15 de abr de 2016

A REVOLUÇÃO CHAMADA ÊXTASE


A REVOLUÇÃO CHAMADA ÊXTASE
A sociedade não pode permitir o êxtase. Êxtase é a maior revolução. Repito isso: êxtase é a maior revolução. Se as pessoas se tornarem extáticas toda a sociedade terá que mudar, porque essa sociedade é baseada na miséria.

Se as pessoas forem alegres vocês não podem conduzi-las para a guerra – para o Vietnam, ou para o Egito, ou para Israel. Não. Alguém que seja feliz simplesmente irá rir e dizer: Isso é besteira!
Se as pessoas forem felizes vocês não podem torná-las obcecadas por dinheiro. Elas não irão desperdiçar toda a vida delas apenas acumulando dinheiro. Isso irá parecer uma maluquice para elas que uma pessoa esteja destruindo toda sua vida, apenas trocando sua vida por dinheiro morto, morrendo e acumulando dinheiro. E o dinheiro estará lá quando ela estiver morta. Isso é pura loucura! Mas essa loucura não pode ser percebida a menos que você seja extático.
Se as pessoas forem extáticas então todo padrão dessa sociedade terá que mudar. Essa sociedade existe na miséria. A miséria é um grande investimento para essa sociedade. Dessa maneira criamos filhos... Desde o princípio criamos uma tendência para a miséria. É por isso que eles sempre escolhem miséria.
Pela manhã há uma escolha para todos. E não somente pela manhã, a cada momento há uma escolha para ser miserável ou para ser feliz. Você sempre escolhe ser miserável porque há um investimento. Você sempre escolhe ser miserável porque isso se tornou um hábito, um padrão, você sempre fez isso. Você se tornou eficiente em fazer isso, tornou-se uma trilha. Na hora que sua mente precisa decidir, ela imediatamente corre para a miséria.
Miséria parece ser como a descida do monte, êxtase parece ser a subida do monte. Êxtase parece muito difícil de alcançar, mas não é assim. A coisa real é exatamente o oposto: êxtase é descer a montanha e a miséria é subir. A miséria é algo muito difícil de conseguir, mas você a conseguiu, você fez o impossível... Porque a miséria é tão antinatural. Ninguém quer ser miserável e todos são miseráveis.
A sociedade fez um belo trabalho. Educação, cultura, e os agentes culturais, pais, professores – eles fizeram um belo trabalho. Eles tornaram criadores extáticos em criaturas miseráveis. Toda criança nasce extática. Toda criança nasce um deus. E todo homem morre feito um louco.
A menos que você recupere, a menos que você reivindique sua infância, você não será capaz de tornar-se às nuvens brancas das quais estou falando. Esse é todo o seu trabalho, toda a sadhana - como recuperar a infância, como reivindicá-la. Se você puder se tornar uma criança novamente, então não haverá nenhuma miséria.
Não quero dizer que para uma criança não existem momentos de miséria – existem. Mas ainda assim não há nenhuma miséria. Tente entender isso.
Uma criança pode se tornar miserável, ela pode ficar infeliz, intensamente infeliz num momento, mas ela é tão total nessa infelicidade, ela é tão uma com essa infelicidade que não há nenhuma divisão. Não existe uma criança separada da infelicidade. A criança não está olhando para sua infelicidade separada, dividida. A criança é infelicidade – ela fica tão envolvida nisso. Quando você se torna um com a infelicidade, infelicidade não é infelicidade. Se você se torna um com ela, isso tem uma beleza em si mesmo.
Assim olhe para uma criança – digo, uma criança intacta. Se ela estiver com raiva, então toda sua energia se torna raiva; nada fica para trás, nada é retido. Ela se moveu e ficou com raiva; não há ninguém manipulando ou controlando isso. Não há nenhuma mente. A criança tornou-se raivosa, ela não está com raiva, ela tornou-se a raiva. E assim veja a beleza, o florescimento da raiva. A criança nunca parece feia; mesmo na raiva ela parece bonita. Ela apenas parece mais intensa, mais vital, mais viva... Um vulcão pronto para entrar em erupção. Uma criança tão pequena, com tanta energia, um tal ser atômico – com todo o universo para explodir!
E após essa raiva a criança ficará silenciosa. Após essa raiva a criança estará muito pacífica. Após essa raiva a criança irá relaxar. Podemos achar que é muita miséria estar nessa raiva, porém a criança não é miserável – ela desfrutou disso.
Se você se torna um com qualquer coisa você fica alegre. Se você se separa de qualquer coisa, mesmo da infelicidade, você estará miserável.
Então essa é a chave. Estar separado como um ego é a base de toda miséria, ser um, ficar fluindo, com o que quer que a vida traga para você, estar nisso tão intensamente, tão totalmente, que você não é mais, você se perde, assim tudo é felicidade.
A escolha está lá, porém você ficou até mesmo alheio a escolha. Você tem estado escolhendo o errado tão continuamente, isso se tornou um hábito tão morto, que você simplesmente escolhe automaticamente. Você não tem opção.
Fique alerta. Cada vez que você estiver escolhendo ser miserável lembre-se: essa é sua escolha. Mesmo essa mentalidade ajudará, a consciência de que isso é minha escolha e de que sou responsável, e isso é o que estou fazendo a mim mesmo, isso é o meu fazer. Imediatamente você sentirá uma diferença. A qualidade da mente terá mudado. Será mais fácil para você mover-se em direção a felicidade.
Uma vez que você saiba que isso é sua escolha, então a coisa toda se tornou um jogo. Assim se você ama ser miserável, seja miserável, mas lembre-se, essa é a sua escolha e não se queixe. Não há mais ninguém que seja responsável por isso. Esse é o seu drama. Se você gosta dessa maneira, se você gosta do caminho miserável, se você quer atravessar a vida na miséria, então essa é sua escolha, seu jogo. Você está jogando-o. Jogue-o bem!
Assim não vá perguntar as pessoas como não ser miserável. Isso é absurdo. Não vá perguntar aos mestres e aos gurus como ser feliz. Os assim chamados gurus existem porque você é tolo. Você cria a miséria, e assim você vai e pergunta aos outros como destruí-la. E você prossegue criando miséria porque você não está alerta ao que está fazendo. A partir desse momento tente, tente ser feliz e jubiloso.
OSHO, My Way: The Way of the White Clouds, Discurso #3


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