9 de fev. de 2016

O ACIDENTE DE CHERNOBYL. O acidente nuclear ocorrido em Chernobyl é o maior desastre nuclear da humanidade.

O acidente nuclear ocorrido em Chernobyl é o maior desastre nuclear da humanidade. Conheça os detalhes desta tragédia neste especial...

A Região Antes do Desastre

Inscrição com o nome da cidade de Pripyat
A Usina nuclear de Chernobil está situada no assentamento de Pripyat, Ucrânia, 18 km a noroeste da cidade de Chernobil, 16 quilômetros da fronteira com a Bielorrússia, e cerca de 110 km a norte de Kiev. A usina era composta por quatro reatores, cada um capaz de produzir um gigawatt de energia elétrica (3,2 gigawatts de energia térmica). Em conjunto, os quatro reatores produziam cerca de 10% da energia elétrica utilizada pela Ucrânia na época do acidente.

Apesar de existir a cidade de Chernobil 18 quilômetros ao sul do complexo nuclear, foi construída uma nova cidade planejada, chamada de Pripyat para os trabalhadores do enorme complexo, em 1970.  Foi oficialmente proclamada como uma cidade em 1979. Era uma cidade interessante, com piscina pública, Centro de Cultura, hotéis, edifícios residenciais e até um parque de diversões (que nunca chegou a abrir para o público). No ano do acidente, 1986, a cidade tinha aproximadamente 50 mil habitantes! Todos foram evacuados - muitos forçados - no dia seguinte a explosão do reator 4.

Para a cidade ter quase 50 mil habitantes, você já pode ter uma idéia do enorme números de trabalhadores que haviam no Complexo Núclear de Chernobyl.

O Desastre de Chernobyl

Sábado, 26 de abril de 1986, à 1:23:58 a.m. hora local, o quarto reator da usina de Chernobil - conhecido como Chernobil-4 - sofreu uma catastrófica explosão de vapor que resultou em incêndio, uma série de explosões adicionais, e um derretimento nuclear.

Neste dia engenheiros estavam fazendo um teste para ver o que aconteceria se o suprimento de energia fosse cortado, mas falha humana e uma falha no projeto resultaram na catastrófica explosão. No vídeo que fiz e está no final do post, eu falo um pouco mais sobre o que causou a explosão.

Lembre-se que em 1986 o mundo estava vivendo a Guerra Fria, e a U.R.S.S. não comunicou ao mundo, aliás, até o presidente Mikhail Gorbachev não sabia direito o que havia ocorrido. Foi a Suécia que detectou níveis altos de radiação e disse para o Ocidente que um acidente nuclear grande ocorreu em algum lugar.

Na tentativa de parar a emissão de radiação, toneladas de areia foram jogadas sobre o reator com a ajuda de helicópteros. No início deu certo, o reator foi selado com a areia.

Resolvido? Que nada, conseguiram piorar a situação! Como? Bem, primeiro, o calor era tão grande (acima dos 2.000 ºC) que derreteu parte da areia abrindo fissuras por onde escapava radiação. Agora o pior, o negócio ficou um forno que aumentava a pressão dentro do reator.

Leia mais....http://www.assombrado.com.br/2014/12/chernobyl-o-desastre-as-cidades.html





Fontes (acessadas em 05/12/2014):
- Wikipedia.pt: Chernobil
- Wikipedia.pt: Acidente nuclear de Chernobil
- Wikipedia.pt: Pripyat
- Wikipedia.pt: Anatoly Dyatlov
- Wikipedia.pt: Sarcófago da Usina Nuclear de Chernobil
- Youtube: Drone faz Impressionantes Imagens de Chernobyl (#31 - Notícias Assombradas)
- Youtube: Fantástico 2001 - Visita a Chernobyl
- Youtube: Documentário: Dentro de Chernobyl - 2012 (Legendado em português - BR)
- Youtube: Hora Zero - O Desastre de Chernobyl
- Youtube: Discovery Channel Brasil - O desastre de Chernobyl
- G1: Radiação nuclear pode causar de queimaduras a câncer, diz especialista
- Wikipedia.pt: Liquidador
- O Mundo Real: Ameaça nuclear 2 – as mutações de Chernobyl
- Gizmodo Brasil: Esta enorme estrutura de aço vai sepultar o Reator 4 de Chernobyl
- Exame.com: Ucrânia começa construção de novo sarcófago sobre Chernobyl
- Psafe.com: Você conhece o objeto mais perigoso do mundo?
- Lendas da Internet: Pé-de-elefante - A Medusa Nuclear

- Tua Saúde: Efeitos da Radiação Nuclear na Saúde


 Matéria completa no AssombradO.com.br: http://goo.gl/uIhHOV
- Vídeo: Os 3 Heróis Esquecidos de Chernobyl: https://www.youtube.com/watch?v=Tn8hb...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...