6 de mar. de 2014

A LENDA DA RASGA MORTALHA


Rasga-mortalha é o nome popular que se dá , na região
norte e nordeste, à uma pequena coruja, de cor branca, de vôo
baixo. O atrito de suas asas , ao voar, produzem o som
de um pano que está sendo rasgado. O povo acredita
que, quando ela passa sobre a casa de alguma pessoa
doente, ela esteja rasgando a mortalha do doente, que ,
assim está prestes à morrer.
A rasga mortalha é uma coruja, grande e branca que como toda coruja só sai na boca da noite. Quando ela passa por cima de uma casa e dá aquele grito, que parece pano rasgando, é um aviso de que alguém da casa vai morrer e é logo.
Conhecida também como Suindara, a rasga mortalha é uma coruja que possui fama de agourenta. Em algumas regiões, principalmente no norte e nordeste do Brasil, acredita-se que quando essa ave passa por cima de alguma casa soltando um ruído semelhante a um “pano sendo rasgado”, é sinal de que algum morador por ali está perto de morrer.
[hana-code-insert name='UOL-NOAM' /]
Essa crendice teve início a partir de uma antiga lenda. Conta-se que tudo começou com uma jovem de trinta e cinco anos de idade, um pouco gorda e de pele muito branca. A jovem se chamava Suindara, trabalhava como carpindeira (mulheres com mais de trinta anos que eram pagas para chorarem em velórios e cemitérios) e era filha de um temido feiticeiro chamado Eliel. A jovem Suindara era muito inteligente e respeitada na sua comunidade, todos a conheciam como “Coruja Branca”. Suindara levava uma vida normal, exceto pelo fato de ser carpindeira.
Os problemas da jovem iniciaram quando ela começou a namorar as escondidas com um rapaz chamado Ricardo, que era filho de uma condessa chamada Ruth. A condessa era conhecida por sua rigidez e era muito preconceituosa. Se o romance de Suindara e Ricardo fosse descoberto, jamais seria aceito pela condessa, mas Ruth acabou descobrindo e arquitetou um plano malévolo para acabar com a relação dos dois.

[hana-code-insert name='UOL-NOAM2' /]


Coruja-das-torres é uma espécie que pertence a família dos titonídeos, também conhecida pelos nomes de coruja-da-igreja, coruja-branca, coruja-católica e rasga-mortalha.
Coruja-das-torres é uma espécie que pertence a família dos titonídeos, também conhecida pelos nomes de coruja-da-igreja, coruja-branca, coruja-católica e rasga-mortalha.
A condessa mandou que sua empregada Margarida entregasse um bilhete para a carpideira dizendo que contrataria os seus serviços e para isto seria necessário que as duas se encontrarem atrás de uma cripta azul , que ficava no local mais afastado e escuro do cemitério .
Assim que Suindara chegou no local combinado foi assassinada por um empregado de Ruth. Todos lamentaram muito quando ficaram sabendo da morte da jovem, a enterraram em um luxuoso mausoléu e para homenageá-la esculpiram uma enorme coruja branca no meio da sua cripta.
Eliel, utilizou as cartas de tarô e acabou descobrindo que a verdadeira assassina de sua filha era a condessa da aldeia. Foi aí que ele resolveu executar um poderoso ritual para se vingar da assassina. Eliel foi até o túmulo de sua filha e executou sua magia. O espírito da moça penetrou na enorme estátua de coruja branca e fez com que ela criasse vida própria. A coruja saiu voando pela aldeia e foi até a sacada da janela do castelo onde dormia Ruth, começou a piar um canto estranho, semelhante ao som de roupa de seda sendo rasgada. Durante toda a noite a aldeia ouvia assustada o som aterrorizante da ave. No dia seguinte a condessa amanheceu morta e suas roupas de seda foram encontradas rasgadas, como se alguém as tivesse cortado.
A partir desse evento, a coruja começou a soltar seus gritos aterrorizantes sempre que alguém estava perto de morrer na aldeia. Até hoje as pessoas ainda temem quando a “rasga-mortalha” sobrevoa suas casas soltando “gritos”, pois bom sinal não é. Existe até um “contra-feitiço” para a maldição da coruja, são palavras que se diz para afastar o agouro do animal: ” Aqui não tem tesoura nem pano, não tem ninguém morando aqui” Eu mesmo já testemunhei morte de gente que foi “agourada” pela “rasga-mortalha”, pode até ter sido coincidência, mas quem sou eu para duvidar?!


Diz a lenda que se uma coruja Rasga- Mortalha pousar no telhado ou na sacada de sua casa e piar, um som semelhante ao rasgo de seda é sinal de que alguém da casa logo falecerá.

