24 de jul. de 2018

Os Perigos da Influência Digital

NÓS VIVEMOS EM UM MUNDO ONDE A INFLUÊNCIA DIGITAL É GIGANTESCA, onde nós temos muitas pessoas na internet que influenciam os comportamentos dos cidadãos, não só do nosso país, mas do mundo inteiro.

Nós seres humanos temos uma forte tendência de seguir um comportamento de manada, fazer aquilo que o coletivo está fazendo, e isso pode ser muito problemático, e isso tudo pode ser ainda mais problemático quando esses influenciadores digitais são vistos como FIGURAS de AUTORIDADE, são vistos como pessoas que possuem um conhecimento, ou que possuem uma vivência, ou que de alguma maneira possuem um certo grau de autoridade, de superioridade em relação as pessoas, e isso faz com que as pessoas irracionalmente sejam influenciadas com que elas irracionalmente sigam comportamento do coletivo e da autoridade que sugeriu esses comportamentos.

Tenho que ressaltar que influência não é uma coisa necessariamente 'boa'; influência não é uma coisa necessariamente positiva, muito pelo contrário, nós temos grandes influências negativas no mundo, e nós temos que evitá-las, nós temos que lutar contra irracionalidade, que as vezes a admiração de uma figura, a admiração de uma celebridade, a admiração ao alguém que produz conteúdos que você gosta. Temos que tomar cuidado com isso, porque isso pode fazer com que sejamos influenciados à comportamentos não refletidos, que nós tendamos a comportamentos que são irracionais, comportamentos por vezes que são prejudiciais a  nós mesmos. Portanto a mensagem que quero deixar aqui é: não se deixe influenciar! 
Independentemente do carinho, independentemente de gostar do que uma certa pessoa diz, independentemente da simpatia que você tem por ela. Porque os estudos nos mostram de uma maneira muito claro, que quando nós gostamos de algo ou de alguém, nós tendemos a aceitar as ideias dessa pessoa por exemplo com maior facilidade, com menor senso crítico.

Quero enfatizar o seguinte, eu não aceito qualquer rótulo em função das coisas que faço e posto aqui, porque não me encaixo e nem me identifico com nenhum rótulo, como se as mesmas precisassem de tarjas para serem validadas como isso ou aquilo. Então não gosta da ideia de ser ou alguém achar que sou um influenciador digital, porque é como eu disse, influência pode ser algo que não é necessariamente 'bom'.

Tudo que faço em todas as minhas redes sociais e entre outros, é pra promover a REFLEXÃO e o RACIOCÍNIO CRÍTICO.
Muitas vezes essa tendência de MANADA e de OBEDIÊNCIA a AUTORIDADE faz com que o nosso raciocínio crítico não funcione.

Então o que quero por parte das pessoas que entenderam essa mensagem, que por meio desse blog, ou qualquer outra ferramenta virtual de minha responsabilidade de divulgação em prol do conhecimento, seja e sirva de INSPIRAÇÃO a REFLEXÃO. 
A inspiração que abre uma fresta de conhecimento na sua vida, e que faz com que você tenha vontade de escancarar essa porta, de ler mais, aprender mais, e de refletir criticamente, e de não simplesmente de aceitar aquilo que falo aqui, simplesmente porque você gostou, simplesmente porque faz sentido. Porque nem tudo que faz sentido é verdadeiro, nem tudo que faz sentido está certo.

*Quando você olha para o horizonte faz sentido você achar que a Terra é Plana, mas isso está completamente errado. Nem sempre os nossos sentidos, as nossas sensações, e as nossas emoções fazem com que tomamos decisões corretas. E portanto ao invés do termo influência digital, eu prefiro denominar de inspiração a reflexão. 

É claro que você pode sim, utilizar as ideias de outras pessoas, é claro que você pode sim, ser inspirado pelos conteúdos que eu divido aqui no meu blog por exemplo, não há problema algum. 
Mas se trata de uma inspiração que permitirá reflexões críticas, que permitirá a você usar a sua racionalidade, o seu intelecto, não é atoa que nesses últimos anos, se você clicar nas minhas matérias publicadas aqui no blog, você irá encontrar uma série de referências até de leituras, pra que você cheque de onde veio aquilo que estou falando ou apresentando, pra que você seja capaz de perseguir os estudos por si mesmo, pra que você seja capaz de sua AUTONOMIA e da sua LIBERDADE INDIVIDUAL. 

A importante mensagem que quero deixar aqui para vocês caros e amigos leitores; quando simplesmente seguimos a manada ou quando nós simplesmente obedecemos uma figura de autoridade que pode ser uma pessoa que você admira por exemplo, nós estamos abandonamos a nossa valiosa autonomia, e se tem algo que faz do ser humano ESPECIAL é de sermos capazes de refletir, de criticar, e de chegarmos as nossas conclusões.

Em momento algum aqui nesse blog por exemplo quero ou quis que as pessoas fossem simplesmente influenciadas, e que elas simplesmente aceitassem aquilo que eu digo.
Volto a dizer; o objetivo desse blog e promover o raciocínio crítico, permitir que as pessoas conheçam ideias científicas e filosóficas que muitas vezes ficam presas dentro dos muros de laboratórios, dentro dos muros de universidades, e dentro dos periódicos científicos que possuem uma linguagem dura e difícil, e por isso acabam não sendo acessíveis a população em geral. 

O meu objetivo e trazer e compartilhar esse conhecimento a nós, só que isso deve ser feito de maneira crítica.
Você não precisa necessariamente concordar com tudo aquilo que eu falo ou com tudo aquilo que posto aqui também de outras divulgações de terceiros, é perfeitamente natural que haja discordância de algumas coisas.
O importante é que nós possamos fazer esse diálogo e que as coisas que trago aqui incitem o seu pensamento, façam com que você pare para refletir e chegar as suas próprias conclusões.


Espero também que esse blog e tantos outros que tenho por aí, seja um pouco capaz de disseminar ideias, que permitam as pessoas justamente o combate o fanatismo cego e ignorância crônica ou um combate a meramente uma aceitação emocional e irracional que ocorre frequentemente nas ideias das pessoas que ocorrem no mundo afora.

Sempre a minha maior intenção e objetivo de tudo que publico e compartilho em todas as minhas redes sociais com as pessoas é de sempre promover um pouco mais de reflexão racional e raciocínio crítico no Brasil e pelo mundo afora.

Agradeço a todos com carinho pelos amigos e seguidores do blog que sempre tem prestigiado e apoio ao que é feito aqui com responsabilidade, amor e consciência de minha parte com dedicação e empenho, para que tudo seja sempre com qualidade e 

Um forte e caloroso abraços a todos!!!




Um comentário:

  1. Realmente temos o instituto primitivo de manada e isto deve-se levar em conta nas decisões.
    Obrigado pela orientação.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...