15 de set. de 2022

GUERRA CULTURAL E BOLSONARISMO: Como a retórica do ódio criou uma realidade paralela

No terceiro episódio da PEQUENA ENCICLOPÉDIA DO BOLSONARISMO, o escritor e historiador João Cézar de Castro Rocha explica o que é a guerra cultural, um dos principais instrumentos da extrema-direita. De suas origens com o ultra-conservador norte-americano Pat Buchanan no início dos anos 1990, o termo passou a designar uma visão maniqueísta de mundo, que divide a sociedade em "nós" e "eles", impedindo qualquer diálogo político. Essa atitude é reforçada por um uso massivo das mídias digitais, por parte dos seguidores de Jair Bolsonaro, para criar notícias falsas e narrativas alternativas - um espaço que o professor chama de "midiosfera". Tudo isso, aliado à utilização do discurso do ódio, é capaz de manter uma militância extremista constantemente mobilizada para o conflito.
 


2 comentários:

  1. Percebo hoje que esse ódio todo criado por eles, foi o que levou o governo ao total fracasso de todos os tempos.... Excelente esse vídeo, compartilhado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bingooo, amigo!
      Vc foi na veia do estrago e a violência que o próprio bolsonarismo destruiu e sepultou a trajetória política e presidencial de Bolsonaro. Mas, mesmo assim, Bolsonaro e sua turma continuam insanamente numa trajetória kamikaze coletiva!

      Bolsonarismo é a expressão máxima de tudo que há de mais nefasto e cruel na humanidade.

      Obrigado por seu excelente comentário! Volte sempre!

      Excluir

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...