21 de ago de 2016

Adolf Hitler abre os Jogos de Berlim


01-08-1936 D.C. 
No dia 1º de agosto de 1936, Adolf Hitler abria a XI Olimpíada, também chamada de Jogos Olímpicos de Verão, em Berlim, na Alemanha. Com grande pompa, no Estádio Olímpico de Berlim, a cerimônia de abertura contou com fanfarras musicais dirigidas pelo compositor Richard Strauss.

Os Jogos Olímpicos de Verão de 1936, realizados de 1º a 16 de agosto, marcaram a história da Olimpíada e também da Alemanha. Hitler não poupou dinheiro e esforços para usar o evento como propaganda da Alemanha nazista.

Gastou-se 20 vezes mais do que havia sido orçado e construiu-se o mais moderno complexo esportivo visto até então, com capacidade para 100 mil pessoas. Pela primeira vez na história, a cerimônia de abertura e alguns jogos foram retransmitidos pela recém-criada televisão, além dos cinemas, teatros e pelas imagens projetadas por circuito interno em enormes panos brancos retangulares pendurados em Berlim.

Foi em Berlim que se criou também o cortejo da tocha olímpica, realizado até hoje. Hitler mandou que um corredor solitário saísse de Olímpia, na Grécia, carregando a tocha, e chegasse para a cerimônia de abertura dos Jogos, em Berlim.

A XI Olimpíada foi usada por Hitler para mostrar ao mundo uma suposta Alemanha pacífica, mas superior. Ele retirou das ruas todos os símbolos antissemitas, prendeu cerca de 800 ciganos que vivam na cidade e criou uma delegação com 348 atletas, em sua maioria arianos.

Apesar de terminar os jogos liderando o quadro de medalhas – 33 de ouro – Hitler teve de aceitar a vitória de um pequeno grupo de atletas negros norte-americanos, que conquistou a maioria das medalhas do atletismo, a modalidade mais importante dos Jogos. 


Assista a trechos da abertura da cerimônia de 1936:


Imagem: Frame vídeo abertura da cerimônia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
▲ Topo