30 de jan. de 2017

COMO É QUE É??? BILL GATES CRIOU UMA ENTIDADE DE CARIDADE, QUE PROMOVE UMA SÉRIE DE AÇÕES CONTRA POBREZA??? COMO ASSIM??!!!!

COMO É QUE É???
BILL GATES CRIOU UMA ENTIDADE DE CARIDADE, QUE PROMOVE UMA SÉRIE DE AÇÕES CONTRA POBREZA??? COMO ASSIM??!!!!

Ué, segundo os conspirólogos, o Bill Gates não é um dos mais poderosos membro da sociedade Illuminati?
E não é ele o cara que financia a eugenia e vacinas para redução populacional mundial? 
E que também compartilha acirradamente do mesmo propósito de implantar no planeta a tão sonhada e temida Nova Ordem Mundial?
 👻👻👻
O David Rockefeller é considerado pelos adeptos da teorias da conspiração o homem mais rico e poderoso do mundo, o homem que manda e desmanda no planeta, porém alguém pode ter em seu domínio e poder o mundo todo, estando bem abaixo como 603ª do rank do homem mais rico e poderoso do mundo? 😅😅😅

Sendo que Bill Gates até 2016/2017, é o homem mais rico do planeta!
Então na prática e pela lógica, Bill Gates hoje seria dentro dessa crença da ordem "Illuminati" - THE ILLUMINATI NAMBER ONE OF WORLD.
Ele o Bill Gates junto com seu "coadjuvante" Amancio Ortega seriam os que encabeçariam a tal Elite Global ou Senhores do Mundo sob comando de ambos, os dois mais ricos e poderosos do mundo. 


Hoje o Bill Gates seria patrão do David Rockefeller em relação a essa tal "sociedade secreta" que os conspirólogos cegamente acreditam.
Aahh....me desculpem... a mídia mundial e a internet é controlada por essa elite global formada por 13 famílias mais poderosa do mundo, né?
Ai caramba, como sou desinformado e estupidamente incrédulo!!!! 😅😅😅

Vou agora dar a ordem certa e atualizada se caso existisse mesmo essa tal ordem Illuminati.....deveria ter essa formação piramidal.....rsrs 

Bill Gates - 80 bilhões - fundador da (Microsoft ) 

Amancio Ortega - com + 70 bilhões - Fundador da maior multinacional de modas do mundo(Zara Spain) 
Jeffen Besos - 60 bilhões - Fundador da (Amazon.com) 
Mark Zuckerberg - 50 bilhões - Fundador da Facebook 

Agora a era 👇

  • David Rockefeller, 
  • Lord Jacob Rothschild, 
  • Henry Kissinger, 
  • e o famigerado George Soros.......são figurinhas carimbadas disseminada até hoje pelos conspirólogos como os grandes vilões das trevas que existem para assolar o mundo e a humanidade, mas essa tese embasado em pura crenças da parte dos conspiracionistas , vão ter que amargar essa realidade, onde esses mesmos nomes foram superados pelos nomes citados acima em que essa tal "elite global encabeçado" pelo David Rockefeller já foram banidos por homens mais ricos e poderosos da atualidade, e que tem propósitos bem contrárias ao que vocês conspirólogos acreditam que a turminha Rockefeller iriam fazem contra o mundo e a humanidade. 😂😂😂.....
.....poxa....não dá mais para ficar sustentando essas paranoias que só contribui ainda mais para o atraso no que tange ao nível de conhecimento e o aumento contínuo da ignorância social.
Se esses homens acreditados por vocês tinham a intenção de destruir a humanidade e ter o controle total do mundo, já não podem fazer mais nada, planos frustrados, porque o quarteto (((B.A.J.M.))) citados acima....é o que ocupa a posição fazendo jus ao poder aquisitivo que vocês ignoram....!!!

Pra vocês conspirólogos; quando for falar de "elite global" ou o nome mais recente que vocês agora sofisticamente abordam como os "globalistas"..... ....usam esses nomes....Bill Gates, Amancio Ortega e cia.....blz?!!!! 😂😂😂😂😂


Antes que alguém diga: "Aahh, você também já acreditou nessas teorias da conspiração"!!!
Sim....você disse bem, eu já acreditei, porém a diferença está se você é apegado as informações só porque é compatível ou que credibiliza as suas crenças. Nesse caso as informações baseado puramente em crendices não tem peso e nem valor algum, porque está fora dos fatos da realidade. E com efeito fazemos das informações apenas um canal de puro apego e cegueira, fazendo da mesma um dogma irrefutável, incontestável, uma verdade absoluta, e o pior de tudo....uma religião. 

