5 de mar. de 2017

O QUE É A VERDADE?


Nós, SERES HUMANOS, SOMOS ESTRANHOS. CONSTRUÍMOS nossas leis, sociedades, códigos, religiões, política, estabelecemos regras, tentamos nos adequar, nos respeitar enquanto nossos interesses  se mantêm resguardados. Somos moralistas, legalistas, éticos, sim senhor, afinal, fazemos tudo certo, tudo de acordo com as regras, conforme manda o figurino e podemos comprar com o nosso número de CPF imaculado ou alguma certidão que testifique nossa idoneidade, o quanto somos de fato honesto e verdadeiros. Está tudo sob controle, tudo no seu devido lugar, portanto, por favor, não embaralhe as coisas - pedimos quase amedrontados.
   Pensar sobre a verdade pode ser perigoso. Se resolvermos ir além da superfície, se decidirmos mergulhar a cabeça e tentar enxergar só um pouco mais, percebemos quão frágeis são os nossos conceitos de verdade, especialmente porque ninguém sabe de fato o que ela é. Dá medo relativizar absolutos e assumir que tudo o que temos é quase nada, e o que pensamos saber, muito pouco.
   É quando nos flagramos com as nossas caixinhas nas mãos, aquelas que antes acreditávamos serem suficientes para guardar o que não cabe, controlar o incontrolável, domesticar o essencialmente selvagem. Tudo o que resta é assumir que nossas leis, nossas regras, nossas verdades são apenas periféricas, importantes para que uma sociedade viva civilizadamente, mas nada além disso.

   Se não controlo a verdade e tampouco posso explicá-la, resta apenas reconhecê-la, identificando fragmentos de verdade até onde nunca imaginei. Quando me desapego do sentimento de posse, quando reconheço que quase não se explica, me abro e começo a entender que verdade não se explica não se encaixa, não cabe em palavras ou no vocabulário mais erudito. 

Verdade se experimenta, se vive, se aplica no olhar de quem não se atreve em julgar, não se apressa em condenar, não se coloca em nenhuma posição de juiz de ninguém, apenas porque reconheceu que, em se tratando da verdade, somos leigos, eternos aprendizes.

Mensagens que chegam pela manhã



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...