1 de ago. de 2018

KAMEHAMEHA I - O GRANDE: VOCÊ SABIA QUE A TÉCNICA PRINCIPAL DO GOKU - O KAMEHAMEHA TAMBÉM FOI NOME DE UM RENOMADO REI DO HAVAÍ? CONFIRA!

Se tem uma técnica de Dragon Ball que é famosa, ela é o Kamehameha. Até mesmo aqueles que não são fãs do anime ou mangá, reconhecem o nome. Afinal, esta é a principal técnica de Goku.
Kamehameha é o primeiro ataque de energia mostrado em Dragon Ball.
O Kamehameha é o ataque mais usado na série, e é a técnica principal de Goku.

O Kamehameha foi inventado por Mestre Kame praticando por cinquenta anos antes de Dragon Ball. Chamando sua energia latente nas palmas de suas mãos, Kame consegue lançar um raio explosivo de energia. Goku aprende após ver Mestre Kame usando-o para apagar as chamas na casa de Rei Cutelo na Montanha Fry-Pan. Para a surpresa de Kame, Goku consegue performar a técnica de primeira.



Disambig grey.svg Nota: Se procura a técnica da série Dragon Ball, veja Kamehameha (Dragon Ball).
Kamehameha I
Rei do Havaí
Reinadojulho de 1782 - 18 de março de 1819
ConsorteKaʻahumanu
Keōpūolani
Kalola-a-Kumukoʻa
Peleuli
Kalākua Kaheiheimālie
Namahana Piʻia
Kahakuhaʻakoi Wahinepio
Kekāuluohi
Kekikipaa
Manono II
Kānekapōlei (solteira)
Coroaçãojulho de 1782
Sucessor(a)Kamehameha II
CasaCasa de Kamehameha
DinastiaKamehameha
Título(s)Kamehameha, o Grande
Nome completo
Kalani Paiʻea Wohi o Kaleikini Kealiʻikui Kamehameha o ʻIolani i Kaiwikapu kaui Ka Liholiho Kūnuiākea
Nascimentojulho de 1758
Kapakai, Kokoiki, Moʻokini Heiau, Kohala, Ilha Havai
Morte08 de maio de 1819 (60 anos)
Kamakahonu, Kailua-Kona, Kona, Ilha Havai
Enterro5 de agosto de 1819
Filho(s)Liholiho (Kamehameha II)
Kauikeaouli (Kamehameha III)
Nāhiʻenaʻena
Kamāmalu
Kīnaʻu (Kaʻahumanu II)
Kahōʻanokū Kīnaʻu
Pauli Kaʻōleiokū (ilegitimo)
PaiKeōua
MãeKekuiapoiwa II
Kamehameha I (c. julho de 1758 – 8 de maio de 1819), também conhecido como Kamehameha, o Grande, conquistou as Ilhas Havaianas e estabeleceu formalmente o Reino do Havaí em 1810. Desenvolvendo alianças com as maiores potências coloniais do Pacífico, Kamehameha manteve a independência do Havaí sob seu comando.
Ele nasceu, provavelmente em novembro ou dezembro de 1758, em Kohala do Norte, filho de Kekuiapoiwa, filha de um chefe Kona, e, provavelmente, de Keoua, chefe de Kohala, e inicialmente se chamava Pai'ea. Segundo a lenda, seu nascimento foi acompanhado de tempestades e luzes estranhas, sinais de um grande chefe.
Por causa dos sinais, e das rivalidades com os clãs guerreiros, Kamehameha foi escondido, crescendo em Waipio, e retornando a Kailua aos cinco anos de idade. Lá, ele viveu com seu pais, e, após a morte do pai, foi treinado pelo tio, o rei Kalani'opu'u.
Um ano após a morte do Capitão Cook, Kalani'opu'u dividiu o reino entre seu filho Kiwala'o, que recebeu o poder político, e Kamehameha, que recebeu o deus da guerra Ku-ka'ili-moku. Após a morte de Kalani'opu'u em 1782, começou uma guerra entre Kiwala'o e Kamehameha, e depois da morte de Kiwala'o, ele teve que enfrentar Kahekili, rei de Maui, e seu primo Keoua, chefe de Puna e Ka'u.
O arquipélago foi apenas unificado em 1810, após várias batalhas onde foram introduzidas armas de fogo e canhões.
Kamehameha é lembrado pelo Mamalahoe, a "Lei da Pá Lascada", que protege os direitos humanos de não-combatentes em tempos de batalha.
Foi sucedido pelo seu filho primogénito Liholiho, que reinou com o nome de Kamehameha II. Kamehameha II visitou o Império do Brasil e o Reino Unido em 1824.
Kamehameha I foi homenageado ainda no século de sua morte com a construção de uma estátua em que aponta para o marsegurando uma criança no colo.

Curiosidades

Akira Toriyama, o criador da franquia de mangá e anime Dragon Ball, nomeou o golpe principal dos personagens do anime de Kame-hame-ha em sua homenagem. Ele não sabia que nome dar ao principal golpe dos Guerreiros Z, e quando estava de viagem no Havaí ele queria algo forte, que terminasse com HA para tornar o grito mais impactante. Sua esposa, então, sugeriu usar o nome do rei Havaiano Kame-hame-ha.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Kamehameha_I





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...