Diferentemente é se você é uma cara neutro com suas crenças sem comprometer a veracidade dos fatos de tudo que publica e compartilha em suas redes sociais para com outras pessoas.
Existe algum problema em crer em alguma coisa? Não!
Mas se a sua crença te prende, te limita a ir além de suas crenças, infelizmente qualquer informação que vir de você, não será uma informação genuína e livre para ampliar e progredir a nossa sociedade no que tange ao nível de conhecimento.
É sempre bom você ouvir e buscar também opiniões divergentes, porque ao contrário do que a maioria pensa, opiniões diferentes das nossas muitas vezes nos deparamos do quão equivocados nós estávamos.
Mas pra isso você terá que reconhecer que de momento você só é um crente alimentando as suas crendices, e não uma pessoa livre e consciente para lidar com qualquer informação sem se apegar a qualquer uma delas, e também de abandonar aquelas crenças que não funcionam ou se elas não forem mesmo verdadeiras ou que não corresponde com os fatos e principalmente científicas.
Então sendo assim, seja uma pessoa sincera e honesta consigo mesma de que você precisa ir além de suas próprias paranoias e crendices pessoais, e também reconhecer que o outro pode está com a razão em frente as suas teses e teorias, e que tudo não passou de dogmas ou doutrinas para legitimar as suas crenças.


Em suma: A verdade e o conhecimento exige de você sinceridade e honestidade intelectual para que só assim, possamos juntos crescer e evoluirmos de fato e verdade em sabedoria e conhecimento. 

Quanto ao que leva alguém ainda acreditar que o mundo está sempre na influência e ameaça constante da tal elite global ou os globalistas, é claramente vitimizado pela própria obstinação e credulidade. Porém quem está ainda em dúvida pode até se convencer com as provas e a percepção de tudo isso, mas agora alguém que se convenceu de verdade de que o mundo é mesmo controlado e dominado por uma tal classe especial de pessoas ricas e poderosas, essa pessoa não será convencida com argumentos razoáveis.
Apresentar informações que questiona diretamente ao que alguém acredita, na maioria das vezes não faz a pessoa reconsiderar o que pensa.
Simplesmente porque a razão é obscurecida pela falsa intuição, emoção e crenças pessoais, onde que infelizmente esses três últimos indicadores é o que faz a pessoa ser levada a tomada de decisões.
Quanto mais carregada a decisão, e quando contradiz a emoção a razão geralmente perde.




"A grande questão não é como vejo o mundo, mas como me vejo. Tudo derivará desse ponto de partida que, uma vez modificado, modificará todo resto."

Desencana dessa coletiva enganação viciante das Teorias da Conspiração, porque não faz bem a sua saúde mental, e tira vocês de buscar coisas mais interessantes e reais, que irá fazer de nós pessoas melhores e sábias! 

Quando há mudanças, há progresso; quando há progresso, há crescimento; e quando há crescimento, há liberdade.

- Por Renato Brito (Liberte Sua Mente)


Encontraram Corpo de Mulher com 800 Milhões de Anos? Fim da Teoria da Evolução? - Lenda ou Fato?




Fontes:

Matéria do E-Farsas: http://www.e-farsas.com/uma-mulher-de...

http://www.disclose.tv/news/woman_dis...

http://www.semprequestione.com/2017/0...

http://www.infoescola.com/combustivei...



Bugs incríveis


Vamos conhecer bugs incríveis que poderiam ter mudado a história humana!




