4 de abr. de 2017

HOAX: Por que notícias falsas e boatos digitais ganham tanto força e notoriedade e aceitação pelo público? Com a especial participação do E-farsas!

O Domingo Espetacular e uma excelente matéria a respeito das notícias falsas que se espalham pela web! Gilmar Lopes ajudou com o E-farsas no desenvolvimento dessa matéria! 

Você sabe o que é um HOAX ?

Primeiramente, traduzindo ao pé da letra, esta palavra, temos: hoax = brincadeira, ou podemos assim dizer, uma farsa, uma notícia falsa. É um termo utilizado na linguagem da internet, um nome dado a algo que podemos encontrar em mensagens recebidas por e-mail, sites de relacionamento e outros sites que podemos encontrar pela rede. 

Em sua grande maioria são conhecidas como correntes, com apelos ligados à religião, apelos sentimentais, difamação de pessoas importantes ou conhecidas, campanhas filantrópicas (campanha que envolve dinheiro dizendo ajudar as pessoas), notícias falsas sobre vírus e muitas outras que temos ou estão por vir.

Alguns hoaxes de pessoas pobres que farão cirurgia e que a cada compartilhamento receberão dinheiro. Outros prometendo dinheiro fácil. Qual a finalidade dos hoaxes ?  

Primeiramente, a finalidade é atingir pessoas menos informadas ou de certa forma “leigas” que utilizam a internet, fazendo com que algum assunto vire polêmica e também pode ser uma maneira de conseguirem levantar um banco de dados de e-mails ou nomes de pessoas envolvidas nos compartilhamentos para mais tarde enviarem e-mails com propagandas ou outras mensagens indesejadas. Em sua grande maioria são baseados em informações distorcidas ou incompletas, mentiras ou qualquer outra informação que nos gere dúvidas quanto a ser verdade ou não. 

E como “espalhar boatos” é algo que faz parte da vida dos seres humanos e temos aquele sentimento de contar novidades a outras pessoas, sem pensar, acabamos fazendo parte disso tudo, compartilhando informações que nem sempre são verdades, como essas. 

Só que os boatos acabam tomando proporções muito grandes, já que na internet a comunicação é muito rápida, com a capacidade de enviar uma única informação a centenas de pessoas, em apenas alguns segundos. 
 Quais os principais assuntos dos hoaxes? 

Os principais assuntos são: 

De apelo emocional, onde vemos crianças doentes, acidentes, animais maltratados ou qualquer mensagem que comovam as pessoas e as façam se sentir culpadas se não compartilharem. Oferecimentos de brindes ou algo sonhado, como conseguir emprego, ganhar dinheiro fácil, emagrecer rápido e sem sofrimento, prometendo prêmios, apelando para algumas fraquezas que nós, os seres humanos, temos. 

Apelos que demonstram indignação ou revolta contra algo, possíveis teorias conspiratórias, pessoas importantes que supostamente fazem parte de seitas, mensagens subliminares e muitas outras que envolvam a vida e comportamento de outras pessoas.

Como identificar uma farsa? 

• Geralmente temos pedidos de “compartilhe”, “espalhe essa mensagem para o maior número possível de pessoas”, o que caracterizam as correntes.

• Nomes de pessoas importantes, empresas, marcas ou de produtos, para tentar dar um ar de verdadeiro ao boato. 

• Nenhuma empresa oferece recompensa ou doação pela internet, basta consultar páginas oficiais para ter a verdade, pesquisar mais a fundo, questionar se outras pessoas conhecem o fato, antes de compartilhar. 

• A mensagem pode dizer que você terá azar, que vai ficar solteiro, que Deus não te perdoará, que seus sonhos não se realizarão tudo na tentativa de te convencer por superstição ou religiosidade.

• Notícias importantes são divulgadas pela imprensa e grandes sites bastam pesquisar, por exemplo, no Google ou simplesmente se informar por outros meios para ver se a notícia é verdadeira.

• Mensagens com letras maiúsculas, fonte grande tentando chamar sua atenção.

• Erros gramaticais em excesso argumentos repetitivos e até contradições, enviados por pessoas que você não conhece. 

Quais consequências podemos ter com os hoaxes? 

• Podem causar ofensas e constrangimentos em pessoas envolvidas. 
• Podem causar problemas para a reputação de empresas envolvidas. 
• A imagem de quem encaminha pode ser prejudicada, mesmo não fazendo parte. 
• Podem transmitir informações incorretas em tratamentos ou em situações de emergência. • Pode convencer as pessoas a baixar vírus em seus computadores. 

Como podemos combater os Hoaxes?

Não existe nenhuma ferramenta capaz de bloqueá-los. A maior defesa contra isso é se informar, se manter atualizado, não ter vergonha de perguntar às pessoas se as informações são verídicas. Pensar muito antes de publicar ou encaminhar algum conteúdo que você não tenha certeza de qual é a sua origem. 


Fonte: Leme Notícias 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...