acorda com as mesmas notícias tenebrosas e apocalípticas. Massacres e carnificinas de inocentes, fetos, mulheres grávidas, crianças, jovens, idosos, ninguém é poupado. Soltura de criminosas pelo Poder Judiciário, roubalheiras intermináveis do dinheiro público, advogados ladrões e estelionatários, mortes na saúde pública e privada por pura incompetência. Muitos bilhões de reais continuam sendo desperdiçados em divisas internacionais com a importação de drogas, como maconha, cocaína e êxtase, armamentos e produtos piratas, dentre outros. Nada muda, tudo acontece do mesmíssimo modo como há 36 anos. Traficantes dezenas de vezes reincidentes são soltos pela “Justiça”, muitas vezes por meio de venda de solturas (advogados e delegados) ou venda de sentenças (advogados, juízes, desembargadores, etc.). Se o povo não continuar votando e elegendo crápulas ele é severamente punido pela “caneta-azul, azul caneta”, que lhe retira direitos civis e humanos que deveriam ser sagrados. No entanto, o Governo não pode fazer nada para obrigar todos a tomarem vacina, como sarampo, epidemia trazidas pelos estrangeiro aqui para a casa-da-mãe- joana, chamada Brasil. Por exemplo, crianças morrem feito formigas por falta de atendimento especializado, como, por exemplo, simples cirurgias no coração, enquanto bilhões de reais são gastos em transplantes de órgãos. Cidadãos com câncer esperam meses por consultas, exames, diagnósticos, tratamento, bem como aguardam anos por uma cirurgia. No entanto, no centro da cidade de Manaus/Amazonas existe um prédio estilo colonial que estava se degenerando, apodrecendo, há décadas. Agora o poder público vai gastar 13 milhões de reais para restaurá-lo (“Patrimônio Histórico”). Essa brutal e genocida República das Diretas-Já, verdadeira república do terror, verdadeira república de assassinos e genocidas, não poupa limites e espaços para continuar acumulando tanta canalhice e incompetência em seu organismo fétido, pútrido, corrompido, demoníaco e maquiavélico. LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...