54 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu acredito no Deus poderoso , Que criou o Céu e a Terra.. ❤

      Excluir
    2. Tbm acredito...Já constatei. Após uma passar por cima de minha casa...Não custou mto minha vizinha faleceu!!! Meu pai contava mto sobre essas lendas. Ele acreditava.

      Excluir
    3. Isso não existe!
      É só lenda de gente tola!
      É apenas uma ave de habito noturno. Deveriam é agradecer, pois essas aves caçam ratos e insetos que podem ser nocivos ao ser humano.

      Excluir
  2. Meu Deus, a vó da minha esposa está doente no hospital, e escutamos agora esse barulho dessa coruja...dia 22/05/16

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eai ela morreu ou não? estou muito assustada ela pousou aqui em casa

      Excluir
    2. Vem aqui pra casa que eu cuido de você

      Excluir
    3. Tenham Fé em Deus , Pois ele Sim sabe a hr certa de alguém partir e ñ uma curuja ... Deus é Fiel ❤

      Excluir
  3. eu tava na minha janela, passou uma coruja deu uma rasgada que eu me assustei, vi ela bem de perto.

    ResponderExcluir
  4. Um dia antes do meu avô falecer, ela cantou no meu telhado. Antes de ontem tb cantou e amanheci com a noticia de q minha tia havia falecido... eu acredito

    ResponderExcluir
  5. Sim é verdade!!! Está coruja representa de fato um poder muito maior na natureza que se chama Iyami Osoronga , dias antes do meu padrinho falecer uma rasga mortalha sobrevoou minha casa com seus berros pavorosos. Meu padrinho faleceu num terrível acidente de carro.

    ResponderExcluir
  6. Acho isso uma baita mentira , só Deus o dia que morreremos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exato só ele sabe mas não é ele que vai pessoalmente buscar a pessoa porque acha que existe o Anjo da morte?

      Excluir
  7. Primeiro meu aVó depois minha avô os dois antes de falecerem,receberam a visita da coruja em sua janela no quarto em que estavam enfermos,triste isso, a coruja batia na janela.Coincidencia ou não a casa de minha tia fica perto do cemitério... Indo para a casa de minha tia dormir lá, nos dois enterros a coruja estava lá, embora isso seja um presságio ou coisa do mal, meus avós eram muito religiosos, não tinham mal algum no coração...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme você mesmo disse, acasa da sua tia, fica próximo ao cemitério. Ela, se alimenta de ratos, baratas e escorpiões.No cemitério, por ser um lugar ambientalmente sujo, existem essas pragas em grandes quantidades assim como também existem em ambientes abandonados. Ela passou nesse local, para buscar essas refeições da qual ela se alimenta. Assim como a morte não tem hora para acontecer na nossa vida, não tem para um bicho que não se cria em casa se alimentar. Então , tanto pode acontecer de alguém morrer no dia em que ela passar, dias depois ou um tempo depois. A pessoa morreu porque era a hora dela da mesma forma que era a hora da rasga-mortalha se alimentar.Pode ter ocorrido vezes em que você ou ninguém que acredite nessa lenda, não tenha estado em casa e ela ter passado , porém no dia em que seus parentes morreram, ela passou por uma simples coincidência.Durma tranquilo agora e até convide ela para entrar quando passar. Ela só vai querer "limpar" sua casa.Agora se você insiste em acreditar, Há algo chamado viés de confirmação que ocorre toda vez que alguém põe algo na cabeça e por uma coincidência, esse algo acontece e a pessoa acredita porque já está na cabeça dela. Acreditar e ficar só pensando naquilo, atrai energias para nós; positivas, se o pensamento for positivo, negativas, se o pensamento for negativo.Tire as provas reais e veja se não.

      Excluir
    2. pq a morte nao eh um mal... se nos sobessimos q nossa moradia nao eh aq e sim apos morte...saberiamos curte de melhor forma a vida ...e fariamos de tudo para cumprir o destino pra voltarmos...ninguem quer ouvir falar em morte mas todos sabem que esse e um futuro certo...a morte nao e um castigo...e temos que viver para elevar o espirito..nao vejo a coruja como mal goro...acho que ela avisa.... para dar tempo de nos despedir...

      Excluir
  8. Isso é lenda gente, eu tenho uma coruja dessa aqui do lado da minha casa,eu alimento ela,ela vive na janela esperando pedaços de carne,kkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Ela é so um animal como o "coelho"q dizem q o pé dele da sorte...

    ResponderExcluir
  10. Quanta baboseira... A pobre ave paga muitas vezes com a vida por conta de uma lenda inventada pelo ser humano. Ridículo. Eu como bióloga e educadora ambiental luto contra esse tipo de lenda, para que a coruja não seja morta por uma simples crendice sem pé nem cabeça, e sem comprovação científica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal proteger animais.
      Mas quanto a "comprovação cientifica" todos sabem que a ciência não anda junto com a fé. Para a ciência o ser humano veio do macaco, para a fé fomos criação de Deus.