SAIBA MAIS
Comando e controle: Armas nucleares, o acidente de Damasco e a ilusão de segurança , por Eric Schlosser - http://amzn.to/2jmBr19
Overcomplicated: Technology at the Limits of Comprehension, por Samuel Arbesman - http://amzn.to/2j0KMNE
O diário de Grace Hopper - https://goo.gl/9BrfjN

MATERIAL USADO
bug digital: https://goo.gl/RLyM2M
matrix dejavu: https://youtu.be/z_KmNZNT5xw
game bugs:
https://youtu.be/ow0_AcLiUQ0 
https://goo.gl/MQZf5M
pentagono: https://goo.gl/jowZAz
bug do milenio: https://goo.gl/zx9yp3
simpsons: https://youtu.be/7NlviJ_iGnU
mark ii: https://goo.gl/5eqrgY
relay: https://goo.gl/ArBCY6
mars climate orbiter: https://goo.gl/BAVv9L
facepalm: https://goo.gl/44cqnq



28 de jan. de 2017

Atenção senhores pais e mães está se aproximando o início do ano letivo e é sempre bom lembrar que é em casa que as crianças aprendem:


Atenção senhores pais e mães está se aproximando o início do ano letivo e é sempre bom lembrar que é em casa que as crianças aprendem:
01- Bom dia
02- Boa Tarde
03- Por favor
04- Com licença
05- Desculpe
06- Muito obrigado
E em casa que também se aprende!
01- A ser honesto
02- Ser pontual
03- Não xingar
04- Ser solidário
05- Respeitar aos amigos
06- Respeitar aos mais velhos
07-RESPEITAR OS PROFESSORES PRINCIPALMENTE!!
Também em casa é que se aprende!
01- A não falar de boca cheia
02- A ser limpo
03- A não jogar lixo no chão
Ainda em casa é que se aprende!
01- A ser organizado
02- Cuidar das suas coisas
03- E não mexer nas coisas dos outros
PORQUE NA ESCOLA OS PROFESSORES ENSINAM:
01 - MATEMÁTICA
02 - PORTUGUÊS
03 - HISTÓRIA
04 - GEOGRAFIA
05 - INGLÊS
06 - CIÊNCIAS
07 - EDUCAÇÃO FÍSICA


25 de jan. de 2017

Temos livre-arbítrio? Quem toma nossas decisões?

Vamos ver se somos realmente nós que fazemos as nossas escolhas.



FONTES
Who's in Charge?, por Michael Gazzaniga: http://amzn.to/2jAUkxZ
Libet, Benjamin, Curtis A. Gleason, Elwood W. Wright, and Dennis K. Pearl. "Time of conscious intention to act in relation to onset of cerebral activity (readiness-potential)." Brain 106, no. 3 (1983): 623-642.
Soon, Chun Siong, Marcel Brass, Hans-Jochen Heinze, and John-Dylan Haynes. "Unconscious determinants of free decisions in the human brain." Nature neuroscience 11, no. 5 (2008): 543-545.
Brasil-Neto, Joaquim Pereira, Alavaro Pascual-Leone, Josep Valls-Sole, Leonardo G. Cohen, and Mark Hallett. "Focal transcranial magnetic stimulation and response bias in a forced-choice task." Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry 55, no. 10 (1992): 964-966.
Vohs, Kathleen D., and Schooler, Jonathan. "The Value of Believing in Free Will'." Psychological Science 19 (2008): 49-54.

SAIBA MAIS
Os melhores livros que li em 2016: https://goo.gl/YOaNPo
Como ouvir audiolivros: https://goo.gl/daUVCj
Bibliografia do Nerdologia: https://goo.gl/KZf4bM
E O Cérebro Criou o Homem, por António R. Damásio: http://amzn.to/2jN7O7r

ASSISTA TAMBÉM
Nerdologia 100 - O que somos nós? : https://goo.gl/aEedkT
Nerdologia 27 - Os Poderes Reais do Magneto: https://goo.gl/KfYhDw

MATERIAL USADO
criacao de adao: https://goo.gl/FNO28n
blue pill: https://goo.gl/9bB5oI
marionete: https://goo.gl/nhu699
matrix: https://youtu.be/zE7PKRjrid4
goku: https://goo.gl/GZKC3t
mib: https://youtu.be/aJCCUdK7PiU
mind blown: https://youtu.be/9CS7j5I6aOc
evil dead: https://goo.gl/c5eSCV
insed out: https://youtu.be/k1oXx4delIY
magnto e xavier: https://goo.gl/AXZGPo
memoria insed out: https://goo.gl/GpEZmq
revolução dos bichos: https://youtu.be/YGCo5Tva39s



24 de jan. de 2017

COMO CONSTRUÍRAM COMO PIRÂMIDES?

Hoje vamos entender como foi possível a construção das pirâmides!



