7 de abr. de 2016

Você conhece os seus ancestrais de 50 mil anos atrás? E você sabe o que é Gene Super Atleta? (Vídeo)


Você conhece os seus ancestrais de 50 mil anos atrás?
No dia 28/03/2016, a Science publicou uma matéria bastante relevante para entender nossa verdadeira origem e trajetória no planeta.
Atualmente, sabemos que várias linhagens de hominídeos coexistiram e interagiram entre si. Antes, acreditava-se que os Neandertais, que viviam na Europa e no oeste da Asia, haviam sido totalmente extintos pelos Homo sapiens e fatores ambientais. Entretanto, descobriram que nós, homens modernos (com exceção dos que são essencialmente de origem africana), apresentamos 2% do genoma Neandertal em nosso DNA. Ou seja, nossos ancestrais se reproduziram com eles, e deu certo!

Mas não apenas com os Neandertais. Cientistas registraram uma nova linhagem de hominídeos que viveram entre 50 a 170 mil anos atrás em cavernas na Sibéria, os Denisovans. Após o sequenciamento genético, descobriram que muitos de nós possuímos uma considerável carga gênica desses siberianos! Humanos originais da Asia e Oceania contam com até 6% do seu DNA miscigenado ao dos Denisovans. Interessante, não é?

De acordo com os cientistas Sankararaman e Reich, o evento reprodutivo entre Homo Sapiens e Neandertais ocorreu há 50 mil anos atrás, Já a relação do Homo Sapiens e Denisovans ocorreu aproximadamente 10 mil anos depois, portanto há 40 mil anos atrás. O período foi relativamente próximo, abrindo portas para a pergunta: Com quantas outras linhagens de hominídeos será que nós nos misturamos naquele período?

É interessante que essa mistura gênica obteve alguns resultados observáveis até agora. Por exemplo, um gene Denisovan encontrado em humanos no Himalaia é responsável por reduzir o nível de hemoglobina no sangue (sim, reduzir - Entenda: https://www.youtube.com/watch?v=rmtU9a8iFdI ), aumentando sua capacidade de respiração em altas atitudes! Além disso, evidências apontam que, provavelmente, os híbridos machos Denisovan X Homo Sapiens não eram capazes de se reproduzir.
Logo, se você descobrir que possui genes dos antigos siberianos, agradeça à sua tatatatatatata 10*500 rAvó!

O GENE SUPER ATLETA!Já imaginou se existisse um gene raro na humanidade que te permitisse utilizar melhor o oxigênio...
Publicado por Liberte Sua Mente em Quarta, 6 de abril de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...