      Excluir
    2. Ciência não anda junto com a "fé" porque muitos confundem "fé" com "superstição", invenções e lendas sem realidade que amedrontam pessoas que na ignorância agridem e judiam de um animal belíssimo e importante para conter ratos e outros animais que podem ser danosos a saúde das pessoas.

      E ciência analisa fatos, como a evolução é um fato e jamais afirmou que o ser humano decente do macaco.

      Excluir
  11. Outra coisa, o vôo da coruja é extremamente silencioso. Ruido das asas batendo? Que absurdo... A vocalização dela é extravagante, mas isso não causa a morte de ninguem. Na Europa antiga, a coruja é símbolo da sabedoria e não de má sorte. Para vcs verem como isso é subjetivo, ou seja, depende do que cada pessoa quer acreditar. Meu conselho é, acreditem em fatos. A coruja é apenas uma ave, um animal que merece respeito e precisa ser conhecido para ser preservado, assim como todos os animais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. APLAUDO CADA PALAVRA TUA, MARIANA APRILE!!! O povo se respalda na fé ou na superstição como desculpa para a PREGUIÇA TREMENDA que têem de ler, aprender E SE INFORMAR CORRETAMENTE!! É RIDÍCULO!!

      Excluir
  12. Se existe o bem, também o mal existe. Mas só em Deus devemos depositar nossa confiança. crer em algo é ter fé e se há fé, lógico quê acontece.Pois minha fé é voltada à Deus em que nos protege dessas crendices malignas

    ResponderExcluir
  13. Na minha casa sempre tinha uma coruja Branca que sentava no telhado, todas as noites, e ninguém da minha família morreu, pelo contrário, tivemos muitas revelações,coruja traz sabedoria, é esse o seu arquétipo,descobrimos que ali em nossa casa, tinha muitas energias negativas e outras perdidas, também descobri que eu tinha um Dom, ou missão. Hoje como tudo foi resolvido não há vejo mais.

    ResponderExcluir
  14. Meu avô estava muito doente, com CA , e em uma noite antes dele falecer ela gritou bem em cima da nossa casa. E nessa madrugada 29/07/2016 ela gritou novamente, mais eu não ouvi, acordei com minha mãe assustada dizendo q ela tinha rasgado em cima da casa :/ Infelizmente eu acredito nisso !

    ResponderExcluir
  15. Já ouvi falar e pra falar a verdade dá um certo receio...kkkk

    ResponderExcluir
  16. O maior é Deus, se morreu por que chegou a hora não por que uma ave rosnou por cima do seu telhado que dizer que você vai ter que morrer, acordem pra vida é pra Deus amém.🌟

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. '-' Deus decide quando a pessoa morre com toda a certeza mas alguns animais podem pressentir quando a pessoa vai morrer. a coruja simplesmente pode estar avisando que a hora de alguém ali esta chegando e que o anjo da morte está chegando para buscar a pessoa.

      Excluir
  17. Se é verdade não sei, mas segundo alguns estudiosos certos animais conseguem sentir quando um terremoto vai acontecer... e isso tem base científica. Se for verdade essa lenda com certeza tem alguma explicação racional, lógica e científica. O ser vivo em muito complexo.

    ResponderExcluir
  18. Tá na hora dessa curuja passar na casa do GOLPISTA TEMER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou criar varias pra darem crias e todas passarem na casa de vocês, comunistas doentes. Câncer deste país. Ignorante e alienado.

      Excluir
  19. Um homem morreu agora é a rasga-martalha passou

    ResponderExcluir
  20. Estava andando de carro (50 k/h) a noite em uma estrada escura com vidro quase fechado, ou seja, com um abertura de aproximadamente 15 cm. De repente senti algo batendo no vidro e consequentemente batendo forte em minha cabeça.. até o meu boné foi para o banco de trás. fiquei assustado e quando percebi havia uma coruja no porta mala... Pelo jeito a coruja veio voando arrasante em minha direção pra ser exato na minha cabeça. Além da pancada na cabeça, tive sorte pq ela bateu vidro.. ela calculou bem para me atingir pq estava com uma abertura do vidro co carro no máximo 15 cm.. A MINHA DÚVIDA É ISSO TEM ALGUM SIGNIFICADO?

    ResponderExcluir
  21. To preocupada tem uma coruja na casa da minha mãe Desde ontem cantando to com MT medo

    ResponderExcluir
  22. Uma certa vez...uma vizinha agonizava,pela morte do seu falecido marido...em um certo dia a rasga mortalha pousou em sua janela com gritos a gonizantes...no dia seguinte ela faleceu com um sorriso no rosto.

    ResponderExcluir
  23. Quando ela rasga em cima da casa de alguém é certo a pessoa morrer!

