12 de abr. de 2016

Novidades sobre o Zika Vírus!

Novidades sobre o Zika Vírus!
A revista Science publicou agora, no dia 10 de abril, os resultados de uma pesquisa feita por cientistas brasileiros da UFRJ, IDOR e UNICAMP.
Durante os últimos anos, os casos registrados de microcefalia cresceram consideravelmente no Brasil, assim como os casos de infecção por zika vírus. Porém, eram necessárias mais evidências para confirmar se essa relação era consistente ou não. Por isso, os cientistas realizaram um estudo que consistiu em estimular o desenvolvimento de células tronco humanas em neuroesferas e organóides cerebrais - os minicérebros. Essas foram infectadas artificialmente pelo zika vírus, e ficaram sob análise dos cientistas. Caso ocorressem mudanças no desenvolvimento das estruturas nervosas, estaríamos de olho!
O resultado foi como o esperado: O Zika vírus ataca e se desenvolve em células cerebrais, prejudicando o seu metabolismo e crescimento!
Os resultados demonstraram que o Zika vírus induz a morte celular, prejudica a formação de neuroesferas e reduz o crescimento dos mini cérebros, indicando que é o responsável por causar sérios danos em modelos que mimetizam o desenvolvimento cerebral em seu primeiro trimestre.
Como a Dengue e o Zika pertencem à família dos Flavivírus, o experimento também foi feito com a dengue, para observar se ela era capaz de danificar os tecidos nervosos, assim como o zika faz. Pelos resultados, não foi observado nenhuma modificação nas estruturas, sugerindo que o gene responsável pela má formação está, de fato, presente no Zika vírus, e não em sua família.
Isso significa que estamos cada vez mais perto de chegar a uma conclusão: O Zika vírus é o vilão, e a sociedade está com um belo problema para resolver.
Parabéns a todos os cientistas brasileiros que se empenharam nesse projeto, adquirindo resultados bastante relevantes para o entendimento dessa questão tão polêmica! Que continuem firmes e fortes nas pesquisas e tragam cada vez mais dados relevantes para a sociedade! o/
Link da publicação: http://science.sciencemag.org/…/…/04/08/science.aaf6116.full
Entenda tudo sobre o Zika Vírus: https://www.youtube.com/watch?v=b3oKBrhaoGk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...