9 de abr de 2018

CIENTISTAS CRIAM DISPOSITIVO CAPAZ DE COLETAR ÁGUA POTÁVEL DO AR

O problema da falta de água em muitos locais do mundo pode estar mais perto de ser resolvido. Pesquisadores do MIT desenvolveram um dispositivo que consegue retirar água potável do ar, mesmo em ambientes extremamente áridos. 

Os responsáveis pelo aparente “milagre” são pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), uma das instituições científicas mais bem conceituadas do mundo. O aparelho funciona com o uso de estruturas metal-orgânicas, conhecidas como MOFs. 

As MOFs se tratam de um tipo de cristal recentemente descoberto que tem um funcionamento similar ao de uma esponja. Pequenas quantidades dele são capazes de captar grandes quantidades de água, devido ao contato da superfície do material com o ar, que é muito maior do que parece. Para se ter uma ideia, um quilo de MOF pode captar meio litro de água por dia diretamente do ar. 

O professor e engenheiro de materiais Yang Yang, da Universidade da Califórnia, comemora a descoberta. “Essa tecnologia é fantástica, pois demonstrou como um sistema de coleta de água baseado em estruturas metal-orgânicas atua no resfriamento do ar mesmo em climas desérticos. Com o seu aprimoramento, pode se tornar um importante método de produção de água em qualquer região do planeta”, afirmou. 

Os testes foram realizados na cidade de Tempe, no estado americano do Arizona. O dispositivo, produzido em pequena escala, conseguiu captar alguns mililitros de água mesmo em um ambiente que pode chegar a apenas 10% de umidade relativa do ar. 

Gerando água com o sol do deserto 

Além de não captar a água coletada com nenhuma substância, o novo dispositivo também é sustentável, já que funciona a base de energia solar, algo que costuma ser abundante em locais onde a água potável é escassa. 

A maioria dos outros sistemas já disponíveis para captação de água potável geralmente funciona consumindo grandes quantidade de energia elétrica, o que torna o processo extremamente caro e impede que comunidades mais pobres tenham acesso à água captada.

Link: Ceará vai usar água do mar dessalinizada para consumo
Fonte: acredite ou não 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
▲ Topo