FONTES
- Pyramid of Khufu http://youtu.be/TWssRfWdxHI
- The Secret of the Great Pyramid por Bob Brier e Jean Pierre Houdin
- Colapso por Jared Diamond

MATERIAL USADO:
- Pirâmide de Djoser: http://bit.ly/1hzzqUE
- Pirâmide Curvada: http://bit.ly/1otkvjA
- Pirâmide Vermelha: http://bit.ly/1j0jTTf
- Pirâmide de Quéops: http://bit.ly/1mFPN5D
- Foto da cheia de 31 de outubro de 1927:http://bit.ly/1kOB33b
- Bonaparte diante da Esfinge, por Jean-Léon Gérôme: http://bit.ly/1iuHLZc


5 provas de que as pirâmides do Egito não foram construídas por ETs






Um dos mistérios que mais intrigam a humanidade diz respeito à construção das pirâmides do Egito. Como os cientistas explicam o fato de aproximadamente 2,3 milhões de blocos — só da pirâmide de Quéops, que data de 2250 a.C— terem sido erguidos a uma altura de até 147 metros? Para piorar: cada bloco pesava de 2,5 a 80 toneladas. 

Por ainda não haver um consenso, os teóricos da conspiração encontram um campo fértil para a especulação, que só aumenta desde a publicação da famosa obra Eram os Deuses Astronautas?, de 1968. Nela, o suíço Erik von Daniken sugere explicações sedutoras para os enigmas que historiadores e arqueólogos não conseguem resolver, como a de que aliens estariam por trás da construção dos maiores monumentos da Terra. Mas existem respostas mais convincentes do que essa. 
1 - A Navalha de Occam
Segundo o princípio atribuído ao filósofo e frade Guilherme de Ockham, a resposta mais simples para uma questão complexa deve ser sempre a mais provável. Essa é a ideia da Navalha de Occam. Ou seja, se você tropeça em uma pedra na rua, a explicação mais convincente é a de que você estava apenas desatento; e não de que as pedras do mundo se uniram em uma revolução silenciosa que busca destruir os seres humanos.
2 - Preconceito e anacronismo
A ideia de que povos da antiguidade não teriam capacidade de erguer construções faraônicas parece um tanto preconceituosa e anacrônica para quem é especialista no assunto. Para os estudiosos, o grande problema dos teóricos dos deuses astronautas é que muitos deles não se aprofundam em seus objetos de pesquisa, gerando interpretações equivocadas. Eles ignoram as práticas culturais, religiosas e sociais dos povos e implantam as ideias que mais lhes convêm. O próprio von Daniken afirmou isso em uma entrevista à revista Playboy, em 1974: “Todo mundo aceita o que precisa para sua teoria e diz que o resto é um engano”. Na conversa, ele disse ainda que sequer visitou os lugares sobre os quais tanto especula. ¯\_(ツ)_/¯
3 - Aliens incompetentes
O Egito não possui apenas três pirâmides. Existem mais de cem que não recebem a mesma atenção dada às famosas Quéops, Quéfrem e Miquerinos. O problema é que estes monumentos esquecidos estão em pior estado por conta da forma mal planejada como foram erguidos. Ou seja, se os ETs realmente ajudaram na construção das pirâmides, eles são péssimos engenheiros civis e arquitetos.
4 - Pedras leves
Os estudiosos que acreditam na ajuda espacial, geralmente, omitem o fato de que muitas das pedras usadas na contrução do monumento egípcio não eram tão pesadas quanto eles gostam de frisar. Muitos dos blocos eram de arenito calcário — bem mais leve do que o granito. Além disso, fazer com que o local das construções fosse próximo a pedreiras (ou mesmo em cima delas) facilitou bastante o transporte do material pelo deserto. Já para trazer as pedras de longe, os egípcios contavam com um transporte bem simples: um trenó de madeira. O hieróglifo para “trenó” era muito usado na época, como afirmam o arquiteto francês Pierre Houdin e o egíptólogo Bob Brier no livro The Secret of the Great Pyramid.
5 - Rampas em espiral
A ideia mais aceita para a formação das pirâmides hoje foi proposta por Houdin. Segundo ele, enquanto a primeira base da pirâmide de Quéops teria sido construída com uma rampa externa, as outras duas bases teriam tido a ajuda de rampas internas que foram sendo erguidas em espiral à medida em que a construção subia. Para levantar os blocos mais pesados, os egípcios teriam usado uma espécie de elevador de carga, que funcionava com um contrapeso. 
Veja o vídeo abaixo (em inglês):


[Fonte] 


23 de jan. de 2017

NOSTRADAMUS - PROFECIAS - MITO OU VERDADE?

