6 de jan. de 2016

Refutando a Terra Plana em um vídeo


Créditos: CREF UFRGS

Recentemente, no facebook, surgiu uma página com inclinação para pseudociências e teorias da conspiração, mais especificamente, voltado ao tema da Terra plana, uma antiga concepção de que nosso planeta possui uma forma chata, ao invés de esférica.

Terra plana na história

9Não é de hoje que pessoas possuem uma tendência a acreditarem em pseudociências, mistificações, teorias da conspiração e hipóteses criacionistas apenas pelo fato de estarem escritas em antigos livros e sendo difundidas há milênios e enraizadas dentro de suas culturas. O fato é que muitos destas pseudociências decorrem de antigas tradições e conhecimentos ultrapassados de textos sagrados religiosos que são usados como verdade, como a criação do homem e do Universo. No caso da Terra plana, esta hipótese provêm de muitos mitos da criação. 

Os babilônios, por exemplo, achavam que a Terra era plana e estava suspensa sobre um monstro. O hindus acreditavam que a Terra estava suspensa sobre 4 elefantes e estes, suspensos sobre uma tartaruga gigante. Os egípcios acreditavam que os céus (Nut) eram sustentados pelo deus do ar (Shu) e este está sobre a Terra (Geb) e esta também era plana. Na bíblia sagrada temos muitas passagens onde uma Terra plana é mostrada. A versão contemporânea da Terra Plana foi articulada por Samuel Rowbotham (1816–1885) a partir da interpretação literal da Bíblia. 


O Vídeo

O vídeo abaixo possui o objetivo de mostrar o poder do zoom da câmera Nikon Coolpix P900 porém, acabou se tornando uma ótima refutação para a hipótese da Terra plana, segundo esta excelente explicação dada pelo professor Fernando Lang da Silveira, da UFRGS. No vídeo, vê-se a imagem de um farol localizado a 10 km do fotógrafo/cinegrafista e podemos observar claramente que o farol encontra-se abaixo da linha do horizonte, evidenciando claramente que a Terra possui uma curvatura, refutando assim a hipótese da Terra plana. 

Uma observação semelhante foi feita primeiramente por Aristóteles, em seu argumento do navio. Segundo o filósofo, ao vermos um navio partindo em direção ao alto mar, primeiramente observaremos a sua quilha desaparecer e, logo sem seguida, o seu mastro, mostrando que a Terra possui uma curvatura. Se o navio desaparecesse por completo, a Terra iria ter uma forma plana.

Além disso, há 2200 anos, Eratóstenes (276 a.C. - 194 a.C.) provou que a Terra esférica usando algumas estacas, a luz do Sol e a matemática. Ele mediu a circunferência da Terra e o seu raio com uma precisão incrível para uma época sem tecnologia. 
Na era da informação, a ignorância é uma escolha. 

Confira o vídeo:



Alguns links úteis:

Distância ao horizonte: navio "afundado"!
Ainda sobre a distância ao horizonte!
Refutando a Terra Plana

http://www.misteriosdouniverso.net/2016/01/refutando-terra-plana-em-um-video.html


5 comentários:

  1. Mas só vi uma comprovoção que é compreendida por meio da lei da pespectiva, e o tempo do sol nos extremos médios onde fica o trópico de capricornio e cancer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fosse simplesmente perspectiva,então você conseguiria ver a base da torre,coisa que não acontece.

      Excluir
  2. Pergunta "simples" que eu faço: se há uma "curvatura" na imagem da direita então por que o farol não está inclinado?????????????????? como pode um farol estar de pé mesmo estando "depois da curvatura"??? que merda hein, tem que ser muito burro pra acreditar que as pessoas no Japão estejam "de cabeça pra baixo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas está inclinado. A circunferência da Terra no Equador é de 40.000 Km aproximadamente. O farol foi filmado a 10 Km. Nem dá 0,1 porcento. Qualquer inclinação seria sutil mas se vc tiver paciência te proponho 2 experimentos, ok? 1º observe atentamente o telhado e os terraços do farol na primeira e na segunda imagem. Na segunda estão ligeiramente arredondados para cima (tem que ter saco pra comparar) com a segunda torre acontece o mesmo. 2º pegue uma moeda - que claramente é redonda - e ponha sob um microscópio (ótico, de escola) e amplie umas 200X pelo menos. Surpreendentemente o seguimento estará plano, mesmo que saibamos que a moeda é redonda. Isso porque a grandeza da curvatura (360º em 40.000 Km) ilude os sentidos. Quando vc coloca a moeda sob um microscópio vc simula essa grandeza através da mudança de perspectiva. Agora, se tudo é mentira da NASA, então como não podemos, mesmo com todo o zoom maravilhoso da camera, ver o pé do farol? Abraços e boas festas.

      Excluir
  3. CORREI! CORREI! A IGREJA UNIVESAL ESTÁ CURANDO CÂNCER MORTAL COMO “LINFOMA DE HODGKIN”! “NÃO É MAIS NECESSÁRIO IR PARA O HOSPITAL”! “MÉDICOS ATEUS JÁ ESTÃO ACREDITANDO EM DEUS, ABANDONANDO A MEDICINA, E SE TORNANDO PASTORES DA IGREJA UNIVERSAL”! (Leitor, não perca o meu comentário de amanhã, 03.07.2022, sobre toda a verdade da propaganda enganosa, criminosa, de uma testemunha e da própria Igreja Universal! Onde estão o jornalismo investigativo? Onde está a polícia? A justiça desse país apocalíptico, onde Ministros do Supremo Tribunal Federal frequentavam a bodega do estuprador em série e assassino João de Deus! Leia também sobre o atraso criminoso do SUS, em vários meses, para o começo do tratamento desse linfoma potencialmente mortal, se não for diagnosticado e tratado no seu devido tempo, ou seja, o mais precocemente possível. Saiba sobre o risco de morte, após o caroço no pescoço, característico do linfoma, já estar perigosamente crescido! Saiba dos riscos ou dificuldades, ou fracasso, do tratamento dessa doença, no caso de parentes, amigos, entes queridos, etc., adquiri-la! Leia amanhã sobre os índices de cura do linfoma de Hodgkin no Brasil e na Europa! Incidência, etc. Leia sobre os poderosos recursos biológicos naturais do organismo nos indivíduos otimistas, que querem viver! Leia sobre as mutações ou metamorfoses físicas e orgânicas do mundo animal, em diversas situações, como, por exemplo, mudanças de clima ou estação, competição sexual em época de acasalamento, fuga das presas frente ao predador (o “milagre” da reconstituição da cauda perdida das lagartixas). Como os orangotangos alfas desenvolvem duas grandes abas nos dois lados das bochechas, enquanto dos demais machos não as desenvolvem até que o macho alfa morra ou seja destronado! As “milagrosas” regenerações de membros das salamandras! etc. (L. C. Balreira).

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...