24 de jan. de 2017

5 provas de que as pirâmides do Egito não foram construídas por ETs






Um dos mistérios que mais intrigam a humanidade diz respeito à construção das pirâmides do Egito. Como os cientistas explicam o fato de aproximadamente 2,3 milhões de blocos — só da pirâmide de Quéops, que data de 2250 a.C— terem sido erguidos a uma altura de até 147 metros? Para piorar: cada bloco pesava de 2,5 a 80 toneladas. 

Por ainda não haver um consenso, os teóricos da conspiração encontram um campo fértil para a especulação, que só aumenta desde a publicação da famosa obra Eram os Deuses Astronautas?, de 1968. Nela, o suíço Erik von Daniken sugere explicações sedutoras para os enigmas que historiadores e arqueólogos não conseguem resolver, como a de que aliens estariam por trás da construção dos maiores monumentos da Terra. Mas existem respostas mais convincentes do que essa. 
1 - A Navalha de Occam
Segundo o princípio atribuído ao filósofo e frade Guilherme de Ockham, a resposta mais simples para uma questão complexa deve ser sempre a mais provável. Essa é a ideia da Navalha de Occam. Ou seja, se você tropeça em uma pedra na rua, a explicação mais convincente é a de que você estava apenas desatento; e não de que as pedras do mundo se uniram em uma revolução silenciosa que busca destruir os seres humanos.
2 - Preconceito e anacronismo
A ideia de que povos da antiguidade não teriam capacidade de erguer construções faraônicas parece um tanto preconceituosa e anacrônica para quem é especialista no assunto. Para os estudiosos, o grande problema dos teóricos dos deuses astronautas é que muitos deles não se aprofundam em seus objetos de pesquisa, gerando interpretações equivocadas. Eles ignoram as práticas culturais, religiosas e sociais dos povos e implantam as ideias que mais lhes convêm. O próprio von Daniken afirmou isso em uma entrevista à revista Playboy, em 1974: “Todo mundo aceita o que precisa para sua teoria e diz que o resto é um engano”. Na conversa, ele disse ainda que sequer visitou os lugares sobre os quais tanto especula. ¯\_(ツ)_/¯
3 - Aliens incompetentes
O Egito não possui apenas três pirâmides. Existem mais de cem que não recebem a mesma atenção dada às famosas Quéops, Quéfrem e Miquerinos. O problema é que estes monumentos esquecidos estão em pior estado por conta da forma mal planejada como foram erguidos. Ou seja, se os ETs realmente ajudaram na construção das pirâmides, eles são péssimos engenheiros civis e arquitetos.
4 - Pedras leves
Os estudiosos que acreditam na ajuda espacial, geralmente, omitem o fato de que muitas das pedras usadas na contrução do monumento egípcio não eram tão pesadas quanto eles gostam de frisar. Muitos dos blocos eram de arenito calcário — bem mais leve do que o granito. Além disso, fazer com que o local das construções fosse próximo a pedreiras (ou mesmo em cima delas) facilitou bastante o transporte do material pelo deserto. Já para trazer as pedras de longe, os egípcios contavam com um transporte bem simples: um trenó de madeira. O hieróglifo para “trenó” era muito usado na época, como afirmam o arquiteto francês Pierre Houdin e o egíptólogo Bob Brier no livro The Secret of the Great Pyramid.
5 - Rampas em espiral
A ideia mais aceita para a formação das pirâmides hoje foi proposta por Houdin. Segundo ele, enquanto a primeira base da pirâmide de Quéops teria sido construída com uma rampa externa, as outras duas bases teriam tido a ajuda de rampas internas que foram sendo erguidas em espiral à medida em que a construção subia. Para levantar os blocos mais pesados, os egípcios teriam usado uma espécie de elevador de carga, que funcionava com um contrapeso. 
Veja o vídeo abaixo (em inglês):


[Fonte] 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...