25 de jan. de 2020

Vaza Jato, mijar na rua e super-heróis: conversa com Suzane Jardim

Desde junho de 2019, o Intercept vem mostrando com a série de reportagens Vaza Jato o caráter político, parcial e seletivo do Ministério Público Federal e do sistema judiciário brasileiro. Mas a parada é a seguinte: isso não é nenhuma novidade. A justiça sempre foi política e é impossível acabar com sua seletividade.

Não entendeu? Fica tranquilo. A historiadora Suzane Jardim vai te explicar neste vídeo por que não faz sentido esperar neutralidade da justiça. Ela também vai falar da "cultura Marvel" que atinge o judiciário, do perigo de alçar juízes e procuradores ao posto de heróis e de como tudo isso tem a ver com um documento histórico pouco lembrado por aqui: o Programa dos Dez Pontos do Partido dos Panteras Negras. É só clicar no play. 

 Historiadora e mestranda em Ciências Humanas e Sociais, Suzane Jardim estuda o sistema carcerário brasileiro e processos raciais de criminalização. Foi uma das idealizadoras da campanha 30 Dias por Rafael Braga, preso arbitrariamente durante as manifestações de junho de 2013 no Rio de Janeiro. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...