Os domínios da Deep na maioria das vezes giram em torno do .ONION (o .com da Deep), para entender melhor você nunca vai ter um domínio “fulano.onion” e sim algo parecido com “ppokf43248hcf2.onion”, e como se já parecesse difícil esse link, você também não vai conseguir acessá-lo de um navegador normal, apenas navegadores preparados para a Deep Web conseguem abrir esses links.
O navegador mais utilizado para acessar a Deep Web é o Tor Browser, com ele você consegue navegar anônimo, dificultando a possibilidade de rastrearem seu IP. O TOR cria vários túneis de conexão criptografadas e trabalha como proxy, fazendo com que seu IP fique anônimo e você consiga abrir os links da Deep Web .onion que são criptografados.
O Tor é fácil de usar, baseado no Firefox, você consegue baixá-lo no site do projeto torproject:
https://
Com o navegador aberto e funcionando, você conseguirá acessar as páginas da Deep.
A Deep Web tem muito conteúdo de diversos tipos, tem coisas que você não vai querer ver, conteúdos pesados, como pornografia de todo o tipo, comercialização de drogas, armas, contratação de assassinos, muita coisa horrível. Mas tem o lado bom também como livros raros, documentações manuais e curiosidades, se souber pesquisar você consegue achar muita coisa útil por lá. É isso tudo, que eu não encontro na surface, que eu vou começar a buscar na Deep!
A Deep muitas vezes é utilizada para troca de informações sigilosas, utilizadas por jornalistas, governos, hackers, etc. Existem muitas documentações boas que você dificilmente encontraria na internet tradicional, ou na Surface Web como é chamada, existem também livros raros, músicas, enfim.
Na Deep os Fóruns são muito famosos, onde pessoas discutem assuntos de diversos tipos, na maioria ilegais é claro. Mas vai um aviso, acessar a Deep não é crime, entretanto dependendo do que você for fazer lá dentro, cuidado! Ela já é escondida porque tudo o que tem lá são conteúdos que se desejam o anonimato deles, por isso não estão na surface.
Existem diversas camadas da Deep Web, as mais profundas apenas hackers e físicos experientes, ou gente doida com influência tem acesso. Na verdade a Deep Web, ou o que você vai conseguir acessar com o TOR é considerada a 4° camada da internet, vou explicar sobre essas camadas a seguir:
1° - Common Web: a internet “normal”, onde todos acessam diariamente, facebook, youtube, redes sociais em geral, blogs, etc.
2° - Surface Web: São os sites mais escondidos da web normal, mas ainda é fácil de acessar, e também são indexados pelo Google.
3° - Bergie Web: Essa camada é a que separa a internet normal da Deep Web, nela você vai acessar sites de grupos fechados que utilizam proxy, como o Tor ou alguma outra ferramenta que permita o acesso. Até agora, foi por aqui que naveguei. Nada demais. Os sites têm aquele formato antigo, onde o texto tem muito mais espaço do que as imagens, lembrando os atuais fóruns. Como não achei nada, resolvi me aprofundar mais, na Charter.
4° - Charter Web: Aqui começa a Deep Web, onde você vai acessar sites .ONION com o TOR, sites FREENET e I2P, que são as camadas mais conhecidas da Deep. A .ONION é a mais fácil de navegar, e é onde você vai encontrar conteúdos pesados mas nem tanto, comparado com o que tem mais em baixo. Aqui você ainda consegue ir muito além, Hidden Wiki já encontra-se nessa camada, mas existem lugares que você só vai acessar com sistemas de Shell fechados, e no lado mais fundo da quarta camada já chegando na 5° você só acessa com Polymeric Falcighol Derivation, baseados em Mecânica quântica ou computação quântica, nesse ponto se você chegar tenha muito cuidado, não é à toa que eles utilizam criptografia complexa nesse lugar.
5° - Mariana’s Web: Aqui quase ninguém tem acesso, a chamada Darknet, o lado mais fundo de todos, apenas quem tem conhecimento mais avançados em computação e física consegue acessar, é onde estão os conteúdos mais sigilosos, na maioria das vezes ilegais. Tem gente do bem que entra aqui, mas entra para estudar documentos secretos e restritos para o público em geral, aqui a troca de informação sigilosa é mais comum. Quem chega nesse ponto é bem difícil de ser detectado, por isso a liberdade de oferecerem seus serviços incomuns.
Essas são as 5 camadas conhecidas da internet, mas dizem que possam existir mais umas 5 ainda mais fundo, se quase ninguém sabe o que tem na Mariana’s Web, imagina nessas outras camadas. Óbvio que você nunca vai acessá-la sem ser convidado e sem obter as ferramentas certas.
Assim que eu tiver resultados nas minhas pesquisas, eu publico aqui. Pretendo também, assim que me sentir seguro e tiver experimentado bem, apresentar alguns tutoriais e links. Enquanto isso, camaradas, aguardem pelas novidades. Já passou da hora desta página adentrar os limites da Deep Web. Afinal, quanto mais difícil a obtenção de uma informação, maior o seu valor!
Desejem-me sorte!!
# Ivan Figueiredo
TODA SORTE DESTE MUNDO E DO OUTRO TAMBÉM
ResponderExcluirThe name ""darknet"" is apropos. It just goes to show that people are not always ""good."" There's a whole lot of weirdness out there. That being said, I am glad that some people still hold themselves to a higher standard--but I also tend to think that this standard is a learned behavior, and not necessarily a given. At any rate, humans are lead astray rather easily...Your article is very compelling and gives one plenty of food for thought. Up, useful, interesting.
ResponderExcluirHarold Burton