Vou dar aqui a minha humilde opinião sobre esse ícone da crença popular. 

SERÁ MESMO QUE NOSTRADAMUS MERECE CRÉDITOS POR TER PROFETIZADO TANTAS COISAS, E QUE AS MESMAS PROFECIAS VEM AO LONGO DOS TEMPOS SE CUMPRINDO?
ELE ERA MESMO UM ADIVINHO OU UM PROFETA? 


Quanto a minha visão do famigerado Nostradamus....é o seguinte: ele não é nada mais e nada menos que os Nostradamus de hoje em dia, onde se você tiver um copo com água, e jogar um monte de pedras para cima, com certeza de que todas as pedras lançadas para cima, uma com certeza vai cair dentro do copo. Então é assim que os charlatões trabalham para ludibriar os incautos. Porque as pessoas são fascinadas por essas coisas de desvendar os "mistérios do futuro", como se algo já preestabelecida do nada está no futuro como enigma para só os seres especiais na crença de que os mesmos existem para desvendar o futuro de nossa história. 

Mas o maior problema de tudo, não é tanto a pessoa de Nostradamus, mas sim, as pessoas que se utilizam de especulações de suas escritas, em que deliberadamente cada um sai interpretando tudo de acordo com suas próprias crendices, e não de acordo com que realmente quis dizer segundo o autor, e desconsiderando de entender com propriedade qual era o contexto geral da época dele, e principalmente entender a mentalidade do autor, e não de alguém que tenta fraudulosamente extrair e se apoiar segundo o seu próprio achismo ou de sempre tentar harmonizar uma catástrofe ou qualquer coisa do gênero com aquilo que quero que ganhe peso e valorização as custas da ignorância alheia.

Tanto é que muitos ainda acreditam que ele "profetizou" sobre a vinda de Adolf Hitler, mas nada tinha a vê com o contexto da época de Nostradamus.
É impossível alguém se quer imaginar quem passará a existir daqui a um minuto e de como será a sua história em relação a humanidade, quem dirá daqui após 5 séculos, não é mesmo? rs

Vejo que tudo que ele escreveu era apenas para época dele e não para várias gerações futuras. E que mesmo para sua época era também "pedras lançadas para cima", e é claro que de tudo que ele "profetizava", uma pedra de fato iria cair ao menos uma dentro do copo d`água evidentemente! Esquecendo que tanto por parte do povo de sua época e da nossa também, que as demais "pedras" que sempre era a maioria, caiam para fora do copo, e as mesmas não foram levadas em consideração em que todas elas deveriam ser questionadas, já que todas eram "profecias", porque então todas as demais "pedras" não caíram dentro do "copo" ????!!!!

Um profeta se faz com apenas um fato realizado e concretizado? Um profeta não deveria acerta com 100% de suas profecias, já que ele é um canal de influência metafísica inerrante e infalível? 


Pra mim, esse personagem era só um cara que tinha certas percepções de coisas que realmente poderia ou não acontecer, se tal coisa ou pessoas continuassem a trilhar certos caminhos, que os levaria a algo bom ou não....ou seja, ele era um observador e muito sensível aos movimentos óbvios das coisas.
Mas ele não era perfeito em tudo que observava, não era adivinho ou um profeta, e que nada que ele "profetizou" era algo de alguém especial com habilidades além da linha do tempo.

Infelizmente é muito difícil pra quem tem essa habilidade de percepção das coisas e da vida, se manter dentro da realidade dos fatos, as pessoas logo associam equivocadamente que ele era alguém com uma capacitação que o faz dele como um "instrumento" da "providência", ou de uma "força divina" ou de cunho "espiritual" desconhecida. Mas isso é apenas um movimento de crença coletiva de falsa atribuição que as próprias pessoas dão sem condizer com a realidade do mundo real.

