31 de jul. de 2018

O Que São Emoções e Sentimentos?

Você já parou pra pensar o que está de fato acontecendo dentro de você quando você se apaixona, quando você sente angústia de ter o seu coração partido, alegria de conquistar um objetivo ou a raiva de alguém no trânsito? 

O que está acontecendo dentro do seu cérebro nesse momento?

É comum as pessoas dizerem; que tem certas coisas na vida que são emocionantes ou que tem alguns sentimentos que são muito importantes.
Mas o que de fato significa isso? 
O que são emoções e sentimentos? 

Vamos imaginar uma seguinte situação...você está numa praia no Caribe, uma praia paradisíaca, é primavera, o sol está agradável e você resolve dar um mergulho. Lá no fundo do mar mergulhando vem um cardume de peixes na sua direção e no meio desse cardume de peixes de repente, sai um tubarão branco cara a cara com você.
É muito interessante o que acontece no seu cérebro quando ele registra a informação-tubarão. 
Seu cérebro inicia a coordenação de um programa de ações muito complexos que vai recrutar o seu corpo inteiro para uma série de mudanças; suas pupilas dilatam, sua boca seca, seu estômago altera o seu funcionamento, seu intestino para de peristaltar. Se você estiver com intestino cheio, você solta, é o famoso "caguei de medo". 

O sangue do seu corpo é redirecionado, os vasos se comprimem e dilatam. 
O sangue ele é desviado de lugares que agora não são mais importantes como por exemplo o sistema digestório enviando para lugares mais importante como por exemplo grandes músculos, é por isso que quando você está com medo aquele "frio na barriga". 
De um outro lugar onde o sangue é retirado é do rosto e é por isso que quando você olha uma pessoa com medo, ela geralmente parece pálida, branca. Além disso o seu cérebro ordena glândulas a secretar hormônios no seu sangue como a adrenalina e o cortisol que vão fazer que aumente a sua frequência cardíaca fazendo com que o coração bata mais rápido e também aumente a sua eficácia cardíaca, fazendo com que o coração bombeie mais sangue a cada batida.
No cérebro hormônios e neurotransmissores vão ativar circuitaria que vão fazer que você fique por exemplo hipervigilante, ou seja, você jamais dorme quando tem um tubarão na sua frente, você também vai estar hiperfocado num fenômeno que nós chamamos de visão de túnel, ou seja, não existe déficit de atenção quando tem um tubarão na sua frente, seu cérebro fica negativamente enviesado, hipersensível a qualquer coisa minimamente negativa e ameaçadora que esteja ao seu redor.
E tudo isso que foi descrito aqui e uma série de outras coisas acontece em menos de meio segundo.

Se você compreendeu essa orquestra fisiológica, você entendeu o que é uma emoção.

EMOÇÕES: São programas de ações coordenados pelo cérebro que gerenciam alterações em todo o seu corpo. Essas alterações são ações no sentido amplo da palavra, ou seja, ações microscópicas, como por exemplo a secreção de hormônios na sua corrente sanguínea ou a secreção de neurotransmissores nas sinapses dos seus neurônios.
Ações essas que podem ser um pouco mais complexas como por exemplo movimentações das suas víceras ou as vezes ainda mais complexas como por exemplo; comportamentos no caso de um tubarão na sua frente atacar ou fugir.

E pra quê serve tudo isso? 

As emoções são um jeito muito inteligente da natureza fazer com que um ser vivo aja sem perder tempo.
Emoção tem tudo a ver com a ação com gerar comportamentos biologicamente vantajosos frente uma necessidade imediata.
É importante notar que a emoção é automática, nós não temos controle volitivos das emoções, em outras palavras; nós não conseguimos controlar as emoções com a nossa vontade. Ninguém olha um tubarão e fala: "Óhhh...acho que vou para de peristaltar". 
Talvez você quisesse controlar as suas emoções; um dia você está entediado por exemplo, vai pra balada e resolve se apaixonar, olha uma pessoa mais ou menos interessante e assim como você decide qualquer outra coisa na vida, você decide se apaixonar ou talvez melhor ainda, você está apaixonado por uma pessoa que não corresponde o seu afeto e você resolve simplesmente desligar essa paixão. 
Parece uma ideia interessante, porém só que no ponto de vista da nossa sobrevivência isso seria péssimo, porque as emoções estão aí pra garantir a nossa sobrevivência.

Se um leão está correndo atrás de você a coisa mais estúpida que você pode fazer é ser racional, imagina que vem um leão correndo atrás de você e resolve calcular a aceleração do leão e comparar com a sua e decidir se você sobe na árvore, corre, ou grita pra alguém te ajudar? Nesse processo o leão já te devorou!!!

A eficácia da emoção portanto, deriva justamente do fato dela ser automática, dela está fora do nosso controle.
Então é mais inteligente sair correndo, gritando automaticamente.

EMOÇÕES estão sempre associadas a estímulos, esses estímulos podem ser estímulos externos, como no caso do exemplo dado, um tubarão, um alimento que você vê, uma pessoa amada que aparece ou então uma pessoa que você odeia, ou então, um assaltante ou qualquer coisa que ocorre no mundo fora de você.
Esses estímulos podem derivar de conteúdos mentais, ou seja, ideias são capazes de provocar emoções.

Se você agora pensar em alguém que você gosta, você provoca uma emoção emocional.
Se você pensar em uma pessoa que você odeia, você provoca uma reação emocional.
Basta lembrar também uma memória pode trazer toda uma reação emocional no seu corpo. Além disso as emoções elas operam numa escala que vai de positivo a negativo, nós chamamos isso de ESCALA DE VALÊNCIA:
Emoções de valência positiva são aquelas que nos inclinam a comportamento de aproximação, por exemplo; quando uma coisa nos alegra nós tendemos a nos aproximar dessa coisa.
As emoções de valência negativa são aquelas que nos inclinam a comportamento de afastamento, quando nós temos medo de algo por exemplo; nós tendemos a comportamentos de afastamento como atacar ou fugir.

