21 de abr. de 2019

O FASCISMO ETERNO - UMBERTO ECO

O que Umberto Eco tinha a dizer nessa palestra em 1995 que possa ser importante para nós em 2019?

O Fascismo foi o primeiro regime desse tipo a surgir no século XX.
O Fascismo foi a primeira
DITADURA DE DIREITA que dominou um país europeu e que em seguida todos os movimentos análogos encontraram uma espécie de arquétipo comum.

O Fascismo italiano foi o primeira a criar a liturgia militar, um folclore, e até mesmo o modo de vestir. Somente nos anos 30 surgiram movimentos fascista na Inglaterra, na Letónia, na Lituânia, na Hungria, na Romênia, na Bulgária, Grécia, Iugoslávia, Espanha, Portugal, Noruega e até na América do Sul....para não falar na própria Alemanha que teve o seu nazismo posterior ao Fascismo italiano nos anos 20.

O Fascismo não tem uma ideologia muito monolítica, muito clara, delineada, como acontecia com o nazismo por exemplo que tinha no Mein Kampf - A MINHA LUTA de Hitler que tinha a delineação de todos os princípios do nazismo, no que eles acreditavam, um mundo que ele desejavam, e se não respeitasse aquilo, não poderia ser chamado de nazismo.
Enquanto que Benito Mussolini não tinha filosofia nenhuma. Ele era um cara bom de retórica, ótimo pra fazer discursos fortes e emocionantes, mas ao mesmo tempo ele era uma contradição em si. Mussolini era um cara que começou republicano e acabou aderindo a monarquia. Ele começou a dizer que era ateu convicto e depois fez uma importante aliança com a igreja católica, e assim passou a citar deus em seus discursos. E por isso que o Fascismo que ele cunhou acaba servindo como um genérico para tudo.

O termo FASCISMO adapta a tudo porque é possível eliminar de um regime fascista um ou mais aspectos, ele continuará sempre a ser reconhecido como fascista, ou seja, ele não tem uma ideologia muito clara, ele tem apenas algumas características principais. 


E quais seriam essas características principais?

Confira o vídeo abaixo: 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...