Então sendo assim, uma pessoa [sensível e observadora], é alguém habilidosa sim, porém limitada em sua(((percepção)))mas que está naturalmente dentro do fluxo da(((lei da probabilidade))), que pode ou não acontecer. E que mesmo quando algo acontece, do que ele disse antes de algum evento acontecer, não foi uma "profecia", ou de que alguém "adivinhou", foi só o que ele percebeu além da maioria de algo que já estava sendo projetado para acontecer dentro de sua própria geração e não algo escrito para após 500 anos.

Então lembre se disso: Se eu digo (adivinho) algo que ainda não aconteceu, o mesmo pode sim acontecer, porque há possibilidades, de algo acontecer ou não, dentro da minha sensibilidade e percepção de algo que está sendo construído fora da visão da maioria.

E muitas vezes também pode ser só algo da cabeça dele, e é o que mais acontece com essas pessoas, que se colocam iludidamente numa posição "privilegiada" diante da sociedade, ou vice e versa!!!

Mas se alguém acertar o que disse antes de um evento acontecer, isso não o faz dele alguém "especial",  se ele acertar ou não o que supostamente adivinhou, porque quem vive de "profetizar" ou "adivinhar", tanto o adivinho quanto os adeptos desses crenças, esquecem que de tudo que ele "adivinhou", 99,99% caíram fora do copo. 



Vou dar um exemplo de um homem que em sua época era extremamente perspicaz e de um nível de consciência sem igual diante de sua realidade social em que vivia, e que não é nada de diferente de nossa sociedade em que estamos inseridos em nossos dias atuais. 

Esse homem era nada mais e nada menos, que o famoso George Orwel, e se é assim que se classifica um "profeta" ou "adivinho", então essa pessoa era ele, porque até hoje vem acontecendo tudo o que ele disse em sua obra.

A diferença do escritor e jornalista George Orwel com o ícone da crença popular Nostradamus, é que George Orwel não atribuía a tudo que ele percebia a nada, a não ser a uma aguçada percepção própria e natural diante dos problemas vigentes que iria se agigantar com o passar dos tempos, porém Nostradamus, sempre via tudo com paixão diante da realidade adaptada e harmonizada com suas crenças pessoais e nessa ele foi ganhado peso e destaque.
Infelizmente uma pessoa que tem e leva o rótulo de profeta, guru, vidente ou guia, tem e ganha mais destaque do que alguém que racionalmente analisa e pauta as suas percepções dos fatos com realismo e honestidade. 


O que falar do temível e paranoico FIM DO MUNDO?


Vale uma ressalva aqui, quanto a insana ansiedade humano pelo fim do mundo.

Meus caros leitores, o fim do mundo ou o fim da existência, não é e nem nunca foi algo de ordem de crença religiosa ou divina, mas algo que cientificamente vai sim chegar e acontecer querendo a gente ou não, porque é algo já preestabelecida naturalmente pelo Universo desde de sua origem.


Então alguém dizer que o fim do mundo irá acontecer breve ou não, seria a mesma coisa, de alguém adivinhar ou profetizar que o sol irá nascer no dia seguinte....rsrsrs

Então Nostradamus, não era adivinho e nem profeta, mas era ele tão somente um homem, que falava com um tom profético de coisas que de tempos em tempos inevitavelmente acontece no que tange a força da natureza e da ambivalência do ser humano. 

- Por Renato Brito



FOMOS A LUA? Mito ou Verdade?

Vamos ver porque fomos a Lua e não voltamos mais. E porque ainda tem gente que não acredita nisso.
  

FONTES

19 de jan. de 2017

Reflexão do cenário de vida dos seres humanos.

QUANDO VOCÊ TEM COMO "MODELO" A SER SEGUIDO, VOCÊ PERDE A SI MESMA PARA A META SOCIALMENTE IMPOSTA PELA MAIORIA, PORÉM QUANDO VOCÊ SE VÊ ANTES POR DENTRO, E VOCÊ LIVREMENTE SE EXTRAI, VOCÊ GANHA O SEU PRÓPRIO UNIVERSO.

Vamos a Reflexão abaixo:
"O cenário é mais ou menos esse: amigo formado em comércio exterior que resolveu largar tudo para trabalhar num hotel em Morro de São Paulo, amigo com cargo fantástico em empresa multinacional que resolveu pedir as contas porque descobriu que só quer fazer hamburger, amiga advogada que jogou escritório, carrão e namoro longo pro alto para voltar a ser estudante, solteira e andar de metrô fora do Brasil, amiga executiva de um grande grupo de empresas que ficou radiante por ser mandada embora dizendo “finalmente vou aprender a surfar”.