Existe uma outra característica das emoções; as emoções são predominantemente inconscientes, ou seja, elas ocorrem abaixo da linha da nossa percepção e talvez você fique estranhado, você olha pra mim e diz: "Tudo bem, eu entendi que as emoções são automática, mas quando tem um leão e um tubarão na minha frente eu estou plenamente consciente de que tô com medo". "Eu digo que a partir do momento que você tomou consciência da sua emoção você já passou por um outro processo do seu cérebro que nós chamamos de SENTIMENTO.
O Sentimento ele é o sentimento de uma emoção.

O SENTIMENTO ele é uma percepção consciente de um programa emocional (SENTIMENTO É A PERCEPÇÃO CONSCIENTE E PARCIAL DE EMOÇÕES), essa percepção é sempre parcial, afinal de contas quando você está com medo, você não tem consciência de que o diâmetro das suas pupilas está variando por conta de um aspecto dessa programação emocional,você só percebe parte dessas alterações.

Por que então fazer essa distinção entre emoção e sentimento? 

A primeiro razão ela é neuro anatômica e neurofisiológica
As estruturas e circuitarias cerebrais que são responsáveis por mediar as emoções não são as mesmas que são responsáveis por mediar os sentimentos. Estamos falando portanto de circuitos cerebrais diferentes pra cada uma dessas funções.
A segunda razão é porque nem sempre uma emoção se torna consciente, é perfeitamente possível que ocorram alterações emocionais no seu corpo, e você tome consciência disso e elas portanto não se tornem o que chamamos de sentimento.

Um bom exemplo disso; toda vez que você ver a sua mãe ocorre uma reação emocional no seu corpo, e isso faz por exemplo com que aja uma variação na dilatação nas suas pupilas. Além disso você transpira na palma da sua mão de forma imperceptível por você. No laboratório se consegue com o aparelho medir isso, e você não percebe nada disso. E portanto trata se de um processo que ocorre largamente inconsciente.

Acho que todo mundo já passou por isso, se você por exemplo ver a foto de uma pessoa que você já amou de ex-namorado, de uma ex-namorada que te machucou no passado, isso vai provocar uma reação emocional em você. 
As vezes você não percebe, mas essa reação emocional faz com que você fique mais fechado, mais agressivo, com que você filtre diferente a informação que tá ao seu redor, com que o teu comportamento se altere, por quê? porque emoções servem pra gerar comportamentos e aí então depois de passar o dia inteiro diferente, estranho, ....alguém chega pra você e fala: "Se tá bem? O que está acontecendo? 

E só então que você percebe que ver aquela foto fez com que você alterasse o seu comportamento ao longo do dia. Esse é um bom exemplo de uma emoção que permaneceu inconsciente praticamente por todo o dia e depois somente o sentimento veio, ou seja, primeiro a emoção inconsciente e depois o sentimento consciente.
Aliás é perfeitamente possível que uma emoção não se torne um sentimento, ou seja, que ela permaneça oculta da nossa consciência, que ela permaneça num nível abaixo da nossa percepção.

Entendam então que a emoção é essa coisa mais rudimentar automática fisiológica, isso não significa que ela é simples, e nem que ela é medíocre, pelo contrário, é uma gigantesca orquestra fisiológica pra que você consiga produzir suas emoções, mas o sentimento ele é mais psicologicamente complexo, porque ele é consciente, então ele vai envolver por exemplo as suas memórias, quando você tem um sentimento de amor, isso vai envolver as memórias dos amores passados, vai envolver as poesias e os filmes que você já leu.

O SENTIMENTO ele vai envolver ideias e planejamentos que você tem para o futuro. Quando você está com medo de que algo ruim aconteça na sua vida profissional, você certamente está envolvendo nisso os seus planos pra que você no futuro tenha determinados passos da sua carreira ou modifique determinadas questões profissionais que você vem mapeando. Além disso o sentimento ele vai envolver a própria percepção de si próprio, a sua identidade, a sua personalidade.

As EMOÇÕES e SENTIMENTOS então elas compõem o que nós chamamos de sistema afetivo (O SISTEMA AFETIVO É COMPOSTO PELOS MECANISMOS NEURAIS DAS EMOÇÕES E SENTIMENTOS AFETIVOS), os afetos são as emoções e os sentimentos.

Alguém pode pensar que olhar pra as emoções e sentimentos dessa maneira, ou seja, a partir do funcionamento do cérebro é uma coisa que tira a magia e a beleza da vida afetiva.
Querendo ou não, existe uma enorme beleza em compreender essa orquestra fisiológica que acontece no seu cérebro toda vez por exemplo que você sente amor, medo ou qualquer outro sentimento.

Compreendendo os seus próprios sentimentos e as suas próprias emoções, você consegue gerenciar melhor suas relações profissionais, suas relações afetivas, suas amizades e portanto a sua vida como um todo.

Antônio Damásio um dos maiores especialistas do mundo sobre a neurobiologia das emoções.
Eu recomendo dois livros dele: Um clássico de 1994 chamado (O ERRO de DECARTES). 
E um mais recente: O Cérebro Criou o Homem 
E se você for mais nerd, eu recomendo o capítulo sobre neurobiologia das emoções num livro chamado: PRINCÍPIO DE NEUROCIÊNCIA, aliás um dos co-autores desse capítulo é o próprio Antônio Damásio.                                                    
         
- Por Pedro Calabrez 
     

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...