2 de ago. de 2016

Ouça o estranho som de Júpiter gravado pela sonda Juno


Poucos dias antes do grande encontro, a sonda Juno deu de cara com a magnetosfera monstruosa do maior planeta do Sistema Solar.
Após quase 5 anos de jornada espacial, a sonda Juno chegou em Júpiter no dia 04 de julho. Tudo correu como planejado, e a sonda conseguiu entrar em órbita ao redor do maior planeta do Sistema Solar. Mas mesmo antes do grande encontro, algo curioso (pra não dizer bizarro) foi registrado pela sonda Juno.
Um estranho som foi gravado pela sonda Juno, e enviado de volta pra Terra. De acordo com especialistas, o som misterioso foi um boom sônico, registrado pela sonda ao encontrar a magnetosfera de Júpiter. O "choque de arco" ocorreu poucos dias antes do grande encontro, e como Júpiter é o maior planeta de todo o Sistema Solar, este é o maior choque de arco já registrado em toda a história da exploração espacial. Se quisermos ver algo maior do que isso, devemos cruzar o campo magnético de outro planeta maior do que Júpiter, em outro sistema...
Se o campo magnético de Júpiter fosse visível, seria possível enxergá-lo daqui da Terra, a olho nu, e teria o dobro do tamanho da Lua Cheia no céu noturno.
A NASA decodificou os dados registrados durante a entrada na magnetosfera de Júpiter. e os transformou em áudio e gráfico, que pudemos ver no vídeo acima. A agência espacial norte-americana chamou a transição do vento solar para a magnetosfera de Júpiter de "assinaturas estranhas."
Juno passará pelo menos 20 meses orbitando o gigante gasoso, e para evitar danos causados pela radiação de Júpiter, a espaçonave possui uma proteção anti-radiação de titânio, que deve proteger os instrumentos que serão usados para ver além das nuvens densas do planeta. A sonda será atingida por uma radiação muito alta, equivalente a 60 milhões de raios-x (dentários) durante sua missão. Mas claro que não iríamos nos esquecer da parte boa: Juno registrará as melhores imagens de Júpiter, com a maior resolução da história! Todo o risco vale muito a pena...



http://www.galeriadometeorito.com/2016/07/ouca-o-estranho-som-de-jupiter-gravado.html#.V5_5LbgrLIU


Um comentário:

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...