Você pode me dizer “ah, mas quero ver quanto tempo eles vão aguentar sem ganhar bem, sem pedir dinheiro para os pais.”


Nada disso. A onda é outra. Venderam o carro, dividem apartamento com mais 3 amigos, abriram mão dos luxos, não ligam de viver com dinheiro contadinho. O que eles não podiam mais aguentar era a infelicidade.
Engraçado pensar que o modelo de sucesso da geração dos nossos avós era uma família bem estruturada. Um bom casamento, filhos bem criados, comida na mesa, lençóis limpinhos. Ainda não havia tanta guerra de ego no trabalho, tantas metas inatingíveis de dinheiro. Pessoa bem sucedida era aquela que tinha uma família que deu certo.
E assim nossos avós criaram os nossos pais: esperando que eles cumprissem essa grande meta de sucesso, que era formar uma família sólida. E claro, deu tudo errado. Nossos pais são a geração do divórcio, das famílias reconstruídas (que são lindas, como a minha, mas que não são nada do que nossos avós esperavam). 


O modelo de sucesso dos nossos avós não coube na vida dos nossos pais. E todo mundo ficou frustrado.
Então nossos pais encontraram outro modelo de sucesso: a carreira. Trabalharam duro, estudaram, abriram negócios, prestaram concurso, suaram a camisa. Nos deram o melhor que puderam. 

Consideram-se mais ou menos bem sucedidos por isso: 

há uma carreira sólida? 
Há imóveis quitados? 
Há aplicações no banco? 
Há reconhecimento no meio de trabalho? 
Pessoa bem sucedida é aquela que deu certo na carreira.
E assim nossos pais nos criaram: nos dando todos os instrumentos para a nossa formação, para garantir que alcancemos o sucesso profissional. Nos ensinaram a estudar, investir, planejar. Deram todas as ferramentas de estudo e nós obedecemos. Estudamos, passamos nos processos seletivos, ocupamos cargos. E agora? O que está acontecendo?


Uma crise nervosa. Executivos que acham que seriam mais felizes se fossem tenistas. Tenistas que acham que seriam mais felizes se fossem bartenders. Bartenders que acham que seriam mais felizes se fossem professores de futevôlei.

Percebemos que o sucesso profissional não nos garante a sensação de missão cumprida. Nem sabemos se queremos sentir que a missão está cumprida. Nem sabemos qual é a missão. Nem sabemos se temos uma missão. Quem somos nós?
Nós valorizamos o amor e a família. Mas já estamos tranquilos quanto a isso. Se casar tudo bem, se separar tudo bem, se decidir não ter filhos tudo bem. O que importa é ser feliz. Nossos pais já quebraram essa para a gente, já romperam com essa imposição. Será que agora nós temos que romper com a imposição da carreira?
Não está na hora de aceitarmos que, se alguém quiser ser CEO de multinacional tudo bem, se quiser trabalhar num café tudo bem, se quiser ser professor de matemática tudo bem, se quiser ser um eterno estudante tudo bem, se quiser fazer brigadeiro para festas tudo bem!
Afinal, qual o modelo de sucesso da nossa geração?
Será que vamos continuar nos iludindo achando que nossa geração também consegue medir sucesso por conta bancária? Ou o sucesso, para nós, está naquela pessoa de rosto corado e de escolhas felizes? 


Será que sucesso é ter dinheiro sobrando e tempo faltando ou dinheiro curto e cerveja gelada? Apartamento fantástico e colesterol alto ou casinha alugada e horta na janela? Sucesso é filho voltando de transporte escolar da melhor escola da cidade ou é filho que você busca na escolinha do bairro e pára para tomar picolé de uva com ele na padaria?
Parece-me que precisamos aceitar que nosso modelo de sucesso é outro. Talvez uma geração carpe diem. Uma geração de hippies urbanos. Caso contrário não teríamos tanta inveja oculta dos amigos loucos que “jogaram diploma e carreira no lixo”. Talvez- mera hipótese- os loucos sejamos nós, que jogamos tanto tempo, tanta saúde e tanta vida, todo santo dia, na lata de lixo."


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...