    ResponderExcluir
  24. Nossa,ahora tem una aquí nad arvores.fiquei cm medo,mad deus e maior amem

    ResponderExcluir
  25. Calma pessoal, é apenas superstição!!! Certa vez quando criança, vi uma dessas corujas pousando na caixa d'água da minha casa e ela piou. Mas ninguém da minha casa ou dos vizinhos morreram ou ficaram doentes. Ficou marcado na minha memória, nunca havia visto antes uma ave tão bela na minha vida, branca como a neve e olhos negros. A propósito, sou de Minas Gerais, por isso deve ser muito raro vê-las por aqui.

    ResponderExcluir
  26. Nos EUA tinha um gato chamado Oscar andava num hospital que não lembro o nome,qdo tinha uma pessoa pra morrer o gato ficava no quarto do enfermo,contam que não falhava,alguns animais tem a premonição de sentir algo diferente,A coruja suindara é temida aqui na minha cidade js relatei e ouvi causos dela passar em cima da casa do enfermo e ele morrer dias depois,assim tbm como o cachorro que fica uivando da uma sensação horrível muitas gente diz que chama a morte. .toda crença tem um fundo de verdade.

    ResponderExcluir
  27. Uma vez uma rasga mortalha pousou encima daqui de casa e rasgou por horas encima de casa, e hoje eu tô aqui.

    ResponderExcluir
  28. Acho isso bem supersticioso, Deus e quem sabe de tudo, Ela sai anoite para caçar se não ela é quem vai morrer.

    ResponderExcluir
  29. Uma vez uma passou por cima da minha casa rasgando tudo que podia faz mais de dez anos estou aqui lhes contando a história deixem de ser supeticiosos não andar debaixo de escada se ver gato preto acha que vai dar azar se eu vir uma escada passo por debaixo dela se o gato preto cruzar meu caminhão se deixar até aliso ele isso é tudo besteiras superficial creiam só em Jesus Cristo como senhor é salvador das vossas vidas entreguem suas somente a Jesus pois só Jesus Cristo salva a morte do Deus Jesus Cristo venceu a morte Deus senhor do céu e da terra amen

    ResponderExcluir
  30. Omtem a noite uma rasga mortalha cantou bem alto e rasgou emcima da minha casa, na vdd estou com muito medo. Se algo ruim acontecer e não for comigo venho aqui, relatar o acontecimento para vcs!

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. E infelizmente,a pobre coruja acaba pagando com a própria vida por causa da ignorância e falta de informação de algumas (muitas) pessoas.Lamentável! (-_-)

    ResponderExcluir
  33. • Gente estava na casa da minha mãe passei mais ou menos 1 mês ouvindo essa coruja passar por cima da minha casa e soltar esse grito, estou em na casa do meu pai e ouvi já faz duas noites ela passar e rasgar 😔 tô preocupada

    ResponderExcluir
  34. Quem é incrédulo demais e fica jogando Deus em tudo que é situação não deveria nem ler esse material... #sóacho

    ResponderExcluir
  35. Esta lenda é verdadeira. Antes de minha mãe morrer, eu a avisei de que havia uma coruja piando em volta da casa. Pedi para ter cuidado, mas ela riu de mim, disse que era superstição, abusou e acabou morrendo. Pela minha própria experiência, sei que a coruja não só avisa a morte de gente, como de animais, colheitas, e também avisa de desgraças, falências, doenças, etc. Ela avisa, cabe à pessoa tomar cuidado e não abusar.

    ResponderExcluir
  36. Coitado dos animais, principalmente a coruja, eles não têm culpa das superstições loucas das pessoas. Só pessoas que não acreditam em DEUS é que dão margem a essas ridículas superstições. Deus não determinou que animal algum ou qualquer coisa debaixo do sol, tivesse poder para determinar previsão negativas da vida de uma pessoa. Essas superstições são herança pagãs de povos antigos que adoravam o sol, a lua e estátuas como deuses. Quem tem a fé no negativo por ela será regido. Já vi várias corujas dessas cantarem nas casas de pessoas, que até estavam doentes, e nunca morreram pelos seus gritos, que digam de passagem faz parte dela.

    ResponderExcluir
  37. Acredito muito nisso e é uma verdade SIM! Na minha cidade Natal em Santo Amaro Bahia, acredito também que 90% da população, acreditam nisso!

    ResponderExcluir
  38. A dita cuja da Rasga Mortalha já passou rasgando por cima de mim mais de 10 vezes e até hoje eu não morri. Eu tinha medo dela quando era mais novo, mas hoje eu enxergo isso como pura superstição. Se fosse assim, eu estaria ferrado de azar pelo tanto de vezes que os gatos pretos cruzaram o meu caminho. A vida é feita de altos e baixos, nuns momento você pode estar por cima e em outros você pode estar por baixo.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...